Início do conteúdo
DISCIPLINAS ELETIVAS

DISCIPLINAS ELETIVAS MESTRADO/DOUTORADO

Análise Espectrométrica de Compostos Orgânicos: 4 créditos (68 horas)

Código: 1658054

Ementa: Esta disciplina visa ministrar ao aluno conhecimentos sobre os principais e atuais métodos físicos utilizados para isolamento e caracterização de substâncias orgânicas:espectrometria de massas, espectroscopia de absorção no infravermelho e no UV-VIS. Ressonância magnética nuclear de hidrogênio e carbono-13. Espectros uni- e bidimensional de 1H, 13C e DEPT135. RMN de outros núcleos importantes. Espectroscopia de Fluorescência e Fosforescência.

 

Bibliografia: R.M. Silverstein, F.X. Webster;Identificação Espectrometrica de Compostos Orgânico, 6ª ed. LTC- Livros Técnicos e Científicos Editora S.A., Rio de Janeiro, 1998.
D.L. Pavia, G.M. Lampman e G.S. Kriz; J.R. Vyvyan; Introdução a Espectroscopia, tradução da 4ª edição Americana, CENGAGE Learning, São Paulo, 2010.
EberhardBreitmaier, Structure Elucidation by NMR in Organic Chemistry; A Practical Guide, Third edition, Jonh Wiley & Sons, Ltd. 2002.
Breitmaier&Voelter, Carbono-13 NMR Spectroscopy, 3 rd ed., Verlag, NY, 1987.
Brown & Foote, Organic Chemistry, Second Edition, Saunders College Publishing, 1998.Lakowicz, J. R.; Principles of Fluorescence Spectroscopy. 2.Ed., Kluwer Academic/Plenum: New York. 1999.

 

Bioquímica Avançada: 04 créditos (68 horas)

Código: 1658017

Ementa: Estudar a estrutura, as propriedades químicas e o metabolismo (oxidação e biossíntese) das biomoléculas que compõem os organismos vivos: carboidratos, lipídeos e proteínas. Estudar as principais rotas do metabolismo primário e noções de biologia molecular.

 

Bibliografia: Nelson, D.L., Cox, M.M. Lehninger Principles of Biochemistry. 5º ed., W.H. Freeman, 2008.
Lieberman, M., Marks, A.D. Marks’ Basic Medical Biochemistry. 3º ed.,
Lippincott Willians & Wilkins, 2008. Voet, D., Voet ,J.G. Biochemistry. 3º ed., Wiley, 2004.

 

Biossegurança e Ética em Experimentação Animal: 02 créditos (34 horas)

Código: 1658055

Ementa: Tanto a área de Biossegurança como a de Experimentação Animal, tem acompanhado as transformações técnico-científicas no Brasil e no mundo. Esta evolução visa atender às exigências de prevenção individual, coletiva e bem-estar animal. Neste contexto, a disciplina aborda tópicos relacionados às recomendações normativas aos profissionais que atuam em laboratórios e biotérios como equipamentos, exposição a riscos, bem como descarte de resíduos e a estrutura física adequada. Em uma segunda etapa a disciplina aborda e discuti as bases éticas de bem-estar animal, com ênfase nos atuais conceitos e legislação em experimentação científica, com uso de animais, no Brasil.

 

Bibliografia: BRASIL. Ministério da Saúde. Biossegurança em Saúde: Prioridades e Estratégias de Ação. Organização Pan-Americana da Saúde. Brasília. Brasil, 2010.
BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia. Cadernos de Biossegurança Legislação. http://www.ctnbio.gov.br/upd_blob/0000/8.pdf Acesso disponível em 27/08/2011.
HIRATA, M. H.; FILHO MANCINI, J. Manual de Biossegurança. Editora Manole. São Paulo. Brasil, 2008.
TEIXEIRA, P.; VALLE, S. Biossegurança uma abordagem multidisciplinar. Editora Fiocruz. Rio de Janeiro. Brasil, 2002.
MOLINARO, E. M; MAJEROWICZ, J.; VALLE, S. Biossegurança em Biotérios. Editora Interciência. Rio de Janeiro. Brasil, 2008
FEIJÓ, A. G. S; BRAGA, L. M. G. M.; PITREZ, P. M. C. Animais na pesquisa e no ensino: aspectos éticos e técnicos. EdiPucrs. Proto Alegre, 2010.
GUIMARÃES, M. A.; MÁZARO, R. Princípios éticos e práticos dos uso de animais de experimentação. UNIFESP. São Paulo. Brasil, 2004.
ANDRADE, A.; PINTO, S. C.; OLIVEIRA, R. S. Animais de Laboratório: criação e experimentação. Editora Fiocruz. Rio de Janeiro. Brasil, 2006.
Lei n. 11.794. Procedimento para o uso científico de animais. Governo Federal. 8 de outubro de 2008.
Resolução n. 1000. Eutanásia. Conselho Federal de Medicina Veterinária. 11 de Maio 2012.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação internacional

