Início do conteúdo
Inserção na Comunidade

Ano  de 2023

O Programa de Pós Graduação em Ciência e Tecnologia de Sementes possui forte inserção na comunidade, participando de diversos eventos relacionados ao tema.

Treinamento para Responsáveis Técnicos em Sementes – Organizado pela Fundação Pró Sementes

II Congresso Catarinense de Sementes

 

Inauguração de UBS junto a Cooperja

 

Ano  de 2022

A Associação dos Produtores de Sementes do Rio Grande do Sul (Apassul) realiza periodicamente, desde a década de 1970, um evento sobre o panorama do negócio de sementes, abordando o mercado, inovações tecnológicas, a plataforma legal, entre outros aspectos. Neste ano, o evento foi realizado em agosto último, na cidade de BentoGonçalves, com o nome “APASSUL Conecta”.

O evento foi um sucesso, com aproximadamente 430 participantes de todos os elos da cadeia “sementes”. O PPG em Ciência e Tecnologia de Sementes esteve presente com a apresentação de duas palestras. A Professora Lilian Tunes abordou a Necessidade de se realizar controle de qualidade no processo produtivo. O Eng. Agr. Géri Eduardo Meneghello falou sobre os Desafios e as oportunidades de se comercializar sementes de soja por número.

 

  • APROSESC organiza I CONGRESSO CATARINENSE DE SEMENTES

    Nos dias 02 e 03 de agosto de 2022, aconteceu o 1º Congresso Catarinense de Sementes em Xanxerê (SC).  O evento foi organizado pela Associação dos Produtores de Sementes e Mudas do estado de Santa Catarina (APROSESC) em parceria com a Associação de Produtores de Sementes de Abelardo Luz e a Universidade do Oeste de Santa Catarina – Unoesc Xanxerê

    Santa Catarina é sinônimo de solo fértil possui clima favorável e infraestrutura moderna, características que propiciam a produção de sementes e levam o Estado ao reconhecimento nacional. Com o tema “Desafios e Inovações Tecnológicas”, o Congresso  Catarinense de Sementes  buscou valorizar o potencial da cadeia produtiva no Estado. Através de palestras, painéis e trabalhos científicos, os participantes receberam informações sobre as potencialidades de Santa Catarina. Também foi apresentado um panorama do mercado nacional e internacional, além de discutir preços e ressaltar a importância de sementes de qualidade para promoção do desenvolvimento sustentável e da competitividade do setor de insumos agrícolas.

    Cerca de 400 congressistas entre acadêmicos, professores, profissionais, consultores, pesquisadores, prestadores de serviços, produtores de sementes, cooperativistas e representantes da indústria com interesse em debater e informar-se sobre os avanços tecnológicos, aplicações e novos rumos das pesquisas na área de sementes estiveram presentes.

Na ocasião o Eng. Agr. Géri Eduardo Meneghello apresentou a palestra Comercialização de Sementes de Soja por Número: Desafios e Oportunidades.

 

  • XII Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado

 

Alunos e professores do PPGCTS e da FAEM participaram do XII CBAI, em Santa Maria, RS. O evento, que iniciou terça, 26/07, e terminou sexta, 29/07, reuniu profissionais, estudantes, produtores e industriais para discutir temas relevantes à cadeia produtiva do arroz. O Professor Dirceu Agostinetto, do Departamento de Fitossanidade e atual Diretor da FAEM, e o Professor Filipe Selau Carlos, do Departamento de Solos, (ambos com atuação no PPGCTS) palestraram no evento. Diversos trabalhos foram apresentados na forma de pôster por docentes e alunos da Faculdade.

 

  • PPG em Ciência e Tecnologia de Sementes presente na I FEBRASEM

nos dias  2 e 3 de Junho, aconteceu em R0ndonópolis/MT a I Feira Brasileira de Sementes – FEBRASEM. Organizada pela APROSMAT – Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso o objetivo da feira foi reunir os principais players da cadeia produtiva de sementes, como sementeiros, técnicos, empresas e indústrias, além de pesquisadores do segmento para apresentar novas tecnologias e gerar trocas de conhecimento com especialistas em qualidade de gestão e de operações, e assim gerar o aumento da qualidade e Produtividade de sementes e grãos.

O PPGCTS esteve participou do evento, com apresentação de Palestra ministrada por Géri Eduardo Meneghello, discutindo o tema “Cinco anos de pesquisas em Sementes, o que mudou”

 

  • Profs. Tiago Pedó e Filipe Selau palestraram em eventos da área agronomia.

