Início do conteúdo
Histórico do Programa

O Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio) iniciou suas atividades em 2011, em nível de mestrado com nota CAPES 3, apresentando duas Linhas de Pesquisa: Bioensaios e Toxicologia. No final de 2014, a CAPES aprovou a ampliação do programa para o nível de Doutorado e, desta forma, em 2015 ocorreu o ingresso da primeira turma. Com o início do programa de doutorado foi criada uma nova linha de pesquisa denominada Substâncias Bioativas.

Dentro deste contexto, o objetivo do PPGBBio é formar recursos humanos qualificados, que estejam atualizados e instrumentalizados para enfrentar o desafio de participar ativamente do processo ensino-aprendizagem e da construção de conhecimento com base em evidências. Ressalta-se a importância do desenvolvimento destas linhas de pesquisa na UFPel, tendo em vista que estão contemplados aspectos relevantes como a valorização das fontes naturais de matérias-primas, o desenvolvimento de novos fármacos e materiais, o desenvolvimento de métodos de análise e a caracterização de substâncias, entre outros, que podem ser estudados em modelos experimentais in vitro e/ou in vivo. Desta forma, as linhas de pesquisa do programa possuem interligação, caracterizando a interdisciplinaridade do curso.

O corpo docente permanente do programa constitui-se por docentes com formação nas áreas de biologia, bioquímica, biotecnologia, farmácia, medicina veterinária, odontologia e química. A maioria destes docentes realizou sua formação em Programas de Pós-Graduação conceituados e consolidados da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e da própria UFPel.

O PPGBBio tem por finalidade a formação acadêmica qualificada de mestres e doutores com uma visão integrada e multidisciplinar. Busca-se a formação de profissionais aptos a produzir e disseminar conhecimento, realizar pesquisa de interesse científico e/ou tecnológico, elaborar e executar projetos, além de capacitar para o gerenciamento de trabalho em equipe e estimular o empreendedorismo. O programa permite capacitar alunos de graduação e pós-graduação de cursos da UFPel, bem como de outras instituições de ensino, com a formação voltada para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Ciências Biológicas II.

Especificamente, o egresso da Linha 1 – Bioensaios, obterá o conhecimento para a realização de ensaios bioquímicos que envolvam a ação biológica de produtos de origem sintética e/ou natural. O egresso da Linha 2 – Toxicologia, terá o conhecimento em toxicologia no sentido de avaliação de substâncias naturais e/ou sintéticas no seu aspecto tecnológico e a determinação do impacto ambiental de substâncias. O egresso da Linha 3 – Substâncias Bioativas, terá o conhecimento do planejamento e obtenção de substâncias químicas com potencial ação bioquímica, biológica e farmacológica, através do desenvolvimento de produtos de aplicação no setor da saúde, alimentos ou farmacêutico. Assim, pode-se destacar que:

– O Mestre egresso das distintas linhas do PPGBBio estará apto a ingressar em cursos de doutorado, bem como a atuar no ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica na área de conhecimento. Além disso, o mestre poderá contribuir atendendo as demandas da sociedade e comunidade científica.

– O Doutor egresso das distintas linhas do PPGBBio estará apto a atuar na coordenação de atividades de ensino, pesquisa, inovação tecnológica e extensão no Brasil e no exterior, assim como produzir e divulgar conhecimentos na área de bioquímica e bioprospecção. Ainda, o egresso poderá atuar na indústria e/ou em instituições de ensino e pesquisa, transmitindo o conhecimento adquirido à sociedade e comunidade científica em geral.