Início do conteúdo
DISCIPLINAS ELETIVAS MESTRADO/DOUTORADO

5) DISCIPLINAS ELETIVAS MESTRADO/DOUTORADO

5,1) Análise Espectrométrica de Compostos Orgânicos: 4 créditos (68 horas)

Código: 1658054

Ementa: Esta disciplina visa ministrar ao aluno conhecimentos sobre os principais e atuais métodos físicos utilizados para isolamento e caracterização de substâncias orgânicas:espectrometria de massas, espectroscopia de absorção no infravermelho e no UV-VIS. Ressonância magnética nuclear de hidrogênio e carbono-13. Espectros uni- e bidimensional de 1H, 13C e DEPT135. RMN de outros núcleos importantes. Espectroscopia de Fluorescência e Fosforescência.

 

Bibliografia: R.M. Silverstein, F.X. Webster;Identificação Espectrometrica de Compostos Orgânico, 6ª ed. LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., Rio de Janeiro, 1998.
D.L. Pavia, G.M. Lampman e G.S. Kriz; J.R. Vyvyan; Introdução a Espectroscopia, tradução da 4ª edição Americana, CENGAGE Learning, São Paulo, 2010.
EberhardBreitmaier, Structure Elucidation by NMR in Organic Chemistry; A Practical Guide, Third edition, Jonh Wiley & Sons, Ltd. 2002.
Breitmaier&Voelter, Carbono-13 NMR Spectroscopy, 3 rd ed., Verlag, NY, 1987.
Brown & Foote, Organic Chemistry, Second Edition, Saunders College Publishing, 1998.Lakowicz, J. R.; Principles of Fluorescence Spectroscopy. 2.Ed., Kluwer Academic/Plenum: New York. 1999.

 

5.2) Bioquímica Avançada: 04 créditos (68 horas)

Código: 1658017

Ementa: Estudar a estrutura, as propriedades químicas e o metabolismo (oxidação e biossíntese) das biomoléculas que compõem os organismos vivos: carboidratos, lipídeos e proteínas. Estudar as principais rotas do metabolismo primário e noções de biologia molecular.

 

Bibliografia: Nelson, D.L., Cox, M.M. Lehninger Principles of Biochemistry. 5º ed., W.H. Freeman, 2008.
Lieberman, M., Marks, A.D. Marks’ Basic Medical Biochemistry. 3º ed.,
Lippincott Willians & Wilkins, 2008. Voet, D., Voet ,J.G. Biochemistry. 3º ed., Wiley, 2004.

 

5.3) Biossegurança e Ética em Experimentação Animal: 02 créditos (34 horas)

Código: 1658055

Ementa: Tanto a área de Biossegurança como a de Experimentação Animal, tem acompanhado as transformações técnico-científicas no Brasil e no mundo. Esta evolução visa atender às exigências de prevenção individual, coletiva e bem-estar animal. Neste contexto, a disciplina aborda tópicos relacionados às recomendações normativas aos profissionais que atuam em laboratórios e biotérios como equipamentos, exposição a riscos, bem como descarte de resíduos e a estrutura física adequada. Em uma segunda etapa a disciplina aborda e discuti as bases éticas de bem-estar animal, com ênfase nos atuais conceitos e legislação em experimentação científica, com uso de animais, no Brasil.

 