 

Elaboração da Dissertação: 1 crédito (17 horas)

código: 1658052

A disciplina Elaboração da Dissertação corresponde ao levantamento e análise dos resultados obtidos durante o período do mestrado acadêmico. O discente realizará o levantamento bibliográfico, redigirá seus resultados e apresentará os artigos resultantes na forma da dissertação de acordo com as normas estabelecidas no regimento do programa.

 
Bibliografia: As referências utilizadas são específicas do plano de estudo e do trabalho desenvolvido pelo discente durante o mestrado.
 

Ensaios biológicos de produtos naturais, sintéticos e semi-sintéticos: 4 créditos (68 horas)

Código: 1658021

Ementa: Formas de obtenção e apresentação dos extratos-teste, identificação correta das amostras e condições de teste dos produtos a serem testados. Avaliação in vitro da eficácia do produto frente a organismos procarióticos e eucarióticos de interesse médico para ensaios biológicos. Biossegurança em laboratório de pesquisa. Utilização dos produtos na reativação do crescimento de microrganismos e nas células animais e humanos. Realização de ensaios de citotoxidade, ensaios antimicrobianos para bactérias e leveduras utilizando as técnicas de micro e macrodiluição em caldo. Introdução a metodologias envolvendo qualificação e quantificação de biofilme bacteriano e fúngico, e interpretação de resultados dos ensaios.

 

Bibliografia: Cleff M.B., Meinerz A.R.M., Lund R.G. Fitoterapia aplicada à Medicina Veterinária. In: Mário CarlosAraújo Meireles; Patrícia da Silva Nascente. (Org.). Micologia Veterinária. 01 ed. Pelotas: Editora Gráfica Universitária – PREC / UFPel, 2009, v. 01.
Freshney, R. I. (2005). “Culture of Animal Cells – A Manual of Basic Technique,” 5th/Ed. John Wiley & Sons Inc.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

Ética em Pesquisa: 2 créditos (34 horas)

Código: 1658022

Ementa: Aspectos éticos envolvidos na pesquisa em saúde. Diretrizes e normas em pesquisa em saúde. Consentimento informado. Interfaces da bioética e a ética aplicada à pesquisa em saúde. Avaliação ética de projetos de pesquisa.

 

Bibliografia: Goldim J.R. Pesquisa em Saúde: leis, normas e diretrizes. 2 ed. Porto Alegre: HCPA, 1996.
Fortes, P.A.C., Zoboli, E.L.C.P (orgs). Bioética e Saúde Pública. Edições Loyola, 2003.
Durand, G. Introdução geral à bioética. Edições Loyola, 2003.
Martins-Costa, J., Moller, L.L (orgs). Bioética e Responsabilidade, Rio de Janeiro: Forense, 2009.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

Heterociclos Aplicados à Fármacos: 4 créditos (68 horas)

Código: 178079

Ementa: Visa aprofundar os conhecimentos inerentes à compostos de alta aplicabilidade, como intermediários sintéticos e fármacos. A disciplina enfocará a nomenclatura, estrutura, síntese, reatividade e aplicação de heterociclos como fármacos.

 

Bibliografia: Clayden, Greeves, Warren & Wothers, Organic Chemistry, Oxford University Press, Oxford, 2001
Eicher, T.; Hauotman, S. The Chemistry of Heterocycles, Georg Thieme Verlag Stuttgart, New York, 1995.
Joule, A.J.; Mills, K. Heterocyclic at a Glance, Blackwell Publishing,UK, 2007.

