PRACIBER lança a primeira edição do DOT CAFÉ

O DOT CAFÉ é promovido pelo Grupo de Pesquisa PRACIBER e faz parte da nossa atividade de “Grupo de Estudos em Audiovisualidades e Artes na Internet” disponibilizada aos alunos dos cursos de Cinema e Audiovisual, Cinema de Animação, Licenciatura em Dança e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFPel.

O intuito é trazer profissionais e pesquisador@s das diversas audiovisualidades e da Cibercultura para “baterem um papo” com o pessoal interessado através de lives realizadas no nosso canal no Youtube. O seminário vai acontecer durante todo este semestre e os interessados podem se inscrever no canal PRACIBER – YouTube e acompanhar as lives nos dias e horas marcadas, conforme vamos divulgar nas nossas plataformas de redes sociais. =)

A primeira live (DOTCAFÉ#1) acontecerá dia 25/03 (quinta-feira), às 20h30 e o tema é “FINANCIAMENTO COLETIVO NO CINEMA BRASILEIRO: um panorama a partir da plataforma Catarse”. Os primeiros convidados são Luis Henrique Bottoni e Vanessa Valiati. 😊

Ah! E para ficarem por dentro dos próximos seminários, sigam o nosso Instagram -> @praciber

 

Atenciosamente, pesquisador@s do PRACIBER.

Atividades de ensino e pesquisa do PRACIBER iniciam com o novo semestre

Começa nesta quinta-feira, dia 18 de março, a atividade de ensino, pesquisa e extensão oferecida pelo grupo PRACIBER intitulada Grupo de produções científicas e audiovisuais artísticas na Cibercultura”. A atividade ocorrerá no período do primeiro semestre de 2021 (2020/2) da UFPel a partir de encontros semanais todas às quintas, das 20h30 às 22h30. Dentre os objetivos específicos da atividade estão:

– O desenvolvimento colaborativo de artigos acadêmicos e de produções audiovisuais artísticas para a Rede;
– A discussão coletiva de textos científicos;
– O desenvolvimento de webinars com temas muito  abordados por profissionais da área;
– Reuniões de orientação e desenvolvimento das pesquisas coletivas.

A ideia é a de oferecer um espaço para alunos dos mais variados cursos da UFPel e com interesse no mundo audiovisual e artístico da Cibercultura, uma experiência inicial de produção científica e pesquisa coletiva.
Desejamos a todos um bom início de semestre e ótimas pesquisas! 😉

 

PRACIBER agora também no YouTube

O grupo de pesquisa PRACIBER agora possui também um canal no YouTube onde vamos postar vídeos sobre diversos assuntos envolvendo resumos das pesquisas em andamento, webinars com integrantes do grupo e lives  com profissionais e pesquisadores da área audiovisual e artística na Cibercultura.

Inscreva-se lá para se manter atualizado com a gente.

Link do nosso Canal (https://www.youtube.com/channel/UCGzu4dmfDWE_3B3w0qZfyUw/featured)
 

Atividade para alunos interessados em pesquisa é ofertada pelo PRACIBER 

O PRACIBER está oferecendo para os alunos da UFPel (com interesse em pesquisa) uma atividade especial ligada a projetos já desenvolvidos pelo grupo. A atividade, com nome de “Grupo de produções científicas e audiovisuais artísticas na Cibercultura”, será ofertada no primeiro semestre de 2021 e tem como finalidade quatro pontos:

– O desenvolvimento colaborativo de artigos acadêmicos e de produções audiovisuais artísticas para a Rede;
– A discussão coletiva de textos científicos;
– O desenvolvimento de webinars com temas muito  abordados por profissionais da área;
– Reuniões de orientação e desenvolvimento das pesquisas coletivas.

Tudo isso acontecerá semanalmente, em todas as quintas, das 20h30 às 22h30.
Serão disponibilizadas (inicialmente) apenas 10 vagas (sem necessidade de pré-requisitos).
Os interessados devem  preencher o formulário (aqui) e responder a todas as perguntas. 

PRACIBER apresenta pesquisa na ABCIBER

O grupo de pesquisa PRACIBER marcou presença no XIII Simpósio Nacional da ABCiber realizado em dezembro de 2020. Foi apresentado o trabalho das pesquisadoras Luiza Chies e Rebeca Rebs, intitulado “As Produções De Ciberdança No Aplicativo TikTok: Formas De Interações Sociais Durante O Distanciamento Social”, segundo ensaio dentro da pesquisa da bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPQ e que foca agora em estudar as interações dos usuários e sucesso do aplicativo durante o período de distanciamento social provocado devido a pandemia de COVID-19.

Segunda edição de ações de ensino em atividades remotas

No dia 07 de outubro, o PRACIBER iniciou a segunda edição da ação de ensino vinculada ao Projeto Unificado “Ciberdança: estrutura, dinâmica e organização na Cibercultura” da professora Rebeca Recuero Rebs.

Essa ação está sendo desenvolvida como disciplina optativa (Pesquisa em produção audiovisual na cibercultura) ofertada de forma remota na plataforma E-aula da UFPel, e possui com objetivo propor um espaço para reflexão crítica, pesquisa e discussão acadêmica/científica sobre produções audiovisuais na cibercultura.

Como na primeira edição, a disciplina é dividida em 12 semanas (1 encontro semanal de 1h30m) onde estão sendo realizadas discussões sobre o funcionamento de um grupo pesquisa, desenvolvimento de projetos de pesquisa e leituras de textos envolvendo as temáticas de cibercultura, além da conversação em formato de fóruns sobre os assuntos trabalhados nos encontros.