Bibliografia: BRASIL. Ministério da Saúde. Biossegurança em Saúde: Prioridades e Estratégias de Ação. Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília. Brasil, 2010.
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Cadernos de Biossegurança Legislação. http://www.ctnbio.gov.br/upd_blob/0000/8.pdf Acesso disponível em 27/08/2011.
HIRATA, M. H.; FILHO MANCINI, J. Manual de Biossegurança. Editora Manole. São Paulo. Brasil, 2008.
TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança uma abordagem multidisciplinar. Editora Fiocruz. Rio de Janeiro. Brasil, 2002.
MOLINARO, E. M; MAJEROWICZ, J.; VALLE, S. Biossegurança em Biotérios. Editora Interciência. Rio de Janeiro. Brasil, 2008
FEIJÓ, A. G. S; BRAGA, L. M. G. M.; PITREZ, P. M. C. Animais na pesquisa e no ensino: aspectos éticos e técnicos. EdiPucrs. Proto Alegre, 2010.
GUIMARÃES, M. A.; MÁZARO, R. Princípios éticos e práticos dos uso de animais de experimentação. UNIFESP. São Paulo. Brasil, 2004.
ANDRADE, A.; PINTO, S. C.; OLIVEIRA, R. S. Animais de Laboratório: criação e experimentação. Editora Fiocruz. Rio de Janeiro. Brasil, 2006.
Lei n. 11.794. Procedimento para o uso científico de animais. Governo Federal. 8 de outubro de 2008.
Resolução n. 1000. Eutanásia. Conselho Federal de Medicina Veterinária. 11 de Maio 2012.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação internacional

 

5.4) Elaboração da Dissertação: 1 crédito (17 horas)

código: 1658052

A disciplina Elaboração da Dissertação corresponde ao levantamento e análise dos resultados obtidos durante o período do mestrado acadêmico. O discente realizará o levantamento bibliográfico, redigirá seus resultados e apresentará os artigos resultantes na forma da dissertação de acordo com as normas estabelecidas no regimento do programa.

 
Bibliografia: As referências utilizadas são específicas do plano de estudo e do trabalho desenvolvido pelo discente durante o mestrado.
 

5.5) Ensaios biológicos de produtos naturais, sintéticos e semi-sintéticos: 4 créditos (68 horas)

Código: 1658021

Ementa: Formas de obtenção e apresentação dos extratos-teste, identificação correta das amostras e condições de teste dos produtos a serem testados. Avaliação in vitro da eficácia do produto frente a organismos procarióticos e eucarióticos de interesse médico para ensaios biológicos. Biossegurança em laboratório de pesquisa. Utilização dos produtos na reativação do crescimento de microrganismos e nas células animais e humanos. Realização de ensaios de citotoxidade, ensaios antimicrobianos para bactérias e leveduras utilizando as técnicas de micro e macrodiluição em caldo. Introdução a metodologias envolvendo qualificação e quantificação de biofilme bacteriano e fúngico, e interpretação de resultados dos ensaios.

 

Bibliografia: Cleff M.B., Meinerz A.R.M., Lund R.G. Fitoterapia aplicada à Medicina Veterinária. In: Mário CarlosAraújo Meireles; Patrícia da Silva Nascente. (Org.). Micologia Veterinária. 01 ed. Pelotas: Editora Gráfica Universitária – PREC / UFPel, 2009, v. 01.
Freshney, R. I. (2005). “Culture of Animal Cells – A Manual of Basic Technique,” 5th/Ed. John Wiley & Sons Inc.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

5.6) Ética em Pesquisa: 2 créditos (34 horas)

Código: 1658022

Ementa: Aspectos éticos envolvidos na pesquisa em saúde. Diretrizes e normas em pesquisa em saúde. Consentimento informado. Interfaces da bioética e a ética aplicada à pesquisa em saúde. Avaliação ética de projetos de pesquisa.

 

Bibliografia: Goldim J.R. Pesquisa em Saúde: leis, normas e diretrizes. 2 ed. Porto Alegre: HCPA, 1996.
Fortes, P.A.C., Zoboli, E.L.C.P (orgs). Bioética e Saúde Pública. Edições Loyola, 2003.
Durand, G. Introdução geral à bioética. Edições Loyola, 2003.
Martins-Costa, J., Moller, L.L (orgs). Bioética e Responsabilidade, Rio de Janeiro: Forense, 2009.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

5.7) Heterociclos Aplicados à Fármacos: 4 créditos (68 horas)

Código: 178079

Ementa: Visa aprofundar os conhecimentos inerentes à compostos de alta aplicabilidade, como intermediários sintéticos e fármacos. A disciplina enfocará a nomenclatura, estrutura, síntese, reatividade e aplicação de heterociclos como fármacos.

