Início do conteúdo
Linhas de Pesquisa

BIOENSAIOS

Descrição:

Envolve estudos que visam à avaliação biológica/farmacológica de substâncias oriundas de produtos naturais e/ou de origem sintética em diferentes modelos experimentais, como modelos animais de doenças neurológicas, metabólicas e inflamatórias. Esta linha de pesquisa visa ainda, a identificação de potenciais agentes antioxidantes, antineoplásicos, antivirais, antibacterianos, antifúngicos, antiparasitários, entre outros de importância na área de saúde humana e animal.

Data de Início: 01/01/2013

SUBSTÂNCIAS BIOATIVAS

Descrição:

Aplicacao dos estudos de modelagem molecular e ferramentas da quimica medicinal, como bioisosterismo, hibridacao e simplificacao molecular, para o planejamento e obtencao de substancias de origem sintetica ou semissintetica com potencial acao bioquimica, farmacologica e/ou toxicologica. A linha envolve a sintese organica de substancias com potencial acao biologica.

Data de Início: 03/03/2015

TOXICOLOGIA

Descrição:

A linha busca estudar a proteção do ambiente através de questões de contaminação ambiental por substâncias químicas e físicas, e o conhecimento do impacto ambiental, e das suas relações, diretas e indiretas. Também visa estudos de substâncias menos agressivas ao ser humano, que não ofereçam efeitos citotóxicos ou mutagênicos a organismos vivos, ou que venham a biorremediar o meio ambiente e estudos de interferentes poluentes e contaminantes. Além disso, estuda o desenvolvimento de métodos analíticos para determinação de metais e não metais de interesse nutricional ou toxicológico, bem como o desenvolvimento de métodos para a análise de especiação química aplicada à toxicologia.

Data de Início: 01/01/2013