Início do conteúdo

Palestra: “Tiazolidinonas: uma possível nova modalidade terapêutica para o tratamento de tumores cerebrais”

O PPGBBio convida a todos para apreciar a palestra que será realizada junto às disciplinas de Seminários I, II, III e IV. Abaixo, segue a programação do evento:

  • Título: Tiazolidinonas: uma possível nova modalidade terapêutica para o tratamento de tumores cerebrais;
    Palestrante: Dra. Elita Ferreira da Silveira (Doutora em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de Rio Grande – FURG, Mestre em Bioquímica e Bioprospecção pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL, Especialista em Metodologia do Ensino na Educação Superior pelo Centro Internacional Uninter, Bióloga pela Universidade Federal de Pelotas);
  • Horário: 23/10/2017, 14h, sala 109, prédio 31;
  • Resumo: Gliomas são tumores cerebrais que compartilham semelhanças morfológicas e de expressão gênica relacionadas às células gliais, tais como astrócitos, oligodendrócitos e seus precursores. Entre os tipos de gliomas, o glioblastoma multiforme é considerado o mais maligno e a pior forma de tumor cerebral primário. Apresentam características de extrema malignidade, sendo quase sempre infiltrativos e possuem alta capacidade angiogênica, além de estar normalmente associado à presença de um microambiente inflamatório, que contribui para a quimio/ radiorresistência, resultando em um prognóstico desfavorável para os pacientes. Dessa forma, a busca por novas opções de tratamento se faz necessária e compostos heterocíclicos como as tiazolidinonas se destacam por possuírem uma ampla gama de importantes propriedades farmacológicas. Os dados gerados nesta pesquisa reforçam a importância em estudar novos compostos a fim de verificar a ação farmacológica dos mesmos para o tratamento de diversas patologias e mostram as tiazolidinonas como uma possível nova modalidade terapêutica para o tratamento de gliomas.  Este e outros aspectos relevantes sobre as tiazolidinonas e gliomas serão tratados na referida palestra.