PRAE fará pagamento emergencial aos beneficiários do Passe Livre

A partir de reunião realizada entre a administração da UFPel e a União Estadual de Estudantes(UEE) no dia 23 de abril último (http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2014/04/23/ufpel-e-uee-conversam-sobre-o-passe-livre/), na qual foi discutida a grande dificuldade de implementação efetiva do Passe Livre aos estudantes do Campus Capão do Leão pelo Governo do Estado/Metroplan, a administração da UFPel decidiu por efetuar emergencialmente o pagamento das passagens referentes ao mês de maio para todos estudantes aptos a utilizar o benefício.

O Passe Livre já deveria estar vigorando desde o início do semestre letivo 2014/1, mas a empresa de ônibus Santa Silvana não fez a adequação dos veículos, com colocação de catracas eletrônicas. Diante da situação, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis(PRAE) tem buscado contato com a Metroplan, responsável pela implementação e fiscalização, mas a solução ainda não foi apresentada e os estudantes estão tendo de pagar pelo benefício, que por força de lei deveria ser gratuito.

Dessa forma, a fim de evitar mais prejuízos aos estudantes, ficou estabelecido que todos aqueles que encaminharam suas carteiras de estudante junto à UEE terão pagas pela PRAE as passagens referentes ao mês de maio. A lista foi encaminhada pela UEE e está à disposição para consulta. Os estudantes que não têm conta bancária cadastrada junto à PRAE devem procurar a Coordenadoria de Integração Estudantil (Avenida Bento Gonçalves, 3395) e informar, junto ao Núcleo de Benefícios, até o final desta semana. O pagamento será depositado até o quinto dia útil do mês de maio.

“Temos claro que, legalmente, não devemos fazer o pagamento de um serviço que é gratuito por força de Lei Estadual, mas como na prática não está funcionando, não vamos nos omitir e deixar nossos estudantes arcarem com esse ônus até que a solução seja apresentada por quem tem a responsabilidade de fato”, justificou a pró-reitora Ediane Acunha.

Veja as listas dos estudantes que receberão o auxilio (relação de estudantes que encaminharam o Passe-Livre antes do fim do semestre passado e relação com os que encaminharam até hoje.

Bolsistas que encaminharam até o dia 23/04