 

Bibliografia: Clayden, Greeves, Warren & Wothers, Organic Chemistry, Oxford University Press, Oxford, 2001
Eicher, T.; Hauotman, S. The Chemistry of Heterocycles, Georg Thieme Verlag Stuttgart, New York, 1995.
Joule, A.J.; Mills, K. Heterocyclic at a Glance, Blackwell Publishing,UK, 2007.

 

5.8) Lipidômica: 6 créditos (102 horas)

Código: D000642

Ementa: Primeiramente o aluno terá uma revisão da biossíntese de lipídeos. Serão apresentados também tópicos importantes dentro da lipidômica, como a produção de fitoesteróis. E também noções básicas de cromatografia gasosa, líquida e espectrometria de massas. O discente visualizará diferentes técnicas de extração e derivatização em laboratório, com diferentes matrizes, sementes, amêndoas e algas. A parte de instrumentação será efetuada utilizando a cromatografia como ferramenta principal, onde serão estudadas a identificação de moléculas inerentes a lipidômica: fosfolipídeos, ácidos graxos, ésteres e fitoesteróis. A disciplina será ministrada no Laboratório Multiusuário de Cromatografia. Para as aulas serão disponibilizados: 2Cromatógrafos Gasosos, 1 Cromatógrafo a Gás acoplado ao Massas e 1 Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência.  Também serão apresentadas técnicas modernas de cromatografia aplicada a lipidômica, como a detecção de ômegas em cromatografia através da Cromatografia Líquida em 2D (2 Dimensões).

 

Bibliografia: Baugh, P. J., Gas Chromatography: A Practical Approach, Oxford University Press, USA, 1994.
Collins, C.H.; Braga, G.L.; Bonato, P.S., Fundamentos de Cromatografia, 1ª ed. Editora da Unicamp,Campinas, 2006.
Lieberman, M., Marks, A.D. Marks’ Basic Medical Biochemistry.3º ed., Lippincott Willians& Wilkins, 2008.
Voet, D., Voet ,J.G. Biochemistry. 3º ed., Wiley, 2004.
Mondello, L.; Lewis, A. C.; Bartle, K. D., Multidimensional Chromatography, John Wiley & Sons, Inc, Chichester, England, 2002.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

5.9) Modelos Comportamentais em Pesquisa Pré-Clínica: 4 créditos (68 horas)

Códigos: D000400

Ementa: Propiciar informações e habilidades para operacionalizar protocolos comportamentais na pesquisa pré-clinica. Serão estudados e apresentados protocolos de investigação in vivo como convulsão, ansiedade, depressão e memória.

Bibliografia: Hales, CA, Stuart SA, Anderson MH, Robinson, ES Modelling cognitive affective biases in major depressive disorder using rodents. Br J Pharmacol. doi: 10.1111/bph.12603, 2014.  Reddy DS, Kuruba R.Experimental models of status epilepticus and neuronal injury for evaluation of therapeutic interventions. Int J Mol Sci. 2013, 14(9):18284-318. Vogel h (ed.). Drug discovery and evaluation: pharmacological assays. 3a ed. Springer-verlag: Alemanha, 2008.  Heinrichs SC, Seyfried TN. Behavioral seizure correlates in animal models of epilepsy: a road map for assay selection, data interpretation, and the search for causal mechanisms. Epilepsy Behav. 2006, 8(1):5-38. Dudchenko PA. An overview of the tasks used to test working memory in rodents. Neurosci Biobehav Rev. 2004,28(7):699-709. Lapa AJ, Souccar C, Lima-Landman MTR, Lima TCM. Métodos de Avaliação da atividade farmacológica de plantas medicinais. Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento-CYTED, 2001. Hardman JG, Limbird LE, Molinoff PB, Ruddon RW, Gilman AG (Ed.). Goodman & Gilman. The Pharmacological Basis of Therapeutics. McGraw Hill: EUA, 2000. Trabalhos originais atuais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional.

