O PPGO-UFPel teve dois Planos de Inovação aprovados no Edital CATALISA ICT

A pós-doutoranda do PPGO e bolsista de Pós-Doutorado Empresarial (PDI) do CNPq, Juliana Silva Ribeiro de Andrade, e a doutoranda do PPGO em Biomateriais e Biologia Oral – ênfase Inovação Tecnológica, Ana Cristina B. Kraemer Moraes, foram recentemente contempladas com um financiamento do programa CATALISA ICT/2022.

Em destaque à esquerda a Pós-doutoranda Juliana Ribeiro de Andrade e à direita a doutoranda Ana Cristina Moraes.

O CATALISA ICT, é uma iniciativa articulada pelo Sebrae com apoio do CnPQ, com a parceria de entidades do ecossistema local de inovação, com o objetivo de acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade, por meio da:
• criação de empresas de base tecnológica por mestres/mestrandos e doutores/doutorandos;
• transferência de tecnologia de pesquisadores/universidades para empresas;
• inserção de mestres/mestrandos e doutores/doutorandos, capital humano qualificado, em pequenos negócios.

Os selecionados serão apoiados através de bolsas e auxílios concedidos ao pesquisador proponente e sua equipe. Dentre os 270 planos de inovação aprovados de um total de 100 projetos submetidos no Edital Catalisa ICT, quatro (4) são da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e dois (2) do PPGO-UFPel. Os projetos intitulados: “NOVA RESINA ODONTOLÓGICA PARA REGENERAÇÃO DE TECIDO DENTINÁRIO E INDUÇÃO ODONTOGÊNICA”, coordenado pela Profa. Juliana Ribeiro e “VIDEOLARINGOSCÓPIO ANATÔMICO CONFECCIONADO COM MANUFATURA ADITIVA: REVISÃO SISTEMÁTICA, PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA E VALIDAÇÃO DE UM PROTÓTIPO”, coordenado pela Ana Cristina Moraes, foram selecionados entre os 22 projetos do RS, tornando a UFPel a segunda instituição do estado aprovar o maior número de projetos inovadores de base tecnológica. Os recursos recebidos num total de 150 mil reais por projeto, serão dispostos como materiais para laboratório, bolsas de iniciação cientifica, e de inserção de doutores e pós-doutores na universidade.

Veja aqui o Resultado Final dos Planos de Inovação aprovados!