Pianista é integrado ao quadro de servidores da UFPEL

O Centro de Artes da UFPEL contrata o seu primeiro
Técnico Administrativo em Educação com cargo de Pianista

Após anos de demandas reprimidas dos cursos de música da UFPEL, a universidade contrata o seu primeiro T.A.E. com cargo de pianista. O músico Daniel Benitz deu início às suas atividades como servidor ativo da universidade no dia 31 de agosto.

      Photo by Casey A. Cass/University of Colorado

Daniel Benitz, natural de Porto Alegre, recebeu em maio de 2015, o título de Mestre em Música pela Universidade do Colorado em Boulder. Lá, estudou e trabalhou com ênfase na colaboração vocal e instrumental. Durante o período entre 2016 e 2019, Benitz trabalhou como pianista do Coral Unisinos Anchieta e da Orquestra Unisinos Anchieta, em São Leopoldo, RS. Em 2017, Daniel e o cantor Juliano Barreto produziram e interpretaram o espetáculo musical original “Ritual Tempo Negro”, que estreou no Teatro Renascença, em Porto Alegre. Benitz atuou também como correpetidor vocal nas edições de 2017 e 2018 do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas-RS e da edição de 2018 do Festival de Inverno da UFSM, em Vale Vêneto-RS. Em 2022, Daniel atuou como pianista do pioneiro curso Ópera Estúdio promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

A atividade de colaboração pianística no meio acadêmico, incluindo a modalidade de correpetição, consiste na integração musical entre pianista e cantores ou instrumentistas no contexto da prática de Música de Câmara, e tipicamente, no desenvolvimento artístico dos músicos em formação, que recebem apoio artístico. Tendo origem na prática de ensaios e preparação de música lírica, o campo ganhou reconhecimento e notoriedade, se difundindo como um ramo profissional próprio dos pianistas.

Os cursos de música da UFPEL, mais notadamente os bacharelados em canto, violino, flauta e a licenciatura, por natureza, demandam a colaboração pianística na formação individual de seus discentes. Em componentes curriculares como os Seminários de Canto e Instrumentos, alunos praticam a apresentação dos resultados parciais de seus projetos individuais de performance em colaboração. Recitais públicos de meio e final de curso tipicamente envolvem a participação pianística, que agora passa a ser profissionalmente disponibilizada pela unidade. O PianoLab-UFPEL e a comunidade do Centro de Artes como um todo têm a satisfação  de dar boas-vindas ao novo colega!

Masterclasses de Piano – Junho de 2022

O projeto Colaboração Pianística em Prática está proporcionando aos alunos da UFPEL duas masterclasses que acontecerão nos dias 03 e 04 de junho, com os seguintes convidados:

Dr. Fernando Crespo Corvisier
(FFCLRP-USP)
Dia 03 de junho às 18h30min

&
Dra. Maria Bernardete Castelan Póvoas
(UDESC – Florianópolis)

Dia 04/06 às 18h30min

O local das atividades será o Salão Milton de Lemos do Conservatório de Música da UFPEL (R. Felix da Cunha 651).

Para efetuar inscrição, basta acessar este link e preencher o formulário. A presença, seja apenas como ouvinte, ou como executante, valerá certificado e horas de atividade complementar.

Projeto “Te Liga no CA”

O projeto “Te Liga no CA” é fruto de várias ideias que surgiram entre os servidores da secretaria do Centro de Artes, que decidiram criar um projeto de extensão para dar publicidade às ações que o CA desenvolve junto à comunidade externa, bem como, criar conteúdos explicativos que auxiliem a comunidade interna.

Acompanhe o Site Oficial do projeto e acompanhe o Perfil Oficial do Centro de Artes no Facebook.

Recepção Discentes 2022

A Coordenação do Colegiado dos Bacharelados em Música apresenta o  programação de palestras e rodas de conversa da primeira semana de atividades do semestre 2021-2.

 Programação completa

 Inscrições


SEGUNDA 07/03 – 19h – Emicida: emblema da nova condição do rap – Palestra com a Prof.ª Dr.ª Daniela Vieira dos Santos (UEL)
Mediação: Prof. Felipe Merker Castellani (UFPel) e Leu Kalunga (UFPel)


TERÇA 08/03 – 18h – Conversa com Conceição Teixeira e Leandro Maia (UFPEL)
Mediação: Alinson da Silva Alaniz


QUARTA 09/03 – 19h – Roda de conversa com egressas/os dos Bacharelados em Música: Amanda Oliveira (Ciências Musicais); Ligia Poliana (Música popular); Mayara Araújo (Flauta) e Gustavo Cunha (Composição)
Mediação: Prof.ª Daniela Moreira (UFPel)


QUINTA 10/03 – 18h – Roda de conversa com representantes do Núcleo de Gênero e Diversidade (NUGEN), do Núcleo Psicopedagógico de Apoio ao Discente (NUPADI) e do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD)
Mediação: Prof. Rafael Noleto (UFPel)


SEXTA 11/03 – 16h – Conversa com coordenadores de Grupos de pesquisa e projetos de pesquisa, ensino e extensão dos Bacharelados em Música.

Concurso UFPEL para Técnico Administrativo em Educação – Cargo “Músico: Pianista”

A Universidade Federal de Pelotas publicou o Edital 001/2022 em 04 de Fevereiro de 2022, com a abertura de concurso para Técnico Administrativo em Educação (T.A.E.) em Nível Superior (E), incluindo o cargo Músico: Pianista.

Período de Inscrições: 07/02/2022 a 06/03/2022
Inscrições foram prorrogadas até dia 13/03/2022
Último dia para pagamento das inscrições: 07/03/2022
Data da Prova Objetiva: 22/05/2022 (domingo)
Período de realização da Prova Prática: 04 a 08/06/2022

Informações detalhadas estão disponíveis no Núcleo de Gerenciamento de Concursos e Vagas.