 

5.10) Neurofarmacologia: 3 créditos (51 horas)

Código: 0028056

Ementa: Estudo dos fundamentos de Neurofarmacologia, conceitos básicos sobre ensaios farmacológicos, farmacocinética e farmacodinâmica, ação de fármacos no sistema nervoso central, fármacos para doenças neurodegenerativas.

 

Bibliografia: Fundamental Neuroscience (2ª edição) Squire L, Bloom F, McConnell S, Roberts J, Spitzer N & Zigmond M. Academic Press, 2002.
Basic Neurochemistry: Molecular, Cellular and Medical Aspect (7ª edição) Siegel G, Hines E, Albers R & Price D. Academic Press, 2005.
Goodman & Gilman: Bases farmacológicas da terapêutica. Editora Guanabara, última edição disponível.
Rang, H.P. e Dale, M.M. (2007) Farmacologia, Guanabara Koogan.
Fuchs, F.D. e Wannmacher,L. (2000) Farmacologia Clínica – Fundamentos da Terapêutica racional, Guanabara Koogan, 2a edição.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

5.11) Neuroquímica: 4 créditos (68 horas)

Código: 1658027

Ementa: Estudo dos fundamentos de Neuroquímica, conceitos básicos sobre organização, desenvolvimento, plasticidade, comunicação e sistemas de transdução de sinal no Sistema Nervoso Central.

 

Bibliografia: Bignami, A. and Dahl, D. Glial cells in the central nervous system and their reaction to injury. Austin, London, 1994.
Kettenman, H.; and Ranson, B.R. Neuroglia, 1996.
Peters, A.; Palay, S.L.; Webster, H.F. The fine structure of the nervous system. Neurons and their aupplying cells. 3 ed. New York, Oxford, 1991.
Fundamental Neuroscience – Zigmond, Bloom, Landis, Roberts and Squire – Academic Press. Neuroscience – Exploring the Brain – Bear, Connors and Paradiso – Williams & Wilkins. Kandel E, et al., Principles of Neural Sciences. (4th Ed), McGraw-Hill, 2000.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional.

 

5.12) Química Bioanalítica e Ambiental: 4 créditos (68 horas)

Código: 158117

Ementa: Elementos químicos em sistemas biológicos – Essencialidade e Toxicidade. Métodos de extração, homogeneização e preparação de amostras a partir de material biológico. Técnicas analíticas aplicadas à análise e detecção de biomoléculas. Validação de novos métodos bioanalíticos.

 

Bibliografia: Frausto da Silva, J.J., Williams, R.J. The Biological Chemistry of the Elements (The Inorganic Chemistry of Life), 1991, Clarendon Press, Oxford.
Manz, A., Pamme, N., Iossifidis, D. Bioanalytical Chemistry, Imperial College Press (2004).
Skoog, D.A., West, D.M., Holler, F.J., Crouch, S.R. Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 8ª Edição norte-americana, Editora Thomson, São Paulo-SP, 2006.
Jackson, P.E. Principles and practice of modern chromatographic methods. London: Academic Press, 1994.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

5.13) Química Orgânica de Fármacos: 4 créditos (68 horas)

Código: 1658029

Ementa: Estudar os fármacos de origem mineral, sintética e semi-sintética. Proporcionar o conhecimento teórico relacionado com o planejamento e obtenção de novos fármacos. Estratégias da quimioterapia incluindo as ferramentas da química medicinal como bioisosterismo, hibridação molecular e simplificação molecular serão abordadas. A disciplina também estuda a rota sintética de fármacos antimaláricos, anti-HIV, antiinflamatórios, antimicrobianos, tuberculostáticos, entre outros

 

