Início do conteúdo
    Notícias
  • COMUNICADO

    Informamos que em virtude de férias das secretárias Sandra Couto (Pós-Graduação) e Ana Meireles (Graduação) não haverá expediente na secretaria no período de 25 a 29 de julho.

    O atendimento será normal a partir de 01/08 (Graduação) e 02/08 (Pós-Graduação).

  • Divulgação dos resultados – Processo de Seleção para Aluno Regular de Mestrado – sem. 2016/2

    Abaixo divulgamos  a lista com os nomes dos aprovados no Processo de Seleção para Aluno Regular de Mestrado – sem. 2016/2 do PPGCEM. A lista está organizada em ordem alfabética.

    Aline Krolow Soares
    Camila de Medeiros da Silveira
    Catia Liane Ucker
    Christian Masseron Nunes
    Daniel Lucas Costa Rodrigues
    Eliane Freitas de Medeiros
    Everton Luis Bitencourt das Neves
    Francislene Junia Teles
    Julio Cezar Hoffmann dos Santos
    Leonardo Weinert Correa
    Luciani da Silva Mota
    Maicon Nolasco Pedrotti
    Mariane Weirich Bosenbecker
    Maríndia de Almeida Borba

    OBSERVAÇÃO: Os selecionados deverão comparecer
    no dia 03 de AGOSTO de 2016 na secretaria do Programa, para matrícula. Devem portar a comprovação de curso de Graduação concluído,
    bem como formulário de matrícula devidamente assinado pelo orientador (o formulário é encontrado na aba “DOCUMENTOS” deste site).

  • Informações quanto à ofertas e matrícula no PPGCEM – sem. 2016/2

    Prezados alunos,
    Abaixo o calendário de matrículas do PPGCEM:

    DIA 03 DE AGOSTO – Matrícula dos ingressantes no PPGCEM.

    DIA 04 DE AGOSTO – Rematrícula dos Mestrandos.

    DIA 05 DE AGOSTO – Rematrícula dos Doutorandos.

    DATA DE INÍCIO DAS AULAS: Dia 17 de agosto.

    As disciplinas ofertadas para o semestre 2016/2 são:

    Ciência dos Materiais I (CM I), Prof. Sergio Cava: Segunda e quinta-feira, das 08h às 10h;

    Materiais Compósitos, Prof.ª Amanda Oliveira: na Quinta-feira, das 10h às 12h;

    Processamento de Materiais II (PM II), Prof.ª Fabíula de Sousa: Sexta-feira, das 08.50h às 10.50h;

    Nanotecnologia, Prof.ª Alice Osorio e Prof. Fernando Machado: Quarta-feira, das 08.50h às 10.50h;

    Seminários, Prof.ª Margarete Gonçalves: Quinta-feira, das 14h às 18h.

    Técnicas Analíticas de Caracterização de Materiais IV, Prof. Neftalí Carreño e Prof.ª Marcia Mesko: Sexta, das 14h às 16h.

    Observação: o local onde serão ministradas as disciplinas ainda estão no aguardo de definição.

  • Homologação das inscrições – Seleção de Mestrado 2016/2

    Foram homologadas as inscrições de

    Aline Krolow Soares,

    Camila de Medeiros da Silveira,

    Catia Liane Ucker,

    Christian Masseron Nunes,

    Daniel Lucas Costa Rodrigues,

    Eliane Freitas de Medeiros,

    Everton Luis Bitencourt das Neves,

    Francislene Junia Teles,

    Julio Cezar Hoffmann dos Santos,

    Leonardo Weinert Correa,

    Luciani da Silva Mota,

    Maicon Nolasco Pedrotti,

    Mariane Weirich Bosenbecker

    Maríndia de Almeida Borba,

    para o Processo de Seleção do PPGCEM, Edital 2016/2 – Nível Mestrado.

  • Abertas as inscrições para a SIEPE 2016

    Estão abertas, até 1º de agosto, as inscrições para a 2ª Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe), que será realizada de 26 a 30 de setembro.
    A Semana reunirá o 25º Congresso de Iniciação Científica (CIC),
    o 18º Encontro de Pós-Graduação (Enpos), o 3º Congresso de Extensão e Cultura (CEC) e o
    2º Congresso de Ensino de Graduação (CEG).
    O tema será Conhecimento, Sociedade e Diversidade.

    Inscreva-se e saiba mais em http://www.ufpel.edu.br/siepe/.

  • Minicurso com o Prof. Dr. Loong-Tak Lim, da University of Guelph

    Estão abertas as inscrições para o Minicurso promovido com o apoio financeiro da CAPES, envolvendo a técnica de eletrospining e suas aplicações, a ser ministrado em inglês pelo Dr. Loong-Tak Lim, da University of Guelph (CANADA). Currículo do pesquisador: https://www.uoguelph.ca/foodscience/users/loong-tak-lim

    A atividade ocorrerá no Auditório da Reitoria, no quarto andar do campus Porto (ANGLO), nos seguintes dias e horários: Dia 21/07, das 14h às 17h e dia 22/07 das 09h às 12h.

    IMPORTANTE:
    *Deverá ser realizada a inscrição presencial na Secretaria do PPGCEM, entre os dias 24 de junho e 08 de julho, de forma que possamos  compor a lista de presença.
    *A participação com 100% de frequência dará direito a um certificado.
    *Para os alunos do PPGCEM a participação no minicurso corresponderá a 4 seminários, sendo contabilizados 2 por dia.

  • Inscrições para ISF – de 16 a 27 de junho

    As inscrições para os cursos presenciais de inverno do Inglês sem Fronteiras abrirão nesta semana. Os cursos de língua inglesa, gratuitos para estudantes, docentes e técnico-administrativos da UFPel, terão as inscrições das 12h do dia 16 de junho, esta quinta-feira, até as 12h do dia 27 de junho,  em isfaluno.mec.gov.br.  As aulas começam dia 4 de julho e ocorrerão na sede do Inglês sem Fronteiras, na rua Almirante Barroso, 1734. Alguns cursos poderão ter regime intensivo. O objetivo do programa é promover ações que possam contribuir para o sucesso profissional e pessoal de toda a comunidade da UFPel

  • Atualização do Cronograma de Qualificações e Defesas

    Prezados alunos, segue abaixo o cronograma de Qualificações e Defesas agendadas para acontecerem durante o mês de junho:

    1. Qualificação de Matheus Zorzoli Krolow, no dia  14 de junho, às 09.40h, na Sala 302.

    “SÍNTESE E CARACTERIZAÇÃO DO COMPÓSITO TI3O5/NANOCELULOSE”

    2. Defesa de Dissertação de Luiz Henrique Pacheco, no dia 15 de junho, às 16h, na sala de reuniões.

    “RECOBRIMENTOS SOL-GEL NO SISTEMA DE ÓXIDOS CAS EM SUPERFÍCIES DE AÇO CARBONO.”

    3. Defesa de Dissertação de Luciano Timm Gularte, no dia 16 de junho, às 14h, na sala 302.

    “SÍNTESE SOLVOTERMAL ASSISTIDO POR MICRO-ONDAS DE TIO2 PARA CÉLULA SOLAR SENSIBILIZADA POR CORANTE DE BETERRABA.”

     

  • Informe sobre xerox de artigos – Processo Seletivo de Mestrado

    Prezados candidatos ao processo seletivo de Mestrado 2016/2,

    Informamos que os artigos científicos referidos, no Edital, como Bibliografia, estão disponíveis para xerox diretamente na gráfica Visual Express, que fica ao lado do prédio da Eng. de Materiais, na rua Félix da Cunha.