 

A convite da Sementes Progresso, percorri junto ao seu Time Comercial cerca de 3.000 Km em rodada Técnica Conversando sobre Sementes e Produtividade da soja. Palestras para produtores que juntos representam cerca de 600 mil hectares de soja no Piauí e Maranhão.
Palestras para um alinhado e dinâmico Time Comercial, de Produção, UBS e de Gestão da Qualidade da Sementes Progresso.

 

  • Pedido de Patente da Profa. Gizele Gadott

 

  • Profs. Tiago Zanatta Aumonde, Tiago Pedó e Andréia da Silva Almeida.

Palestraram no dia de campo intitulado “Maratona da Produtividade”, o 3º ShowSeed da Strobel Sementes . O evento será realizado no dia 19 de fevereiro, das 6h às 12h, na Fazenda da Taipa, KM 131, BR 158, em Condor/RS. O evento também contará com a Estação da Universidade Federal de Pelotas (Ufpel), onde serão debatidas informações sobre sementes de alto e baixo vigor, resfriamento de semente e qualidade atrelado ao laboratório.

  • Profs. Tiago Zanatta Aumonde e Tiago Pedó, com parceria do IRGA.

Palestraram na 32ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas . O evento acontece de 16 a 18 de fevereiro de 2022 na Estação Experimental Terras Baixas da Embrapa Clima Temperado no município de Capão do Leão/RS.

Palestrou no Dia de campo da Planície Costeira Interna. Interação e troca de experiências com produtores e técnicos da área.

Ano  de 2021

  • V Mostra de Cursos da UFPel – Conheça alguns Projetos Integrados da UFPelParticipação do discente Vitor Mateus Kolesny em evento da UFPel. https://www.youtube.com/watch?v=moVI-OtYQmw

  • Palestra: Plantabilidade, qualidade de sementes e ambiente para semeadura da cultura da soja

Os Professores Tiago Pedó e Tiago Zanatta Aumonde em palestra, a convite, para CESB e Elevagro.

    • Palestras: 95 Expofeira de Pelotas

    Os Professores Filipe Selau e Gizele Gadotti em palestras na feira.

  • Palestra Inaugural: A escalada profissional no mercado de Sementes
    Palestrante: Cristine Thomaz Saravia – Diretora de Qualidade e Stewardship Limagrain South America.Global Head of Quality Management Seeds Bayer Crop Science (2016)
    Data: 11/08/2021

https://www.facebook.com/photo/?fbid=317968566699620&set=a.128700042293141

  • Projeto Amostragem na Caixa Semeadora – Arroz:

Produtores de Sementes, Irga, Sementes UFPEL, Apassul e Embrapa em reunião apresentação de resultados de trabalho de qualidade de sementes na caixa de semeadora.

https://www.facebook.com/photo?fbid=323006872862456&set=a.128700042293141

  • Palestra da Prof. Gizele:

A Prof. Gizele palestrou para à UFCG sobre pesquisas realizadas na área.

    •  II Workshop em Fitossanidade:

    Evento realizado nos dias 13, 14 e 15 de julho, organizado pelo Departamento de Defesa Fitossanitária – UFSM.
    ✅O evento será 100% online, gratuito e com emissão de certificado!
    📌Inscrições pelo link: https://cutt.ly/iiworkshopfito

    • Atividades com o IRGA, com o curso de:

    Controle de qualidade de sementeshttps://www.facebook.com/espec.sementes/photos/a.158456038057727/951867952049861/

  • Atividades com o IRGA, com o curso de:

Qualidade da semente e a produtividade: desvendado os mitos e desbravando os resultados

  • Inicio da atividades com o IRGA, com o curso de:

Boas práticas de manejo de campos de produção: Arroz e soja
https://www.facebook.com/espec.sementes/photos/a.158456038057727/944702062766450/
  • Setor de sementes do Matopiba inicia jornada de formação profissional

    As atividades do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Sementes da UFPEL tiveram início no último dia 05 de maio. “Para nós professores é um prazer poder atender uma demanda de formação aos profissionais inseridos no mercado de trabalho, pois temos a certeza de que os projetos de pesquisas serão de grande relevância para o setor de sementes e aplicados nas empresas em que estes atuam”, ressalta a coordenadora, profª. Dra. Lilian Madruga de Tunes.

https://www.agrolink.com.br/noticias/setor-de-sementes-do-matopiba-inicia-jornada-de-formacao-profissional_450193.html

  • FAEM na 31ª AOCA – Abertura Oficial da Colheita do Arroz.

Prof. Tiago Pedó apresenta pilares da produção de milho e soja em terras baixas

Prof. Mateus Pasa apresenta cuidados no manejo da soja em rotação com arroz

Prof. Dirceu Agostinetto aborda alternativas para controle de Amaranthus spp.

