Início do conteúdo

Laboratório de Pesquisas Microbiológicas – Bioquímica, Biologia Molecular e Cultivo Celular (LaPeMi-BioMolcel)

Área: 25m2

O LaPeMi-BioMolcel está localizado no prédio 15, situado no Campus Capão do Leão, sendo coordenado pelo professor Rodrigo de Almeida Vaucher. As atividades de pesquisa desenvolvidas neste laboratório envolvem estudos com produtos de origem natural e nanoestruturados determinando sua toxicidade in vitro com utilização de cultura celular, expressão gênica de citocinas inflamatórias em diferentes tipos celulares e tecidos, além de estudos da atividade antitumoral, atividade antiviral, antibacteriana, antifúngica, anti-biofilme e antiparasitária de tais compostos.

Infraestrutura e equipamentos: O laboratório possui três seções distintas: a) Laboratório de Microbiologia: nesta seção são realizadas técnicas bioquímicas e microbiológicas em diferentes micro-organismos. Neste espaço também têm sido desenvolvidos estudos voltados a inibição da formação de biofilmes em modelo de Candida spp e Pseudomonas aeroginosa. Esta seção está equipada com fluxo laminar, bicos de busen, espectofotometro, microscópios ópticos, leitora de microplaca, aparelho automatizado de bioquímica e hematológico, central de osmose reversa, estufas de esterilização, estufa bacteriológica e autoclave horizontal. b) Laboratório de Biologia Molecular: nesta seção são realizadas as técnicas moleculares com a detecção de micro-organismos e avaliação da expressão gênica em procariotos e eucariotos. Esta seção está equipada com termociclador, cubas para eletroforese vertical e horizontal, equipamento de PCR em tempo-real, fluxo laminar, espectrofotômetro UV para quantificação de DNA/RNA, centrifugas de microtubos e minitubos, termobloco e DNA Workstation. c) Laboratório de Cultivo Celular: nesta seção são realizadas as técnicas de cultivo utilizando células susceptíveis a vírus (HSV-2) para determinação da atividade antiviral de compostos bioativos e linhagens de macrófagos para avaliação da atividade anti-inflamatória. Essa seção está equipada com capela de fluxo laminar, estufa de CO2, microscópio óptico e invertido.