Tecn. Desenvolvidas

Etilometro sem fluxo de gás contínuo

 

CAVALCANTE, J. A. ; Silva, A.H.M. ; Araujo, A.S. ; GADOTTI, G. I. ; REOLON, F. . Etilometro sem fluxo de gás contínuo. 2019, Brasil.

Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020190032421, título: “Etilometro sem fluxo de gás contínuo” , Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 18/02/2019

 

O teste do etanol é um método utilizado para avaliar a qualidade de sementes, porém, este teste limita-se à metodologias passíveis de contestação, já que utiliza-se de aferições a partir de equipamentos adaptados. Assim, a presente invenção refere-se a um etilômetro de baixo custo para sementes. Para o início do desenvolvimento do equipamento de medição do etanol, foi adquirido um Kit PIC Intermediate, além de um sensor MQ-3 Datasheet, e microntrolador ATmega 328p, acompanhado de uma série de componentes eletrônicos para o desenvolvimento de um circuito base, capaz de medir as variações de resistência. Os dados gerados serão armazenados em um microcontrolador, sendo este conectado a um display para que seja possível visualizar os resultados. O sistema como um todo será ligado a uma corrente elétrica para garantir autonomia ao sistema durante sua utilização. As sementes permaneceram em um frasco na qual será retirado uma quantidade de ar conhecida que será colocado em outro frasco contendo o sensor, após o ar em contato com o sensor, ter-se-á a leitura da quantidade de etanol presente, sendo assim, possível verificar o estado qualitativo da semente através da quantidade de etanol liberado pela semente em anaerobiose.

 

Equipamento para avaliar a respiração como teste de vigor em sementes

 

SILVA, J. G. ; Silva, A.H.M. ; CAVALCANTE, J. A. ; GADOTTI, G. I. . Equipamento para avaliar a respiração como teste de vigor em sementes. 2019, Brasil.

Patente: Privilégio de Inovação. Número do registro: BR1020190235349, título: “EQUIPAMENTO PARA AVALIAR A RESPIRAÇÃO COMO TESTE DE VIGOR EM SEMENTES” , Instituição de registro: INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Depósito: 08/11/2019Instituição(ões) financiadora(s): FAPERGS; CNPq

 

O teste de CO2 é um método utilizado para avaliar a respiração de sementes e, consequente, deterioração. Nesse sentido, torna-se essencial o desenvolvimento de um equipamento específico, visando uma determinação rápida e eficiente do vigor das sementes. Assim, a presente invenção refere-se a um sensor de CO2 de baixo custo, produzido com materiais acessíveis. Para o desenvolvimento do equipamento foi adquirido um Kit Arduino, acompanhado de uma série de componentes eletrônicos, bem como um sensor de CO2 capaz de medir as variações de resistência (CO2 circundante) que, integrado a um conversor analógico, converterá as variações de resistência em variações de tensão. Os dados gerados são armazenados no microcontrolador, sendo este conectado a um display onde serão exibidos os resultados. O sistema como um todo será ligado a uma corrente elétrica para garantir autonomia ao sistema. As sementes permaneceram em um frasco, juntamente com o sensor de CO2. O CO2 liberado pela respiração das sementes poderá ser quantificado pelo sensor, assim, sendo possível verificar o estado qualitativo da semente.