Contamos também com a realização de webinários apresentados por pesquisadores, professores e convidados, com o intuito de instigar os alunos a analisarem as produções audiovisuais presentes no ciberespaço e, ao fim da disciplina, apresentarem uma proposta de pesquisa sobre o tema.

PRACIBER participa do Salão Universitário da UCPel

No dia 28 de outubro de 2020 nossa bolsista de iniciação científica, Luiza Chies, apresentou sua pesquisa no 29° Congresso de Iniciação Científica dentro do evento acadêmico Salão Universitário da Universidade Católica de Pelotas (UCPel). A edição do evento deste ano foi realizada de forma online entre os dias 27 a 30 de outubro, devido a situação atual de distanciamento social causada pela pandemia de COVID-19.  

A pesquisa de Luiza, intitulada “Dinâmicas Sociais Em Produções De Ciberdança No Aplicativo TikTok” é um primeiro ensaio da pesquisa final para bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPQ e estuda as características dos vídeos produzidos e compartilhados dentro do TikTok, e busca identificar possíveis dinâmicas sociais que promovem e motivam interações entre usuários e suas conexões dentro do aplicativo.

Retomada das atividades durante distanciamento social e novidades a caminho…

No dia 16 de outubro de 2020 tivemos oficialmente a retomada das reuniões, iniciando, assim, uma nova etapa para nosso grupo de pesquisa.

Nessa nova etapa estamos trazendo ótimas novidades, dentre elas a bolsa de iniciação científica PIBIC/CNPQ concedida a nossa integrante Luiza Chies e o ingresso dos novos integrantes ao grupo, sendo eles: André Ziegler, Bianca Mörschbächer, Caroline Garcia e Laila Oliveira.

O PRACIBER está atualmente trabalhando no desenvolvimento de novos projetos com o objetivo de compartilhar ainda mais nossos conhecimentos, pesquisas e discussões sobre produções audiovisuais e cibercultura.

Fiquem ligados nas nossas redes sociais para mais atualizações.

PRACIBER marca presença na ABCIBER

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, os integrantes do PRACIBER participaram do Evento ABCIBER – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.  Este ano, o evento foi desenvolvido virtualmente devido à situação atual de distanciamento social causada pela pandemia. A temática deste ano focou justamente as novas formas da vida humana, intrinsecamente relacionadas à sua reconfiguração, agravadas pela invisibilidade do  inimigo (o COVID-19), que só pode ser compreendido e superado através do saber científico. O tema do evento foi “Reconfiguração da Vida, Ciência Colaborativa e Futuro Online”.

Os trabalhos apresentados foram:
(1) “BALLET VIRTUAL E O CAPITAL SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA” de Rebeca Recuero Rebs. Ele  propôs uma reflexão sobre os valores sociais e suas ressignificações desenvolvidas pela articulação da arte – em especial a dança clássica – com as redes sociais na internet diante da situação atual e mundial de distanciamento social  causada pelo novo coronavírus.

(2)  NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS IMEDIATISTAS E SITES DE REDES SOCIAIS: a construção imagética de si nas mídias sociais em tempos de pandemia” de Carlos Recuero e Rebeca Rebs. O trabalho  traz uma discussão sobre a “inundação” e o imediatismo das narrativas imagéticas de si em sites de redes sociais (SRS) – como o Instagram – também nos tempos de isolamento social.

(3) “VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM ANIMAÇÕES E SUA DISSEMINAÇÃO ATRAVÉS DAS MÍDIAS DIGITAIS” de Victória Kaminski. A pesquisa  analisou a construção e a desconstrução da violência simbólica em animações infanto-juvenis e a sua consequente disseminação na era das mídias digitais por meio de sites de redes sociais, como o Youtube.

João Vitor Moreira apresentando seu trabalho “Florence: A Adequação do Drama Interativo para Mídia Mobile”.

(4) “FLORENCE: A ADEQUAÇÃO DO DRAMA INTERATIVO PARA A MÍDIA MOBILE” de João Vitor Moreira. O trabalho buscou entender os aspectos comunicacionais do game Florence, para dispositivos móveis, em relação ao ambiente urbano atual.

Em breve os artigos completos estarão disponíveis aqui no site.

PRACIBER desenvolve ações de ensino associadas à pesquisa

A partir do dia 25 de junho, o PRACIBER irá oferecer suporte a uma  ação de ensino para os alunos da UFPel em atividade remota que tem algum tipo de interesse no mundo da pesquisa.

O objetivo da ação é o de oferecer um espaço de reflexão crítica, pesquisa e discussão acadêmica/científica em torno das produções artísticas e audiovisuais na Cibercultura e seus desencadeamentos, afetações e reflexos sociais nos tempos atuais. O foco recai não apenas em compreender estes produtos em sua estrutura, dinâmica e organização, mas também nos fenômenos sociais que são desencadeados e ao mesmo tempo propulsores destas audiovisualidades que caracterizam e (re)significam a cultura vigente.

Para isso, serão oferecidas vagas para os estudantes atuarem no PRACIBER, incentivando a sua participação de modo que entendam como funciona um grupo de pesquisa e como podem descobrir temas interessantes em torno da temática proposta.

Também serão desenvolvidos webinários com pesquisadores e professores convidados. A ideia é que eles apresentem suas pesquisas e despertem o interesse em pesquisa em torno do audiovisual na cibercultura.

A atividade tem vínculo  com o Projeto Unificado “Ciberdança: estrutura, dinâmica a organização na Cibercultura” da professora Rebeca Recuero Rebs e está sendo desenvolvida como uma disciplina optativa (Pesquisa em Produção Audiovisual na Cibercultura) por meio do E-Aula da UFPel.