Minha Máscara – Dia do Patrimônio

Exposição Minha Máscara em comemoração ao Dia do Patrimônio

O Dia do Patrimônio é comemorado em 17 de agosto, data escolhida em razão do nascimento do historiador e jornalista Rodrigo Mello Franco de Andrade (Belo Horizonte-MG, 1898-1969) que foi presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Vale destacar que o patrimônio cultural é caracterizado pelo conjunto de bens materiais e imateriais que fazem parte da formação cultural dos povos através do tempo.

Desde 2013, o Dia do Patrimônio passou a ser comemorado em Pelotas sempre com uma programação intensa, com temas que perpassam todas as manifestações culturais desde a formação da cidade.

Em 2019, o governo do estado do Rio Grande do Sul regulamentou a Lei nº 13.678, de 17 de janeiro de 2011, que dispõe sobre o Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Rio Grande do Sul através do Decreto Nº 54.763, de 17 de agosto 2019.

A partir desta data o Dia do Patrimônio passou a ser comemorado em todo estado. Neste ano o Dia Estadual do Patrimônio tem como temática: “Narrativas Abrangentes: Memórias e Identidades”, já o tema que Pelotas elegeu para as comemorações deste ano é “Oralidade e Patrimônio Cultural”, temas importantes para pensarmos a nossa cidade e o nosso estado neste momento singular que todos nós estamos vivenciando. Não teremos visitas às charqueadas, nem aos casarios do centro histórico, as rodas de conversa  e apresentações musicais presenciais, todas as nossas atividades foram adaptadas pela nova realidade imposta pela pandemia.

As atividades em comemoração ao Dia do Patrimônio serão realizadas de forma virtual para ficarmos em nossas casas, juntos, com nossas famílias, seguindo os protocolos de controle da covid-19. Entre as recomendações de proteção está uso da máscara, por isso a ideia de apresentar nosso patrimônio cultural material e imaterial através dos moldes para confecção de máscaras.

Estamos realizando uma edição especial da exposição Minha Máscara para este Dia do Patrimônio, desta vez estendemos o convite aos parceiros da Rede de Museus da Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFPel.

Apresentamos nesta mostra virtual através dos moldes das máscaras imagens marcantes dos acervos, tanto materiais quanto imateriais, das instituições parceiras: Museu do Doce, Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo, Museu Carlos Ritter, Museu da Baronesa, Projeto Laboratório Aberto de Conservação e Restauração de Bens Culturais, HISALES, Museu Histórico Farroupilha, Pinacoteca Matteo Tonietti, Lepaarq, Muaran, Herbário Pel; Museu Afro Brasil Sul; Planetário, Museu Grupelli; Museu Histórico do Morro Redondo; Memorial do Anglo; Fototeca Memória da UFPel; Museu das Telecomunicações; Museu das Coisas Banais e Universidade Unilasalle.

As máscaras se tornaram o acessório mais importante nos dias de hoje, e uma forma de divulgação da arte, da ciência e da cultura da nossa cidade e estado.

Equipe da Exposição:

Coordenação: Andréa Lacerda Bachettini

Coordenação Adjunta: Silvana Bojanoski

Colaboradora: Sofia Bachettini Olivé Leite – Adaptação das imagens nas máscaras

Colaboradores: Annelise Costa Montone – Bárbara Dos Santos Kurz – Caroline Scherer – Chris De Azevedo Ramil – Cleusa Maria Gomes Graebin – Daniel Mauricio Viana De Souza – Desirée Nobre Salasar – Diego Lemos Ribeiro – Fabiane Rodrigues Moraes – Francieli Dos Santos Domingues – Francisca Ferreira Michelon – Joana Soster Lizott – Joao Fernando Igansi Nunes – João Ricardo Vieira Iganci – Jossana Peil Coelho – Juliane Conceicao Primon Serres – Lauer Alves Nunes Dos Santos – Lisiane Gastal Pereira – Mateus Schmeckel Mota -Marcelo Hansen Madail – Noris Mara Pacheco Martins Leal – Pedro Luis Machado Sanches – Rafael Guedes Milheira – Roberto Heiden – Roger Felipe Rocha Vilela – Rogéria Aparecida Cruz Guttier – Rosemar Gomes Lemos – Vania Grim Thies – Virginia Mello Alves

Translate »