Início do conteúdo

Pesquisadora do PPGBBio é eleita para a Academia Brasileira de Ciências

A docente permanente e ex-coordenadora do PPGBBio, Professora Ethel Antunes Wilhelm, está entre os jovens cientistas de excelência eleitos como novos membros afiliados para representar a Região Sul na Academia Brasileira de Ciências (ABC) no período de 2023 a 2027.

Após Assembleia Geral Ordinária realizada em 01/12/2022, a Diretoria da ABC divulgou o resultado das eleições para membros titulares, correspondentes e afiliados. Todos os eleitos tomaram posse no dia 1º de janeiro de 2023. Os membros titulares e correspondentes receberão seus diplomas no dia 10 de maio de 2023, durante a Reunião Magna da ABC. Os membros afiliados terão suas cerimônias de diplomação associadas à simpósios científicos em cada região, para que apresentem suas pesquisas, em datas que serão agendadas futuramente.  Os membros afiliados são jovens pesquisadores de excelência, com até 40 anos, eleitos para atuarem por um período de cinco anos, não renováveis.

A Professora Ethel é docente permanente no PPGBBio desde 2014 e atuou como coordenadora adjunta e coordenadora do Programa de 2015 a 2020. A docente lidera o Laboratório de Pesquisa em Farmacologia Bioquímica e desenvolve projetos que almejam elucidar o envolvimento de enzimas antioxidantes e de fatores de risco na nocicepção e doenças inflamatórias, bem como, evidenciar o efeito terapêutico de moléculas antioxidantes nestas doenças.

Para a Professora Ethel esta distinção representa o reconhecimento do trabalho de um grupo de pesquisadores jovens que tem acreditado na ciência e desenvolvido pesquisas de qualidade e relevância social. Para ela é um reconhecimento que motiva e que serve de inspiração, em especial, para meninas e mulheres que almejam a carreira científica. “Tenho grande satisfação em ter sido eleita e entendo esta indicação como uma grande responsabilidade, uma vez que representarei os jovens pesquisadores da nossa região, o PPGBBio e a UFPel” disse a docente.

O PPGBBio parabeniza a Professora Ethel Antunes Wilhelm por este reconhecimento e deseja que seja um período de muitas conquistas e avanços científicos.