Início do conteúdo

Linhas de Pesquisa do PPGCTS

Comercialização de Sementes

Visa proceder avaliação econômica de processos e sistemas de produção de sementes. Analisar o comportamento mercadológico do setor de sementes. Caracterizar o perfil das empresas de sementes.

Controle de qualidade de sementes

Objetiva desenvolver e aprimorar metodologias de avaliação da qualidade de sementes envolvendo testes de vigor, métodos de superação de dormência, testes rápidos, métodos de análise morfológica e técnicas moleculares na identificação de espécies e cultivares.

Fisiologia de sementes

Desenvolve atividades de pesquisa relacionando qualidade de sementes com aspectos genéticos e fisiológicos, moleculares e celulares envolvidas na formação, maturidade, beneficiamento, armazenamento germinação de sementes e estabelecimentos de plântulas no campo.

Patologia de sementes

Busca identificar e desenvolver métodos de controle de microrganismos patogênicos associados
às sementes. Desenvolver metodologia para detecção de patógenos em sementes.

Produção de Sementes

Tem por objetivo desenvolver metodologias para reduzir perdas e danos na colheita. Estudar a maturação fisiológica e determinar o momento de colheita de sementes. Avaliar a influencia de práticas culturais na produção e qualidade de sementes de diferentes cultivos.

Produção e tecnologia de sementes de espécies forrageiras

Está focada na avaliação dos efeitos de práticas agronômicas na produção e qualidade de sementes de forrageiras. Desenvolver metodologias de avaliação da qualidade de sementes de forrageiras. Estudar longevidade e recrutamento de sementes em bancos no solo.

Tecnologia Pós-Colheita em Sementes

Busca avaliar e desenvolver processos de limpeza, classificação, secagem e semeadura de sementes. Desenvolver softwares para operações de pós-colheita. Determinar alterações fisiológicas, bioquímicas, moleculares e sanitárias em sementes armazenadas.

Publicado em 25/03/2019, na categoria Sem categoria.