Palestra: “O uso de novas abordagens na investigação das relações, estrutura-função e interações receptor-ligante, relacionadas ao receptor peptídico liberador de gastrina (GRPR)”

O PPGBBio convida a todos para apreciar a palestra que será realizada junto às disciplinas de Seminários I, II, III e IV. Abaixo, segue a programação do evento:

• Título: O uso de novas abordagens na investigação das relações, estrutura-função e interações receptor-ligante, relacionadas ao receptor peptídico liberador de gastrina (GRPR);
  • Palestrante: Prof.ª Dra. Liciane Fernandes Medeiros;
  • Horário: 1º/04/2019,  às 14h00;
  • Resumo: A palestra versará sobre o papel de diferentes resíduos de aminoácidos presentes no receptor GRPR utilizando a técnica mutagênese sítio-dirigida, bem como, as vias de sinalização moduladas pela ativação do GRPR frente a administração de diferentes ligantes peptídicos e não-peptídicos. Dentro do contexto, será importante ressaltar, a mobilização de cálcio intracelular por métodos fluorimétricos, a internalização de receptor por meio de ‘high content imaging’ e interações arrestina-receptor por meio de complementação de fluorescência biomolecular (Bimolecular Fluorescence Complementation, BiFC). E, também, o desenvolvimento de novos ligantes GRPR fluorescentes para a realização de ensaios de binding em GRPR e mutantes.
  • Sobre a palestrante: A palestrante possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Católica de Pelotas (2003). Mestre e Doutora em Fisiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Apresenta experiência na área de farmacologia. Também realizou pós-doutorado em Medicina: Ciências Médicas-UFRGS- PDJ/CNPq e pós-doutorado na Universidade de Nottingham-Reino Unido, bolsista CAPES- Drug Discovery Program. Também foi bolsista DocFix/FAPERGS/CAPES no Laboratório de Farmacologia da Dor e Neuromodulação: Investigações pré-clínicas. Atualmente é professora do programa de pós-graduação em saúde e desenvolvimento humano da Universidade La Salle- UNILASALLE.