Defesa de Dissertação – Nathália Bonow

O PPGeo convida todos e todas para a defesa de Dissertação da discente Nathália Bonow. Maiores informações a seguir.

Lugar, identidade e memória: narrativas acerca do ontem (década de 1990) e do hoje (2021) dos processos emancipacionistas de Arroio do Padre/RS e Triunfo do Sul – 4º distrito de Pelotas/RS 
Data: 22/10/2021, às 14h.
Local: sala virtual do sistema Webconf UFPel: https://webconf.ufpel.edu.br/b/nat-ca7-rgh-win
Banca:
Prof. Dr. Robinson Santos Pinheiro (Orientador).
Prof. Dr. Álvaro Luiz Heidrich (POSGEA – UFGRS)
Profª. Drª. Lorena Almeida Gill (PPGH – UFPel)
Prof. Dr. Tiaraju Salini Duarte (PPGeo – UFPel)
Prof. Dr. Sidney Gonçalves Vieira (PPGeo – UFPel)

Defesa de Dissertação – Rodrigo de Oliveira Siqueira

O PPGeo convida todos para a defesa de dissertação do discente Rodrigo de Oliveira Siqueira. Maiores informações a seguir.

“Diagnóstico Ambiental da Bacia Hidrográfica do Arroio Moreira (RS), a partir da análise da dinâmica de cobertura e uso da terra em consonância com o novo código florestal”

Data: 29/09/2021
Hora: 8h30min
Local: https://webconf.ufpel.edu.br/b/adr-hrh-nt2

Banca:
Prof. Dr. Adriano Luís Heck Simon (PPGEO/UFPEL) – orientador
Profa. Dra. Erika Collischon (PPGEO/UFPEL)
Profa. Dra. Márcia Eliane Silva Carvalho (PPGGEO/UFS)
Profa. Dra. Simone Emiko Sato (PPGGEO/FURG) – suplente

Defesa de Dissertação – Rosana B. G. Ostermann

O PPGeo convida para a defesa de dissertação da discente Rosana Botelho Gonçalvez Ostermann. Maiores informações a seguir:

A linguagem cartográfica no processo de ensino e aprendizagem em Geografia: um estudo junto aos professores da educação básica do município de Pelotas-RS

Data e horário da Defesa de Dissertação:
Dia: 21/09/2021
Hora: 9h

Sala de defesa:
Sala 1 – “Defesa_Rosana”: https://webconf2.ufpel.edu.br/b/ros-k9q-q2h
Sala 2 (alternativa em caso de problemas de conexão): meet.google.com/cio-erko-ioj

Banca:
Profa. Drª Rosangela Lurdes Spironello (Orientadora) – (UFPel)
Profa. Drª Liz Cristiane Dias (UFPel)
Prof. Dr Denis Richter (UFG)
Profa. Drª Lígia Cardoso Carlos (UFPel) – suplente

Destaques do SBCG

Durante a realização do XIV Simpósio Brasileiro de Climatologia Geográfica, no período de 10 a 14 de agosto de 2021, dois trabalhos de discentes do PPGeo receberam destaque na sessão de comunicações orais.

Foram premiados os trabalhos “Minutos de memória climática – contextualizando a prática em curso de formação de professores”, de autoria da discente Valdirene Drehmer, e orientado pela Profa. Erika Collischonn, e o trabalho “Tipos de tempo para turismo de sol e praia – aplicação de metodologia ao litoral do Rio Grande do Sul”, de  autoria do discente Ricardo Brandolt, e também orientado pela Profa. Erika Collischonn.

E-book sobre a Serra dos Tapes

O LEAA – Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais, laboratório ligado ao PPGeo, está fazendo o pré-lançamento do e-book “Geografia da Serra dos Tapes: natureza, sociedade e paisagem”.

O e-book, que contou com apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, apresenta os elementos e dinâmicas da natureza, os aspectos da formação histórico-cultural, o contexto socioeconômico atual e os elementos das paisagens dos municípios de Pelotas, São Lourenço do Sul, Canguçu, Arroio do Padre, Morro Redondo e Turuçu, que conformam o recorte territorial da Serra dos Tapes.

O e-book pode ser encontrado para download gratuito no Repositório Guaica – UFPel, no Facebook ou no Instagram

ENREA divulga a primeira circular

Através do LEAA – Laboratório de Estudos Agrários e Ambientais, o PPGeo participa da REA – Rede de Estudos Agrários, rede de pesquisa que congrega grupos de pesquisa sediados no diretório CNPq voltados para os estudos desta temática.

Neste ano de 2021, a REA está completando 10 anos, e nesta ocasião será realizado o VII Encontro Nacional da Rede de Estudos Agrários – ENREA. O evento, que acontecerá de maneira remota, terá como tema “O protagonismo da agricultura familiar no desenvolvimento rural: os 10 anos da Rede frente à diversidade do rural brasileiro”. Serão realizadas diversas atividades tais como palestras, rodas de conversa e salas temáticas para apresentação de trabalhos.

Para saber maiores informações sobre este evento, acesse aqui a 1ª Circular.