PRACIBER marca presença na ABCIBER

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, os integrantes do PRACIBER participaram do Evento ABCIBER – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura.  Este ano, o evento foi desenvolvido virtualmente devido à situação atual de distanciamento social causada pela pandemia. A temática deste ano focou justamente as novas formas da vida humana, intrinsecamente relacionadas à sua reconfiguração, agravadas pela invisibilidade do  inimigo (o COVID-19), que só pode ser compreendido e superado através do saber científico. O tema do evento foi “Reconfiguração da Vida, Ciência Colaborativa e Futuro Online”.

Os trabalhos apresentados foram:
(1) “BALLET VIRTUAL E O CAPITAL SOCIAL EM TEMPOS DE PANDEMIA” de Rebeca Recuero Rebs. Ele  propôs uma reflexão sobre os valores sociais e suas ressignificações desenvolvidas pela articulação da arte – em especial a dança clássica – com as redes sociais na internet diante da situação atual e mundial de distanciamento social  causada pelo novo coronavírus.

(2)  NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS IMEDIATISTAS E SITES DE REDES SOCIAIS: a construção imagética de si nas mídias sociais em tempos de pandemia” de Carlos Recuero e Rebeca Rebs. O trabalho  traz uma discussão sobre a “inundação” e o imediatismo das narrativas imagéticas de si em sites de redes sociais (SRS) – como o Instagram – também nos tempos de isolamento social.

(3) “VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM ANIMAÇÕES E SUA DISSEMINAÇÃO ATRAVÉS DAS MÍDIAS DIGITAIS” de Victória Kaminski. A pesquisa  analisou a construção e a desconstrução da violência simbólica em animações infanto-juvenis e a sua consequente disseminação na era das mídias digitais por meio de sites de redes sociais, como o Youtube.

João Vitor Moreira apresentando seu trabalho “Florence: A Adequação do Drama Interativo para Mídia Mobile”.

(4) “FLORENCE: A ADEQUAÇÃO DO DRAMA INTERATIVO PARA A MÍDIA MOBILE” de João Vitor Moreira. O trabalho buscou entender os aspectos comunicacionais do game Florence, para dispositivos móveis, em relação ao ambiente urbano atual.

Em breve os artigos completos estarão disponíveis aqui no site.

Publicado em Notícias com as tags , , .