Bibliografia: Barreiro, E.J., Fraga, C.A.M. Química medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos. 2° edição. Artmed Editora, 2006.
Handbook of Pharmaceutical Substances 4° edição. 2000.
Patrick, G.L. An introduction to medicinal chemistry, 2nd ed., University Pren, Oxford, 2001. Physicians’ Desk Reference, 54th ed., Medical economics Company Inc., Montvale, 2000.
Foye, W.O., Ed. Principles of medicinal chemistry, 5th ed., Lea & Febiger, Philadelphia, 2002
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

5.14) Radicais Livres em Nível Biológico: 2 créditos (34 horas)

Código: 1658030

Ementa: A disciplina aborda os processos de formação de espécies reativas, bem como a avaliação dos processos antioxidantes e métodos de detecção de radicais livres. Além disso, busca relacionar o papel do estresse oxidativo e dano relacionado ao desenvolvimento de patologias.

 

Bibliografia: Halliwell, B.; Gutteridge, J.M.C. (2007) Free Radicals in Biology and Medicine, 4a ed., Oxford University Press.
Packer, L.; Hiramatsu, M.; Yoshikawa, T. (1996) Free Radicals in Brain Physiology and Disorders. Academic Press, Inc.
Olszewer, E. (2000) Radicais Livres em Medicina. 2ª ed., Fundo Editorial BYK. São Paulo.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

5.15) Tecnologia em Biodiesel: 4 créditos (68 horas)

Código: 178082

Ementa: Estudar os conceitos e aspectos da aplicação nos setores de produção em biodiesel, síntese metodologias de análise. Também serão ressaltados os seguintes conteúdos: Aspectos sociais do biodiesel; Normas da ANP (Agência Nacional do Petróleo); Reatores de biodiesel; Catálise do biodiesel, homogênia e heterogênia; Caracterização do biodisel via Cromatografia Gasosa (CG); Análises físico-química do biodiesel.

 

Bibliografia: Demirbas, A.; Biodiesel, Springer, Londres: 2008.
Manual de Biodiesel, ed. Knothe, G.; Gerpen, J.V.; Krahl, J.; Ramos, L.P..Edgar Blücher: São Paulo, 2006.
Speight, J.G.; Synthetic Fuels Handbook: properties, process, and performance,Nova Iorque, 2008.
Biofuels for Transportation, Worldwatch Institute, Earthscan: Londres, 2007.
Publicações recentes em revistas científicas períodicas: Biofuel, Environmental Science and Technology,
Química Nova e Journal Brazilian Chemical Society.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

5.16)Tópicos em enzimologia: 2 créditos (34 horas)

Código: 1658034

Ementa: Estudar propriedades físico-químicas das enzimas nos organismos biológicos. Mecanismos de regulação enzimática e análise da cinética de Michaelis e Menten. Elucidar os processos e equipamentos envolvidos na obtenção industrial de enzimas. Discussão de assuntos relevantes na área de enzimologia.

 

Bibliografia: Nelson, D.L., Cox, M.M. Lehninger Principles of Biochemistry. 5º ed., W.H. Freeman, 2008.
Lieberman, M., Marks, A.D. Marks’ Basic Medical Biochemistry. 3º ed.,Lippincott Willians & Wilkins, 2008.
Voet, D., Voet ,J.G. Biochemistry. 3º ed., Wiley, 2004.
Baynes, J.W., Dominiczak, M.H. Bioquímica Médica. 2º ed. Elsevier, 2007.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional.

 

5.17) Tópicos especiais em Bioquímica: 2 créditos (34 horas)

Código: 1658035

Ementa: Serão abordados tópicos que tenham relação com as linhas de pesquisa do Programa, principalmente enfocando assuntos pertinentes que contribuam para a formação interdisciplinar do aluno.

 

Bibliografia: Bibliografia atual relacionado ao tema abordado na disciplina.
Trabalhos originais publicados em revistas de circulação nacional e internacional.