Informativos

No dia 19 de maio, o Professor Bruno Rotta Almeida participou, como palestrante, do III Congresso Internacional CESMAC de Direito, em Maceió, Alagoas. O professor integrou, ao lado do Prof. Dr. André Rocha Sampaio, a mesa redonda intitulada “Fragmentação e violência em torno da política criminal e penitenciária”. A atividade estava relacionada ao Laboratório de Ciências Criminais CESMAC-IBBCrim.

No dia 09 de maio, o Professor Bruno Rotta Almeida ministrou palestra sobre Sistema prisional e violência em atividade realizada no Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis/SC. O professor integrou uma mesa ao lado da Defensora Pública do Estado de Santa Catarina, Dr. Caroline Köhler Teixeira, e do Defensor Público da União, Dr. Daniel Cestari. A atividade foi organizada pelo Núcleo de Execução Penal da UFSC.

Entre os dias 27 de abril e 02 de maio, o Professor Bruno Rotta Almeida participou como palestrante de distintas atividades em Lima, Peru: Seminário Internacional Sistema Penal y Cambios Sociales y Políticos en América Latina, organizado pelo Consejo Latinoamericano de ciencias sociales (CLACSO), pela Asociación Civil Politai, pela Facultad de Ciencias Sociales PUCP, pelo Laboratorio de Criminologia PUCP e pela Escuela de Gobierno y Políticas PUCP, cujo título da palestra foi: Cárcel y muerte en Brasil: tendencias y discontinuidades de las políticas penales y penitenciarias; LASA 2017 Diálogos de Saberes, com a palestra Política Criminal y Penitenciaria en Brasil: Consecuencias, impactos, y dilemas; e Workshop Internacional – Aportes de la investigación criminológica a la elaboración del Proyecto de Reglamento del Código de Responsabilidad Penal de Adolescentes del Perú, com a palestra Evidencias procedentes de la investigación criminológica internacional que orientan los diseños normativos hacia la eficacia del sistema penitenciário.

No dia 06 de abril, o Professor Bruno Rotta Almeida palestrou na Faculdade de Direito da Universidade de Barcelona, Espanha. A conferência integrou o Seminário Permanente Alessandro Baratta – Massimo Pavarini, cujo título da apresentação era: Castigo y control social en Brasil: resistencias y perspectivas más allá de la cárcel.

Entre os meses de março e abril deste ano, o Professor Bruno Rotta Almeida realizou atividades de pesquisa junto ao Observatório do Sistema Penal e dos Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Barcelona, na Espanha, sob a supervisão do Prof. Dr. Iñaki Rivera Beiras. Além das investigações científicas, o professor visitou distintas instituições na Espanha e na Itália. Na Itália, o professor esteve com Mauro Palmo, Garante nazionale dei diritti delle persone detenute o private della libertà personale da Itália, Patrizio Gonnella, presidente da Associazione Antigone, Italo Di Sabato, membro do Osservatorio Repressione, e Francesca Vianello, professora da Università degli Studi di Padova, além de visitar o Cárcere de Opera, em Milão. Na Espanha, o professor esteve com Jorge del Cura, membro da Coordinadora para la Prevención de la Tortura, e também com os integrantes do Irídia – Centro para la Defensa de los Derechos Humanos.

Entre os dias 23 e 25 de março/2017 a Profa. Dra. Márcia Rodrigues Bertoldi estará participando do VI Encontro Internacional do CONPEDI, na Costa Rica, e apresentará o trabalho intitulado UM PENSAMENTO OUTRO PARA A SALVAGUARDA DOS SABERES DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS DE PIRATINI/RS , desenvolvido no âmbito do Projeto financiado pelo UNIVERSAL-CNPQ/2014.

AULA INAUGURAL

A aula inaugural do Mestrado em Direito da UFPel foi cancelada. Em breve anunciaremos nova data.

Revista de Derecho del Consumidor, do Instituto Argentino de Derecho del Consumidor, publica artigo científico do Professor Fernando Costa de Azevedo: O artigo, intitulado “Considerações sobre as origens da sociedade de consumo na era moderna”, foi publicado no 2º volume da Revista, na Seção de Doutrina Internacional. Para mais detalhes acesse:  http://www.ijeditores.com.ar/pop.php?option=publicacion&idpublicacion=166&idedicion=1046 “

O Programa de Pós-Graduação em Direito da UFPel realiza, no próximo dia 15.05, às 19h, no Salão de Atos da Faculdade de Direito, a  aula inaugural da primeira turma do Mestrado em Direito. O Prof. Dr. José Luis Bolzan de Morais apresentará a palestra intitulada Estado e Constituição: para saiur do “pot au noir”.

O Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFPel, mestrado em Direito, e o Programa Libertas realizam, no dia 10 de maio, às 19h, palestra e lançamento do livro “A Formação de Jovens Violentos: estudo sobre a etiologia da violência extrema”, de Marcos Rolim. O local será o Salão de Atos da Faculdade. Saiba mais em http://ccs2.ufpel.edu.br/…/evento-e-palestra-marcarao-lanc…/ .

O Professor Marcelo Nunes Apolinário participou do Seminário Internacional Sistema Penal y cambios sociales y Políticos en América Latina como Palestrante. O título da palestra foi: “A expansão punitiva do Estado na sociedade contemporânea e seus efeitos”. O seminário foi realizado na Pontifícia Universidad Católica del Perú (PUCP), na capital Lima. O seminário foi organizado pelo Consejo Latinoamericano de ciencias sociales (CLACSO), pela Asociación Civil Politai, pela Facultad de Ciencias Sociales PUCP, pelo Laboratorio de Criminologia PUCP e pela Escuela de Gobierno y Políticas PUCP.

O Professor Guilherme Massaú publicou livro com o título: “O Estado de Direito e as dimensões da res publica”, pela editora Prismas (www.editoraprismas.com.br).

Revista de Direito do Consumidor publica artigo científico do Professor Fernando Costa de Azevedo: A Revista de Direito do Consumidor, do Instituto Brasileiro de Política e Direito do Consumidor, periódico jurídico bimestral Qualis A2 CAPES, publicou, em seu último volume (109, jan/fev 2017), artigo científico do Prof. Dr. Fernando Costa de Azevedo intitulado “A cláusula geral de proibição de vantagem excessiva – norma fundamental de correção do abuso nas relações de consumo”. O texto faz uma síntese dos principais aspectos abordados na tese de doutorado do professor, defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no ano de 2014.

Translate/Traducir/Tradurre