Início do conteúdo
Objetivos e Missão

Objetivo Geral:

O Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio), em consonância com o Projeto de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPel, tem como objetivo formar recursos humanos qualificados voltados para a pesquisa e o ensino, bem como, para o desenvolvimento tecnológico e a inovação.

Objetivos Específicos:

  • Qualificar os discentes para elaborar e executar projetos, orientar alunos de graduação, além de produzir e disseminar conhecimento dentro da área do programa, permitindo a concessão do grau de Mestre e/ou Doutor em Ciências com área de concentração em Bioquímica e Bioprospecção.
  • Qualificar os egressos do Curso de Mestrado do PPGBBio tornando-os aptos a ingressar em cursos de doutorado, bem como a atuarem no ensino e na pesquisa na área de conhecimento.
  • Formar doutores capacitados para a inserção em Instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão e em Centros de Pesquisa no Brasil e no exterior.
  • Produzir e divulgar conhecimentos na área de Bioquímica e Bioprospecção na forma de artigos científicos, livros, capítulos de livros e/ou patentes.
  • Transmitir o conhecimento adquirido com a pesquisa e/ou inovação à comunidade por meio de projetos de extensão, desenvolvimento de materiais científico-pedagógico e atenção à educação básica.
  • Proporcionar um ambiente adequado para as atividades de graduandos e pós-graduandos de diferentes áreas, por meio de sua inserção nos grupos de pesquisa do PPGBBio como forma de incrementar sua formação acadêmica de maneira interdisciplinar.
  • Atender as metas propostas pelo PDI da UFPel no que diz respeito a formação de recursos humanos qualificados e aprimoramento da infraestrutura existente para as atividades de ensino e pesquisa.

Missão

O Programa de Pós-graduação em Bioquímica e Bioprospecção (PPGBBio) tem por missão a formação acadêmica qualificada de mestres e doutores com uma visão integrada e multidisciplinar.

Dentro da missão e dos objetivos do PPGBBio busca-se a formação de profissionais aptos a produzir e disseminar conhecimento, realizar pesquisa de interesse científico e/ou tecnológico, elaborar e executar projetos, além de capacitar para o gerenciamento de trabalho em equipe e estimular o empreendedorismo. O programa permite capacitar alunos de graduação e pós-graduação de cursos da UFPel, bem como de outras instituições de ensino, com a formação voltada para a pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação na área de Ciências Biológicas II.
Especificamente, o egresso da Linha 1 – Bioensaios, obterá o conhecimento para a realização de ensaios bioquímicos que envolvam a ação biológica de produtos de origem sintética e/ou natural. O egresso da Linha 2 – Toxicologia, terá o conhecimento em toxicologia no sentido de avaliação de substâncias naturais e/ou sintéticas no seu aspecto tecnológico e a determinação do impacto ambiental de substâncias. O egresso da Linha 3 – Substâncias Bioativas, terá o conhecimento do planejamento e obtenção de substâncias químicas com potencial ação bioquímica, biológica e farmacológica, por meio do desenvolvimento de produtos de aplicação no setor da saúde, alimentos ou farmacêutico. Assim, pode-se destacar que:
– O Mestre egresso das distintas linhas do PPGBBio estará apto a ingressar em cursos de doutorado, bem como a atuar no ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica na área de conhecimento. Além disso, o mestre poderá contribuir atendendo as demandas da sociedade e comunidade científica.
– O Doutor egresso das distintas linhas do PPGBBio estará apto a atuar na coordenação de atividades de ensino, pesquisa, inovação tecnológica e extensão no Brasil e no exterior, assim como produzir e divulgar conhecimentos na área de bioquímica e bioprospecção. Ainda, o egresso poderá atuar na indústria e/ou em instituições de ensino e pesquisa, transmitindo o conhecimento adquirido à sociedade e comunidade científica em geral.