Palestra: “Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na UFPel”

O PPGBBio convida a todos para apreciar a palestra que será realizada junto às disciplinas de Seminários I, II, III e IV. Abaixo, segue a programação do evento:

• Título: Desenvolvimento Tecnológico e Inovação na UFPel;
  • Palestrante: Prof. Dr. Vinicius Farias Campos;
  • Horário: 26/08/2019,  às 14h00;
  • Resumo: No Brasil, desde 2004 com a primeira Lei de Inovação a qual instituiu a figura do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) é que o tema da inovação se difundiu nas universidades. Estes núcleos, existentes nas mais importantes universidades do mundo, têm por missão aproximar as pesquisas desenvolvidas nas universidades do setor empresarial e também estimular a geração de empresas de base tecnológica, as chamadas Startups. Na UFPel, a incubadora de base tecnológica Conectar iniciou suas atividades em 2015 e atualmente possui diversas empresas incubadas. A UFPel tem estado nos últimos 4 anos entre os TOP 20 depositantes de patentes no país, produzindo mais tecnologias que a maioria das empresas do Brasil e cerca de 13 anos após a criação do NIT da UFPel já foram geradas mais de 180 patentes. Na UFPel, nos últimos anos, diversas ações têm sido propostas e implementadas com vistas a ampliar a cultura de empreendedorismo, desenvolvimento tecnológico e inovação.