 

Lipidômica: 6 créditos (102 horas)

Código: D000642

Ementa: Primeiramente o aluno terá uma revisão da biossíntese de lipídeos. Serão apresentados também tópicos importantes dentro da lipidômica, como a produção de fitoesteróis. E também noções básicas de cromatografia gasosa, líquida e espectrometria de massas. O discente visualizará diferentes técnicas de extração e derivatização em laboratório, com diferentes matrizes, sementes, amêndoas e algas. A parte de instrumentação será efetuada utilizando a cromatografia como ferramenta principal, onde serão estudadas a identificação de moléculas inerentes a lipidômica: fosfolipídeos, ácidos graxos, ésteres e fitoesteróis. A disciplina será ministrada no Laboratório Multiusuário de Cromatografia. Para as aulas serão disponibilizados: 2Cromatógrafos Gasosos, 1 Cromatógrafo a Gás acoplado ao Massas e 1 Cromatógrafo Líquido de Alta Eficiência.  Também serão apresentadas técnicas modernas de cromatografia aplicada a lipidômica, como a detecção de ômegas em cromatografia através da Cromatografia Líquida em 2D (2 Dimensões).

 

Bibliografia: Baugh, P. J., Gas Chromatography: A Practical Approach, Oxford University Press, USA, 1994.
Collins, C.H.; Braga, G.L.; Bonato, P.S., Fundamentos de Cromatografia, 1ª ed. Editora da Unicamp,Campinas, 2006.
Lieberman, M., Marks, A.D. Marks’ Basic Medical Biochemistry.3º ed., Lippincott Willians& Wilkins, 2008.
Voet, D., Voet ,J.G. Biochemistry. 3º ed., Wiley, 2004.
Mondello, L.; Lewis, A. C.; Bartle, K. D., Multidimensional Chromatography, John Wiley & Sons, Inc, Chichester, England, 2002.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

Modelos Comportamentais em Pesquisa Pré-Clínica: 4 créditos (68 horas)

Códigos: D000400

Ementa: Propiciar informações e habilidades para operacionalizar protocolos comportamentais na pesquisa pré-clinica. Serão estudados e apresentados protocolos de investigação in vivo como convulsão, ansiedade, depressão e memória.

Bibliografia: Hales, CA, Stuart SA, Anderson MH, Robinson, ES Modelling cognitive affective biases in major depressive disorder using rodents. Br J Pharmacol. doi: 10.1111/bph.12603, 2014.  Reddy DS, Kuruba R.Experimental models of status epilepticus and neuronal injury for evaluation of therapeutic interventions. Int J Mol Sci. 2013, 14(9):18284-318. Vogel h (ed.). Drug discovery and evaluation: pharmacological assays. 3a ed. Springer-verlag: Alemanha, 2008.  Heinrichs SC, Seyfried TN. Behavioral seizure correlates in animal models of epilepsy: a road map for assay selection, data interpretation, and the search for causal mechanisms. Epilepsy Behav. 2006, 8(1):5-38. Dudchenko PA. An overview of the tasks used to test working memory in rodents. Neurosci Biobehav Rev. 2004,28(7):699-709. Lapa AJ, Souccar C, Lima-Landman MTR, Lima TCM. Métodos de Avaliação da atividade farmacológica de plantas medicinais. Programa Iberoamericano de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento-CYTED, 2001. Hardman JG, Limbird LE, Molinoff PB, Ruddon RW, Gilman AG (Ed.). Goodman & Gilman. The Pharmacological Basis of Therapeutics. McGraw Hill: EUA, 2000. Trabalhos originais atuais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional.

 

Neurofarmacologia: 3 créditos (51 horas)

Código: 0028056

Ementa: Estudo dos fundamentos de Neurofarmacologia, conceitos básicos sobre ensaios farmacológicos, farmacocinética e farmacodinâmica, ação de fármacos no sistema nervoso central, fármacos para doenças neurodegenerativas.

