PPGO conquista o Prêmio LAOHA COLGATE de apoio à Pesquisa Clínica no congresso da SBPqO

Nessa sábado, dia 11 de setembro de 2021, a aluna egressa do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da UFPel, Juliana Lays Stolfo Uehara foi contemplada com o Prêmio LAOHA COLGATE de apoio à Pesquisa Clínica no congresso da SBPqO – Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica.

O Prêmio LAOHA COLGATE de apoio à Pesquisa Clínica é oferecido pela “Latin American Oral Health Association” (LAOHA) em conjunto com a Colgate. O objetivo do prêmio é reconhecer o melhor trabalho científico realizado em seres humanos, incentivando a pesquisa clínica. Participaram nessa modalidade os trabalhos científicos com coleta dados primários coletados em seres humanos, como resultado direto de teses de doutorado, elaborados e apresentados por brasileiros que estavam cursando ou tinham cursado pós-graduação (nível doutorado no Brasil com qualificação defendida ou que tenham defendido suas teses no ano de 2020 ou 2021).

A Tese “Detecção e Manejo de Lesões de Cárie ao Redor de Restaurações” defendida pela Doutora egressa Juliana Lays Stolfo Uehara é resultado de um Ensaio Clínico desenvolvido desde o ano de 2016, na Faculdade de Odontologia da UFPel, sob coordenação do Prof. Dr. Maximiliano Sérgio Cenci. O projeto foi idealizado pelo Prof. Dr. Maximiliano, pela egressa do PPGO, Profa. Dra. Cácia Signori em conjunto com o Prof. Dr. Fausto Medeiros Mendes da Universidade de São Paulo (USP). O ensaio clínico CaCIA (Caries Association and Identification in Adults) visa esclarecer e propor diretrizes para o correto diagnóstico e manejo de lesões de cárie ao redor de restaurações (lesões de cárie secundária).

O diagnóstico e manejo dessas lesões são comuns na rotina clínica odontológica, porém há grande variabilidade dos padrões de diagnóstico e tratamento usados pelos dentistas. Dessa forma, a tese investigou 3 questões importantes para auxiliar na melhoria do diagnóstico e manejo das lesões de cárie secundária:

1 Existe influência do critério de diagnóstico utilizado na avaliação de lesões de cárie ao redor de restaurações e decisão de tratamento em dentes posteriores?

2 Qual critério avaliado tem a melhor performance na detecção de lesões de cárie ao redor de restaurações?

3 Qual o efeito do uso de cada um dos critérios sob investigação, na decisão de tratamento e longevidade das restaurações?

Os resultados da tese foram apresentados pela aluna egressa Juliana Lays Stolfo Uehara no congresso da SBPqO (Sociedade Brasileira de Pesquisa em Odontologia), a qual foi contemplada com o Prêmio LAOHA COLGATE de apoio à Pesquisa Clínica.

Parabéns a toda equipe!

 

Comentários

Comentários

Publicado em Posts.