Início do conteúdo

Palestra: “Envolvimento dos sistemas purinérgico, colinérgico e estresse oxidativo nos distúrbios da tireoide: possível efeito protetor da quercetina”

O PPGBBio convida a todos para apreciar a palestra que será realizada junto às disciplinas de Seminários I, II, III e IV. Abaixo, segue a programação do evento:

  • Título: Envolvimento dos sistemas purinérgico, colinérgico e estresse oxidativo nos distúrbios da tireoide: possível efeito protetor da quercetina;
  • Palestrante: Dra. Jucimara Baldissarelli;
  • Horário: 18/12/2017, 14h, sala 109, prédio 31;
  • Resumo: Os hormônios tireoidianos modulam as rotas metabólicas no organismo e apresentam funções fisiológicas importantes no cérebro e sistema vascular. Distúrbios como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo estão relacionados a mudanças na função endotelial, contribuindo para maior incidência de doenças vasculares, além de possuírem relação com a formação de espécies reativas de oxigênio. No sistema nervoso central, o envolvimento dos sistemas purinérgico e colinérgico nos distúrbios tireoidianos é de grande importância. Além disso, os nucleotídeos e nucleosídeo de adenina regulam processos fisiológicos como a agregação plaquetária e o tônus vascular. A busca por alternativas que auxiliem no tratamento dos distúrbios da tireoide vem ganhando espaço, dentre elas, destaca-se a quercetina, devido às suas propriedades benéficas como neuroproteção. Assim, é de grande relevância a avaliação do efeito do tratamento com esse flavonoide na atividade das ectonucleotidases e da acetilcolinesterase em córtex cerebral de ratos com hipotireoidismo e, da avaliação do sistema purinérgico em plaquetas e biomarcadores de estresse oxidativo em modelo experimental de hipotireoidismo e hipertireoidismo e em pacientes com hipotireoidismo. Esses estudos podem ajudar a compreender as alterações metabólicas que ocorrem nos distúrbios da tireoide com envolvimento dos sistemas purinérgico e colinérgico e do estresse oxidativo, além de buscar terapias que previnam o agravamento das doenças.