O PPGeo divulgou o Edital de Seleção de Aluno Regular. Para maiores informações, acesse o menu Seleção – Aluno Regular.
Edital para Professor Visitante – Resultado
O PPGeo divulga o resultado do Edital n°184/2022 – Processo Seletivo Simplificado para Professor Visitante.
Edital para Professor Visitante – Inscrições Homologadas
O PPGeo divulga a lista de inscrições homologadas no Edital n°184/2022 – Processo Seletivo Simplificado para Professor Visitante:
INSCRIÇÕES HOMOLOGADAS:
Edital para Professor Visitante – Candidatos Inscritos
O PPGeo divulga a lista de candidatos inscritos no Edital n°184/2022 – Processo Seletivo Simplificado para Professor Visitante:
LISTA DOS INSCRITOS:
Eliana Aparecida Cadoná
Gustavo Zen de Figueiredo
Mariana Barbosa de Souza
Vanda Claudino Sales
Ylver Mosquera Vallejo
PPGeo divulga edital para Professor Visitante
O PPGeo divulga o edital para Professor Visitante. Para maiores informações, acesse os documentos nos links a seguir:
IX SEMPGEO – Primeira Circular
O PPGeo divulga a primeira circurla do IX SEMPGEO, o tradicional Seminário do Programa de Pós Graduação em Geografia.
Neste ano em que o PPGeo comemora os seus 10 anos, o SEMPGEO retorna à modalidade presencial, e busca congregar discentes de Pós-graduação e Graduação, docentes, pesquisadores e público afim.
Para maiores informações sobre o IX SEMPGEO, acesse a Primeira Circular.
Matrícula Alunos Novos (Ingresso 2022/2)
Período de aulas: 08/08/2022 até 03/12/2022
Solicitação de Matrículas: 03 a 05/08/2022
A matrícula deve ser realizada através do envio do Formulário de matrícula, que deve ser preenchido e enviado ao programa por e-mail (ppgeoufpel@gmail.com)
As disciplinas obrigatórias para todos os alunos ingressantes são “Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia” e “Seminário de Orientação I”. As demais disciplinas são optativas.
Aprovação da solicitação (coordenação): 08/08/2022
Correção de matrícula (presencial): 09/08/2022 e 12/08/2022
Para saber as disciplinas, acesse aqui.
Matrículas para alunos que ingressaram em 2021/2
Período de aulas: 08/08/2022 até 03/12/2022
Solicitação de Matrículas: 01 a 05/08/2022
As matrículas serão realizadas diretamente pelo Cobalto, para isso, o aluno deverá acessar a aba Aluno>Cadastros>Solicitação de matrícula (Pós). Não há mais a necessidade de enviar documentos para a secretaria.
Aprovação da solicitação (coordenação): 08/08/2022
Correção de matrícula (presencial): 09/08/2022 e 12/08/2022
Tutorial de Matrícula no Cobalto
Disciplinas PPGeo 2022-2
Quadro de matrículas de Seminários de Orientação
PPGeo seleciona Alunos Especiais
Foi divulgado o edital de seleção de Alunos Especiais para o semestre 2022/2 no PPGeo. Para maiores informações, acessar o menu Seleção – Aluno Especial.
Orientações para Matrícula para Alunos Externos em Disciplinas Presenciais
Os estudantes de outros Programas de Pós-Graduação da UFPel ou de outras instituições que desejam cursar disciplinas no PPGeo, devem solicitar ao programa a matrícula de aluno externo na disciplina pretendida. Após o aceite, a solicitação de matrícula deve ser encaminhada via formulário preenchido e assinado pelo professor responsável da disciplina. O estudante deverá enviar o documento para o e-mail do programa (ppgeoufpel@gmail.com) juntamente com o atestado de matrícula do seu PPG, a cópia digitalizada da Carteira de Identidade e do CPF.
As solicitações serão aceitas de 13 a 22 de julho de 2022. Maiores informações podem ser obtidas pelo e-mail do Programa (ppgeoufpel@gmail.com).
Disciplinas ofertadas no Programa de Pós-Graduação em Geografia/PPGeo – UFPel em 2022/2:
a) Disciplina: Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia
Total de vagas: 05
Dia e Horário: Quintas-feiras das 9h às 11h30 horas.
Ministrante: Prof. Dr. Sidney Gonçalves Vieira
Carga horária/créditos: 68/4
Ementa: A disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa em Geografia aborda as características essenciais do processo de produção do conhecimento científico, promovendo o estudo das diferentes perspectivas metodológicas, tais como, o Positivismo, a Dialética e a Fenomenologia, além das técnicas de coleta e análise de dados mais utilizadas no âmbito das Ciências Humanas/Sociais, com ênfase na Geografia.
b) Disciplina: Escalas Geográficas e Processos de Globalização: abordagens críticas e pós-críticas
Total de vagas: 05
Dia e Horário: Terças-feiras das 14 às 18 horas.
