Palestra “Neuropatia Diabética: Fisiopatologia e Modelo de Indução por Estreptozotocina em Roedores”

Convidamos todos a prestigiarem a palestra que será realizada junto às disciplinas de Seminários I, II, III e IV no dia  09/09/2019, às 14h. Abaixo seguem informações do evento.

Título da Palestra:

Palestrante:

Aluno Guilherme Teixeira Voss

Resumo:

O diabetes mellitus (DM) é uma doença metabólica caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia). Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas células beta pancreáticas. O quadro de hiperglicemia por períodos prolongados nos portadores de DM pode ocasionar várias complicações como cegueira, acidente vascular cerebral (AVC), complicações cardíacas, renais e dentre estas a mais comum é a neuropatia diabética (ND).

A ND é um problema comum e muito prevalente, representando um considerável encargo social e econômico em todo o mundo. A intensa e persistente dor da ND caracterizada por seu difícil tratamento na clínica, afeta profundamente o humor, a personalidade e as relações sociais, causando assim um grande impacto na qualidade de vida dos portadores.

Esta patologia é ocasionada através de um quadro de hiperglicemia por períodos prolongados que irão danificar os nervos dos portadores de DM, desta forma advém de danos tanto no sistema nervoso central como no sistema nervoso periférico. Diferentemente da dor nociceptiva, que é tratada com anti-inflamatórios e analgésicos de venda livre, a ND é tratada com medicamentos utilizados para outras doenças que afetam o sistema nervoso, que por sua vez apresentam diversos efeitos colaterais.

Desta forma, protocolos experimentais utilizando animais, como o da estreptozotocina (STZ), podem ser realizados para o estudo de DM e suas complicações. Neste sentido, este protocolo experimental se torna adequado para o estudo da ND, podendo ser útil para busca de novos tratamentos que visam aliviar e tratar os sintomas desta doença, além disto, também pode ser utilizado para a melhor compreensão da fisiopatologia desta doença.