 

Bibliografia: Fundamental Neuroscience (2ª edição) Squire L, Bloom F, McConnell S, Roberts J, Spitzer N & Zigmond M. Academic Press, 2002.
Basic Neurochemistry: Molecular, Cellular and Medical Aspect (7ª edição) Siegel G, Hines E, Albers R & Price D. Academic Press, 2005.
Goodman & Gilman: Bases farmacológicas da terapêutica. Editora Guanabara, última edição disponível.
Rang, H.P. e Dale, M.M. (2007) Farmacologia, Guanabara Koogan.
Fuchs, F.D. e Wannmacher,L. (2000) Farmacologia Clínica – Fundamentos da Terapêutica racional, Guanabara Koogan, 2a edição.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

Neuroquímica: 4 créditos (68 horas)

Código: 1658027

Ementa: Estudo dos fundamentos de Neuroquímica, conceitos básicos sobre organização, desenvolvimento, plasticidade, comunicação e sistemas de transdução de sinal no Sistema Nervoso Central.

 

Bibliografia: Bignami, A. and Dahl, D. Glial cells in the central nervous system and their reaction to injury. Austin, London, 1994.
Kettenman, H.; and Ranson, B.R. Neuroglia, 1996.
Peters, A.; Palay, S.L.; Webster, H.F. The fine structure of the nervous system. Neurons and their aupplying cells. 3 ed. New York, Oxford, 1991.
Fundamental Neuroscience – Zigmond, Bloom, Landis, Roberts and Squire – Academic Press. Neuroscience – Exploring the Brain – Bear, Connors and Paradiso – Williams & Wilkins. Kandel E, et al., Principles of Neural Sciences. (4th Ed), McGraw-Hill, 2000.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional.

 

Química Bioanalítica e Ambiental: 4 créditos (68 horas)

Código: 158117

Ementa: Elementos químicos em sistemas biológicos – Essencialidade e Toxicidade. Métodos de extração, homogeneização e preparação de amostras a partir de material biológico. Técnicas analíticas aplicadas à análise e detecção de biomoléculas. Validação de novos métodos bioanalíticos.

 

Bibliografia: Frausto da Silva, J.J., Williams, R.J. The Biological Chemistry of the Elements (The Inorganic Chemistry of Life), 1991, Clarendon Press, Oxford.
Manz, A., Pamme, N., Iossifidis, D. Bioanalytical Chemistry, Imperial College Press (2004).
Skoog, D.A., West, D.M., Holler, F.J., Crouch, S.R. Fundamentos de Química Analítica, Tradução da 8ª Edição norte-americana, Editora Thomson, São Paulo-SP, 2006.
Jackson, P.E. Principles and practice of modern chromatographic methods. London: Academic Press, 1994.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

Química Orgânica de Fármacos: 4 créditos (68 horas)

Código: 1658029

Ementa: Estudar os fármacos de origem mineral, sintética e semi-sintética. Proporcionar o conhecimento teórico relacionado com o planejamento e obtenção de novos fármacos. Estratégias da quimioterapia incluindo as ferramentas da química medicinal como bioisosterismo, hibridação molecular e simplificação molecular serão abordadas. A disciplina também estuda a rota sintética de fármacos antimaláricos, anti-HIV, antiinflamatórios, antimicrobianos, tuberculostáticos, entre outros

 

Bibliografia: Barreiro, E.J., Fraga, C.A.M. Química medicinal: as bases moleculares da ação dos fármacos. 2° edição. Artmed Editora, 2006.
Handbook of Pharmaceutical Substances 4° edição. 2000.
Patrick, G.L. An introduction to medicinal chemistry, 2nd ed., University Pren, Oxford, 2001. Physicians’ Desk Reference, 54th ed., Medical economics Company Inc., Montvale, 2000.
Foye, W.O., Ed. Principles of medicinal chemistry, 5th ed., Lea & Febiger, Philadelphia, 2002
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

Radicais Livres em Nível Biológico: 2 créditos (34 horas)

Código: 1658030

Ementa: A disciplina aborda os processos de formação de espécies reativas, bem como a avaliação dos processos antioxidantes e métodos de detecção de radicais livres. Além disso, busca relacionar o papel do estresse oxidativo e dano relacionado ao desenvolvimento de patologias.