Ministrante: Prof. Dr. Cesar Augusto Ferrari Martinez
Carga horária/créditos: 68/4
Ementa: Conceito de Escala Geográfica. Teorias críticas e pós-críticas sobre Escala e Globalização. Uso da Escala na operação da pesquisa geográfica. Dissidências entre o local e global. Gênese do conceito de Globalização. Limites e possibilidades nos usos dos conceitos de Escala e Globalização. Escala e Performatividade.
c) Disciplina: Filosofia do ensino de Geografia
Dia e Horário: Quartas-feiras das 9h às 12 horas
Ministrante: Prof. Dr. Bruno Nunes Batista
Carga horária/créditos: 68/4
Ementa: Método. Dialética e teoria do conhecimento.Tradição educativa ocidental. O nascimento da Pedagogia. Raízes epistêmicas e filosóficas do ensino de Geografia. Escola Nova e Geografia escolar. Construtivismo e sociointeracionismo. A pedagogia histórico-crítica no ensino da Geografia. Contemporaneidade. Pós-estruturalismo.
d) Disciplina: Climatologia para estudos ambientais
Dia e Horário: Quartas-feiras das 14h às 18 horas
Ministrante: Profa. Dra. Erika Collischonn
Carga horária/créditos: 68/4
Ementa: Evolução das concepções teórico metodológicas na análise geográfica do clima. Escalas de análise do clima. Fontes de dados para análise climatológica. Abordagens geográficas nos estudos de climatologia: síntese estatística, análise rítmica, sistêmica, construção social e cultural. O clima urbano como um dos componentes da qualidade ambiental: estratégias na abordagem geográfica. Classificações climáticas. Relações clima e saúde. Técnicas de espacialização dos elementos e fenômenos climáticos. Desafios e perspectivas da construção social e cultural do clima no Antropoceno.
e) Disciplina: Linguagem Cartográfica: fundamentos e aplicação no ensino e na pesquisa em Geografia
Total de vagas: 04
Dia e Horário: Terças-feiras das 9h as 12 horas
Ministrante: Profa Dra. Rosangela Lurdes Spironello
Carga horária/créditos: 68/4
Ementa: A cartografia no contexto histórico. A cartografia no contexto das linguagens verbais e não- verbais. Cartografia como meio de comunicação no ensino e pesquisa em Geografia. As especificidades da linguagem cartográfica aplicada ao ensino-aprendizagem de Geografia. A linguagem cartográfica e a contribuição para a formação do pensamento espacial e do raciocínio geográfico. Construção e uso de representações cartográficas no ensino e na pesquisa em Geografia.
f) Disciplina: Território, economia, inovação e as aglomerações competitivas
Total de vagas: 10
Dia e Horário: Quintas-feiras das 14h as 18 horas
Ministrante: Profa. Dra. Giovana Mendes de Oliveira
Carga horária/créditos: 68/4
Ementa: Estudo das teorias sobre a produção do espaço geográfico. Discussão de técnica, tecnologia e inovação e suas relações com a produção do espaço. Problematização do conceito de território, suas formas de abordagem, com ênfase no contexto da economia. Análise global das aglomerações competitivas no final do século XX.
g) Disciplina: Geoprocessamento aplicado na análise ambiental
Total de vagas: 5
Dia e Horário: Quintas-feiras das 14h as 18 horas
Ministrante: Profa. Dra. Edvania Alves
Carga horária/créditos: 68/4
Ementa: Evolução e conceitos em Geoprocessamento. Introdução à modelagem SIG e suas aplicações. Aplicações de modelagem SIG em meio ambiente. Simulação na área de meio ambiente. Modelagens para fins de planejamento de uso de bacias hidrográficas. Produção de Mapeamento Temático e Análise Ambiental por Geoprocessamento.
h) Disciplina: Territórios, Crime organizado e Violência urbana no mundo contemporâneo
Total de vagas: 5
Dia e Horário: Sextas-feiras das 14h as 18 horas
Ministrante: Prof. Dr. Tiaraju Salini Duarte
Carga horária/créditos: 68/4
Ementa: A disciplina busca, a partir do conceito Território, desenvolver debates que envolvam as interseções entre a ciência geográfica, o crime organizado e a violência urbana, buscando compreender as manifestações reticulares deste fenômeno no espaço. Dessa forma, objetivamos compreender como as redes tornaram-se um componente da própria territorialidade do crime organizado, ou seja, um emaranhado de formas que se coligam, se interpõem e pulverizam-se rapidamente por meio da maleabilidade existente no processo de formação e destruição dos territórios. Para tanto, o caminho teórico permeará discussões relacionadas as múltiplas abordagens sobre os conceitos mencionados e suas interfaces com o mundo contemporâneo.