Pesquisadores da região Sul realizaram encontro sobre Climas Subtropicais em Curitiba

No dia 10 de dezembro de 2019 ocorreu nas dependências da Universidade Federal do Paraná (UFPR) o I Encontro da Rede Clima Sul, evento destinado a reunir e propiciar a interação entre professores e pesquisadores que desenvolvem estudos na área de Climatologia na região Sul do país, com enfoque em investigar os climas subtropicais. Tal evento buscou ainda incentivar e aprofundar as relações institucionais, a cooperação acadêmico-científica e o fortalecimento da Climatologia Geográfica brasileira. A professora Erika Collischonn do PPGeo esteve presente.

O encontro teve início às 8h30 no Edifício João José Bigarella, localizado no campus Centro Politécnico da UFPR em Curitiba-PR, e contou com uma programação voltada a debater ideias entre os pesquisadores e elaborar propostas no formato de workshop. Foram debatidas e planejadas propostas colaborativas entre os envolvidos no âmbito da Pesquisa, Ensino e Extensão da climatologia, além de propor e aprovar a criação de uma Rede de Pesquisa denominada Rede Climas Subtropicais, no intuito de agregar e integrar os participantes do encontro e demais interessados em cooperar dentro de linhas de investigação colaborativas. A rede permanece aberta para a inclusão de novos membros interessados na temática em questão.

A realização do encontro contou com a parceria do Laboratório de Climatologia (LaboClima) e a presença de 13 pesquisadores vinculados a um total de 9 universidades paranaenses, catarinenses e sul-rio-grandenses. Dentre os membros presentes, estiveram envolvidos nas atividades docentes do curso de Geografia das seguintes universidades: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal de Santa
Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI), Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

NAAD convoca candidatos do processo seletivo 2020/1

Os candidatos que estão participando do processo seletivo para aluno regular do PPGeo 2020/1 que entregaram declaração de etnia foram convocados pelo NAAD/UFPel para a realização do processo de heteroidentificação.

As informações completas sobre esta convocação podem ser encontradas na página do processo seletivo.

Ressaltamos que esta convocação é apenas para os candidatos que entregaram declaração de etnia para concorrer às vagas de acesso afirmativo