 

Bibliografia: Halliwell, B.; Gutteridge, J.M.C. (2007) Free Radicals in Biology and Medicine, 4a ed., Oxford University Press.
Packer, L.; Hiramatsu, M.; Yoshikawa, T. (1996) Free Radicals in Brain Physiology and Disorders. Academic Press, Inc.
Olszewer, E. (2000) Radicais Livres em Medicina. 2ª ed., Fundo Editorial BYK. São Paulo.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

Tecnologia em Biodiesel: 4 créditos (68 horas)

Código: 178082

Ementa: Estudar os conceitos e aspectos da aplicação nos setores de produção em biodiesel, síntese metodologias de análise. Também serão ressaltados os seguintes conteúdos: Aspectos sociais do biodiesel; Normas da ANP (Agência Nacional do Petróleo); Reatores de biodiesel; Catálise do biodiesel, homogênia e heterogênia; Caracterização do biodisel via Cromatografia Gasosa (CG); Análises físico-química do biodiesel.

 

Bibliografia: Demirbas, A.; Biodiesel, Springer, Londres: 2008.
Manual de Biodiesel, ed. Knothe, G.; Gerpen, J.V.; Krahl, J.; Ramos, L.P..Edgar Blücher: São Paulo, 2006.
Speight, J.G.; Synthetic Fuels Handbook: properties, process, and performance,Nova Iorque, 2008.
Biofuels for Transportation, Worldwatch Institute, Earthscan: Londres, 2007.
Publicações recentes em revistas científicas períodicas: Biofuel, Environmental Science and Technology,
Química Nova e Journal Brazilian Chemical Society.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional

 

Tópicos em enzimologia: 2 créditos (34 horas)

Código: 1658034

Ementa: Estudar propriedades físico-químicas das enzimas nos organismos biológicos. Mecanismos de regulação enzimática e análise da cinética de Michaelis e Menten. Elucidar os processos e equipamentos envolvidos na obtenção industrial de enzimas. Discussão de assuntos relevantes na área de enzimologia.

 

Bibliografia: Nelson, D.L., Cox, M.M. Lehninger Principles of Biochemistry. 5º ed., W.H. Freeman, 2008.
Lieberman, M., Marks, A.D. Marks’ Basic Medical Biochemistry. 3º ed.,Lippincott Willians & Wilkins, 2008.
Voet, D., Voet ,J.G. Biochemistry. 3º ed., Wiley, 2004.
Baynes, J.W., Dominiczak, M.H. Bioquímica Médica. 2º ed. Elsevier, 2007.
Trabalhos originais publicados em revistas indexadas de circulação nacional e internacional.

 

Tópicos especiais em Bioquímica: 2 créditos (34 horas)

Código: 1658035

Ementa: Serão abordados tópicos que tenham relação com as linhas de pesquisa do Programa, principalmente enfocando assuntos pertinentes que contribuam para a formação interdisciplinar do aluno.

 

Bibliografia: Bibliografia atual relacionado ao tema abordado na disciplina.
Trabalhos originais publicados em revistas de circulação nacional e internacional.

Biologia Molecular I: 2 créditos (34 horas)

Código: 1650115

Ementa: Biologia molecular básica: a célula e sua constituição molecular, célula procarionte x célular eucarionte, constituintes moleculares da células, polímeros biológicos; ácidos nucléicos; síntese protéica; estrutura dos ácidos nucléicos e replicação; estrutura primária do DNA; desnaturação e renaturação; tipos de DNA; topoisomerases; estrutura do RNA; replicação do DNA; mecanismos básicos; forquilha de replicação; transcrição e tradução; processo de transcrição (iniciação, alongamento e término); enzimas polimerases; transcrição em procariotots; tradução; controle da expressão gênica de procariotos e eucariotos; noções sobre o endereçamento de proteínas. Principais técnicas utilizadas em biologia molecular – extração de DNA e RNA; quantificação de DNA e RNA; desenho de oligonucleotídeos, Reação em Cadeia da Polimerase PCR; PCR em tempo real e suas aplicações na expressão gênica; eletroforese em gel de agarose; eletroforese em gel de poliacrlamida; southern blot; northern blot; western blot; sequenciamento de DNA; aplicação da bioinformátiva utilizando o GenBank. Seminários e artigos científicos relacionados a área de Biologia Molecular.

