Coordenadora realiza palestra “Elas na Ciência: Desafios e Perspectivas da Atuação Feminina na Química” em Canoas/RS

“Elas na Ciência: Desafios e Perspectivas da Atuação Feminina na Química” foi o tema da palestra ministrada pela professora Márcia Foster Mesko, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção-CCQFA-UFPel, no último dia 08 de maio, na ULBRA – Canoas.

A professora Márcia Foster Mesko, do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos, da UFPel, e atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção, proferiu a palestra “Elas na Ciência: Desafios e Perspectivas da Atuação Feminina na Química” para os docentes e discentes dos cursos de Licenciatura em Química, Física e Matemática, da universidade Luterana do Brasil (ULBRA), campus Canoas, no último dia 08 de maio. Também participaram do evento discentes e docentes dos cursos de Química Industrial e Engenharia Química, além dos pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Ciências. A temática sobre a atuação das mulheres na ciência vem sendo mundialmente discutida, e a docente da UFPel destacou a brilhante iniciativa do grupo da ULBRA em promover este debate.

A docente destacou que apresentou as assimetrias de gênero ainda existentes nas diversas áreas da ciência, dando destaque especial para a Química no Brasil, e apontou algumas ações que promoveram e proporcionaram uma maior atuação das mulheres na ciência nos últimos anos. As discussões relacionadas às novas ações que possam impactar na equidade de gênero nas ciências, especialmente nas ciências exatas e engenharias, contou com grande participação da audiência, relatou a professora Márcia. A docente destacou que é importante que as habilidades de cada indivíduo sejam respeitadas e que o gênero não seja um fator preponderante na escolha da profissão.

O debate foi amplo e muito rico destaca a professora e cientista da UFPel, que atualmente é uma das jovens lideranças na área de química no cenário nacional. A docente recebeu recentemente um prêmio internacional como “Jovem Pesquisadora Emergente”, de uma revista científica da Royal Society of Chemistry (Sociedade Real de Química). A pesquisadora relata que é necessário que mais mulheres estejam representadas nas áreas das ciências exatas e engenharias e, que isto, possa inspirar novos talentos para estas áreas. Ainda, a pesquisadora ressalta a importância de investimentos em ciência e tecnologia, com a manutenção da ampliação da educação pública e de qualidade, para que novos talentos possam ser captados, sem que o fator financeiro seja um limitante. A professora enfatizou o impacto das políticas públicas, que vão desde o investimento em creches até a ampliação das vagas nas Universidades públicas e Programas de Pós-Graduação, para que as mulheres tenham mais oportunidades de construir uma carreira profissional.

A professora Márcia destacou dentre as ações em que está envolvida, o projeto que está coordenando na UFPel, fomentado pelo CNPq, intitulado “Meninas na ciência: o uso de temas motivadores para atrair novos talentos para a química”, que está sendo desenvolvido na Escola Municipal Margarida Gastal, do município do Capão do Leão. A oportunidade de desenvolver este projeto está sendo um grande desafio, mas com certeza muito gratificante para mim e o grupo de pesquisa que eu coordeno. É uma oportunidade de incentivar e inspirar jovens talentos para o interesse pela ciência, afirma a pesquisadora. A pesquisadora destaca que os alunos de Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-Doutorado, que fazem parte de seu grupo de pesquisa, estão bastante envolvidos com as atividades propostas no projeto. O grupo de pesquisa do Laboratório de Controle de Contaminantes em Biomateriais (LCCBio) vem desenvolvendo métodos que atendem as demandas existentes quanto a determinação de elementos essenciais ou tóxicos, em alimentos, materiais biológicos, cosméticos, entre outras amostras de interesse industrial. Ainda, o grupo atua propondo métodos que utilizem reagentes químicos mais diluídos, assistidos por energias alternativas, como a radiação micro-ondas, e combinados com técnicas de determinação cada vez mais sensíveis. Métodos de análise mais rápidos e ambientalmente amigáveis são tendências que despertam interesse da comunidade científica assim como da indústria, que necessita atendar as legislações vigentes, afirma a professora.

Como coordenadora do PPGBBio, a professora Márcia ressalta com muito entusiasmo que o grupo de pesquisadores do PPG recentemente aprovou fomento junto à FAPERGS para a realização de um evento na UFPel para debater o papel da mulher na ciência. O evento “Elas na Ciência: A UFPel discutindo os desafios e perspectivas para a inclusão de novos talentos” será realizado em agosto e contará com a participação de conceituadas pesquisadoras no contexto nacional e internacional, sendo uma outra ação que com certeza impactará significativamente na UFPel e região, destaca a professora.

A professora Márcia faz parte do corpo docente do Bacharelado em Química Forense e Bacharelado em Farmácia, da UFPel, e atua como pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção e no Programa de Pós-graduação em Química.