Prof. Filipe Selau fala sobre manejo de irrigação e adubação na cultura do arroz

https://www.youtube.com/channel/UCXlEP49GleUL4JYQ6u1ZSUw

https://www.facebook.com/photo?fbid=3558523277593535&set=pcb.3558523364260193

  • Dia de Campo virtual FAEM/UFPEL – 2021

Os docentes Profa. Lilian Madruga de Tunes e Prof. Mateus Pasa foram responsáveis pela apresentação Plantas de Lavoura e Sementes – Manejo de Lavouras de Soja e Milho para Obtenção de Altas Produtividades e Qualidade de Sementes.

  • Manejo da ureia em sistemas irrigados

  • 1º Workshop Digital de Sementes da Girassol Agrícola

Participaram como palestrantes no evento “1º Workshop Digital de Sementes da Girassol Agrícola” o Professor Dr. Francisco Amaral Villela e o Engenheiro Agrônomo da Faem Dr. Géri Eduardo Meneghello. Além deles, egressos do PPG Sementes UFPel.

https://www.facebook.com/GirassolAgricola/posts/1815525945264769

 

 

Até o ano  de 2020

  • Encerramento da 30° Abertura Oficial da Colheita do Arroz. #FAEM#UFPEL.
  • I Dia de Campo FAEM/UFPel. Realizado no Centro Agropecuário da Palma, no próximo dia 12/03/2020, no turno da manhã.

https://www.facebook.com/espec.sementes/photos/pcb.653601285209864/653601098543216/

https://www.facebook.com/espec.sementes/photos/a.158456038057727/647776245792368/

 

  • Eventos FAEM: Cenários e Perspectivas da Agricultura do Mundial e Brasileirahttps://www.youtube.com/channel/UCXlEP49GleUL4JYQ6u1ZSUw

 

  • Área de Sementes UFPel presente e colaborando no 1º Dia de Campo – Sementes Cotrijal!

O evento reuniu 1200 Produtores,  além de técnicos da Cooperativa, em dois dias. A Cotrijal promove a Expodireto, uma das maiores feiras da área de agricultura.  Contou com a participação do Prof. Tiago Zanatta Aumonde; Gelson M. de Lima – Superintendente de Produção; Claudia M. S. Rother – Gerente de Produção de Semenres; Marcela S. Lange – RT de Produção de Sementes; Rodrigo Feron – Eng. Agr. Sementes!

 

  • 21ª Expodireto Cotrijal – 2020.
  • Ciência e Tecnologia de Sementes e Diretório Acadêmico da Agronomia no dia de campo da Sementes Simão.
  • Aprosmat apresentou os primeiros resultados do projeto “Qualidade Fisiológica da Semente de Soja e Algodão em Diferentes Temperaturas de Armazenamento

https://www.facebook.com/aprosmatmt/videos/413726646031700/

  • Pesquisa sobre armazenamento de sementes de soja em câmaras frias – MT Rural 13/05/2018
  • Jotabasso Entrevista: “Ter altas produtividades implica em cometer mínimos erros em todas as fases”

https://www.jotabasso.com.br/noticia/jotabasso-entrevista-ter-altas-produtividades-implica-em-cometer-minimos-erros

http://www.matogrossoagro.com.br/giro-agroeconomico/aprosmat-realiza-rodada-tecnica-em-mato-grosso/2812

http://www.paginarural.com.br/noticia/267094/rodada-tecnica-aprosmat-2019-vai-percorrer-as-principais-regioes-produtores-de-mato-grosso

  • Dr Geri Meneghello e a Qualidade das sementes de Momento Agrícola na #SoundCloud

Egresso de 2017 Pedro Tales Tomazelli é parte da série “Na estrada com quem faz” – Ep 3 da http://globotv.globo.com/globocom/na-estrada-com-quem-faz/v/na-estrada-com-quem-faz-3/8302840/

Vídeos

1- Discente Bruno Vargas: Fungicida – Da importância de fazermos antes do fechamento do entrelinha!

 

2- Rádio Positiva 90.9 FM: DIA DE CAMPO SEMENTES COTRIJAL

Professor da Universidade Federal de Pelotas fala sobre Vigor de Sementes, confira: Prof. Tiago Zanatta Aumonde compartilha informações como palestrante no Primeiro Dia de Campo da Sementes COTRIJAL.

O evento reuniu cerca de 1200 produtores em dois dias!

https://www.facebook.com/positiva.ceres/videos/198197718209832