Bibliografia: LEWIN, B. 2001. Genes VII. Editora Artes Médicas Ltda. Porto Alegre -RS.
LEHNINGER, A. L. NELSON, D. L e COX, M. M. 2000. “Principles of Biochemistry”. 3ª Edition, Worth Publitions.
ALBERT, B.; BRAY, D.; LEWIS, J. RAFF, M,; ROBERTS, K. e WATSON, J. D. “Biologia Molecular da Célula”. Artes Médicas, Ed. Porto Alegre – RS. 1997 Tradução da 3ª edição.
VOET, D.; VOET, J.; PRATT, C. 2000. Fundamentos de Bioquímica. 3ª edição. Editora Artes Médicas. Porto Alegre-RS.
DE ROBERTIS, E.M.F. & HIB, J. Bases da Biologia Celular e Molecular.2001.Editora Guanabara Koogan S.
ARNELL, J. E.; LODISH, H e BALTIMORE, D. 2005. Biologia Celular e Molecular, 5ª edição. Artmed, Porto Alegre – RS, Brasil.
GIBSON, G.; MUSE, S. V. A primer of genome science. Sunderland: Sinauer
Associates, Inc., 2002.
BROWN, T. A. Gene cloning and DNA analysis. 4. ed. Oxford: Blackwell.
ZAHA, A.; FERREIRA, H. B.; PASSAGLIA, L.M P. Biologia molecular básica.
BERG, J. M.; TYMOCZKO, J. L.; STRYER, L.. Biochemistry. 6. ed. New York.

 

Neurofarmacologia Aplicada: 4 créditos (68 horas)

Código: 1650116

Ementa: Abordar o mecanismo de ação das principais classes de fármacos que atuam no sistema nervoso bem como discutir pesquisas de vanguarda na área.

Bibliografia: Artigos científicos da área publicados em periódicos internacionais.

BRUNTON, L.L., LAZO, J.S., PARKER, K.L. Goodman & Gilman As Bases Farmacológicas da Terapêutica. McGraw-Hill, 11ª Edição, 2006.

FUCHS, F. D. & WANNMACHER, L.: Farmacologia Clínica: Fundamentos da Terapêutica Racional. 4ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010

KATZUNG, B. G.: Farmacologia Básica & Clínica. 10ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007.

HARVEY, R. A. & CHAMPE, P. C.: Farmacologia Ilustrada. 3ª ed. Porto Alegre: 2007.

RANG, H. P.; DALE, M. M.; RITTER, J. M.: Farmacologia. 6ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2007. – SILVA, P.: Farmacologia. 8ª ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2010.

PAGE, C. P.; CURTIS, M. J.; SUTTER, M. C.; WALKER, M. J. A.; HOFFMAN, B. B.: Farmacologia Integrada. São Paulo: Manole, 1999.

Neurobiologia das doenças psiquiátricas e neurodegenerativas: 4 créditos (68 horas)

Código: 12000376

Ementa: Promover a compreensão sobre as bases fisiopatológicas das doenças psiquiátricas e neurodegenerativas. Possibilitar ao aluno compreender criticamente: 1) os fundamentos de neurofisiologia, com ênfase na organização do sistema nervoso, função neural e sistemas de neurotransmissores; 2) as características biológicas das doenças psiquiátricas como transtornos de humor, transtornos de ansiedade, transtornos de personalidade, psicoses e abuso de substâncias; 3) as características biológicas das doenças neurodegenerativas tais como Doença de Alzheimer, Doença de Parkinson, Doença de Huntington, esclerose lateral amiotrófica e esclerose múltipla; 4) o estudo de diferentes características das doenças psiquiátricas e neurodegenerativas: etiologia, diagnóstico, sintomas e tratamento; 5) os modelos experimentais para o estudo das doenças.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

Ivan Izquierdo; Flavio Kapczinski; João Quevedo. Bases Biológicas dos Transtornos Psiquiátricos: Uma Abordagem Translacional. 3ª edição; Artmed;

Marcus Lira Brandão, Frederico Guilherme Graeff. Neurobiologia dos transtornos mentais. 1ª Edição; Atheneu; 2014.

Joaquim Pereira Brasil Neto; Osvaldo M. Takayanagui. Tratado de Neurologia da Academia Brasileira de Neurologia. 1ª edição; Elsevier; 2013.

Paulo H. F. Bertulucci; Henrique Ballalai Ferraz; Orlando G. P. Barsottini; José Luiz Pedroso. Neurologia: Diagnóstico e Tratamento. 2 ª edição; Editora Manole LTDA; 2016.

Mark F. Bear; Barry W. Connors; Michael A. Paradiso. Neurociências – Desvendando o Sistema Nervoso. 3ª edição, Artmed; 2008.

