PESQUISA DO PPGO AVALIA O NÍVEL DE ESTRESSE E A PERCEPÇÃO DE ALUNOS DE ODONTOLOGIA SOBRE A PANDEMIA

A pandemia de COVID-19 tem causado impacto em todas as áreas da sociedade. No contexto universitário, e especificamente de escolas de odontologia, diferentes estratégias têm sido utilizadas, sendo que algumas instituições suspenderam totalmente suas atividades enquanto outras realizaram suspensão parcial com transferência de conteúdo para modalidade à distância.
Neste contexto, é possível que os estudantes de também estejam sob maior pressão, possivelmente, sofrendo com ansiedade e estresse ainda mais altos. Perguntas sobre prazos para integralização dos cursos, experiências clínicas necessárias e o início da vida profissional geram incertezas em toda a comunidade acadêmica e, infelizmente, ainda não há respostas sobre isso. A maneira como os alunos vivenciam estas situações pode determinar como eles reagem à efeitos estressores e como eles podem afetar sua saúde e bem-estar.
Um estudo realizado por diversas instituições do mundo, coordenado no Brasil pelo prof. Mateus Bertolini F. dos Santos do PPGO-UFPel, e com participação de diversas insituições do país, como FOUSP, Imed-Passo Fundo e UPF, entrevistou por meio de questionário virtual cerca de 4,5 mil estudantes de 6 países com o intuito de melhor entender entender as percepções e preocupações dos estudantes de odontologia em relação à pandemia, suas estratégias de enfrentamento e recursos de apoio, bem como o impacto nos níveis de estresse percebido pelos mesmos.
A pandemia COVID-19 tem representado um enorme desafio para professores e alunos, sem deixar tempo para se preparar para as mudanças que tiveram que ocorrer para evitar a propagação do doença. De maneira geral, a maior preocupação dos estudantes foi com a qualidade do ensino e a preocupação em se formar no prazo, sendo que estudantes que sentiram que tinham o apoio de seus professores mostraram ter um menor pontuação na escala de stress refletindo também em uma transição menor abrupta para ensino online. Com isso, ressalta-se que uma boa relação professor-aluno já era considerada um mediador importante de estresse e ansiedade antes da pandemia e, portanto, durante e após a pandemia, a relação professor-aluno será importantíssima como forma de estímulo e apoio na saúde psicológica dos alunos de odontologia, de modo à proporcionar adequado desempenho acadêmico.

O artigo completo da pesquisa está disponível no link e pode ser acessado gratuitamente via portal Periódicos Capes.