Eric R. Kandel, James H. SChwartz, Thomas M. Jessell, Steven A. Siegelbaum, A. J. Hudspeth. Princípios de Neurociências. 5ª edição; Artmed; 2014.

Dale Purves, George J. Augustine, David Fitzpatrick. Neurociências. 4ª edição; Artmed; 2010.

Artigos de cunho científico, clássicos e recentes, sobre tópicos destas doenças serão selecionados a cada oferta de disciplina e terão como base de busca eletrônica: periódicos CAPES, Scielo, Pubmed, ISI web of Science, etc.

 

Bioquímica e Bioprospecção na Escola: 6 créditos (102 horas)

Código: 12000419

Ementa: A disciplina visa introduzir o aluno no ensino básico para popularizar a ciência e o método científico por meio de ações junto a professores e alunos da rede de ensino. A disciplina também visa incentivar a adoção do método científico e de atividades práticas, estimular a adoção de alternativas pedagógicas para melhorar o ensino nas escolas de ensino básico, estimular o desenvolvimento da experimentação nas escolas, elaborar material didático para publicação e distribuição; possibilitar a ampliação da visão dos educandos e educadores em relação às ciências e às diferentes formas de interação entre os diversos ramos do conhecimento, proporcionar a interação de professores e alunos da educação básica com a comunidade universitária de diferentes áreas do conhecimento, possibilitar oportunidades para manipulação de equipamentos científicos e a realização de experimentos científicos, contribuir com o processo educacional no país, despertando o interesse dos alunos da rede pública para as carreiras científicas e tecnológicas.

Bibliografia: NELSON, D.L. & COX, M.M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. São Paulo: Artmed, 6 ed., 2014

CALIL, P. Metodologia do ensino de biologia e química: O professor-pesquisador no ensino de ciências, Intersaberes, 1 ed., 2016.

BORGES, T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de ensino de Física, Florianópolis, SC, v. 19, n. 13, 2002.

Sítios especializados em busca de artigos científicos: Biblioteca virtual em saúde, Google acadêmico, Periódicos CAPES, Pubmed, Scielo, Science Direct, Scirus

 

Elaboração da Tese: 01 crédito (17 horas)

Código: 1650035

Ementa: A disciplina Elaboração da Tese corresponde ao levantamento e análise dos resultados obtidos durante o período do doutorado. O discente realizará o levantamento bibliográfico, redigirá seus resultados e apresentará os artigos resultantes na forma da uma Tese de acordo com as normas estabelecidas no regimento do programa.

Bibliografia:

Bibliografia atual referente ao assunto da tese.

 

Biologia Molecular II – técnicas e aplicações: 3 créditos (51 horas)

Código: 12000386

Ementa: Conhecimento de Biologia molecular básica. Principais ferramentas utilizadas na prática de biologia molecular – preparação de reagentes; extração de DNA e RNA; quantificação de DNA e RNA; desenho de oligonucleotídeos, Reação em Cadeia da Polimerase PCR; enzimas de restrição, clonagem molecular, PCR em tempo Real e suas aplicações na expresão gênica; eletroforese em gel de agarose; eletroforese em gel de poliacrilamida; southern blot; northern blot; western blot; sequenciamento de DNA e aplicação da bioinformática utilizando o GenBank.

Bibliografia:

ALBERT, B.; BRAY, D.; LEWIS, J. RAFF, M,; ROBERTS, K. e WATSON, J. D. “Biologia Molecular da Célula”. Artes Médicas, Ed. Porto Alegre – RS. 1997 Tradução da 3ª edição.

LEWIN, B. 2001. Genes VII. Editora Artes Médicas Ltda. Porto Alegre -RS.

LODISH, H.; BALTIMORE, D.; BERK, A.; ZIPURSKY, S.L.; MATSUDAIRA, P. & DARNELL, J. Molecular Cell Biology. Scientific American Books, Nova Iorque, 2000.

SAMBROOK, J. & RUSSEL, D. W. Molecular Cloning – A Laboratory Manual 3rd ed. Cold Spring Harbor, Cold Spring Harbor Laboratory Press, 2001.

ZAHA, A.; FERREIRA, H. B.; PASSAGLIA, L.M P. Biologia molecular básica. 2003