Pianista é integrado ao quadro de servidores da UFPEL

O Centro de Artes da UFPEL contrata o seu primeiro
Técnico Administrativo em Educação com cargo de Pianista

Após anos de demandas reprimidas dos cursos de música da UFPEL, a universidade contrata o seu primeiro T.A.E. com cargo de pianista. O músico Daniel Benitz deu início às suas atividades como servidor ativo da universidade no dia 31 de agosto.

      Photo by Casey A. Cass/University of Colorado

Daniel Benitz, natural de Porto Alegre, recebeu em maio de 2015, o título de Mestre em Música pela Universidade do Colorado em Boulder. Lá, estudou e trabalhou com ênfase na colaboração vocal e instrumental. Durante o período entre 2016 e 2019, Benitz trabalhou como pianista do Coral Unisinos Anchieta e da Orquestra Unisinos Anchieta, em São Leopoldo, RS. Em 2017, Daniel e o cantor Juliano Barreto produziram e interpretaram o espetáculo musical original “Ritual Tempo Negro”, que estreou no Teatro Renascença, em Porto Alegre. Benitz atuou também como correpetidor vocal nas edições de 2017 e 2018 do Festival Internacional SESC de Música, em Pelotas-RS e da edição de 2018 do Festival de Inverno da UFSM, em Vale Vêneto-RS. Em 2022, Daniel atuou como pianista do pioneiro curso Ópera Estúdio promovido pela Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA).

A atividade de colaboração pianística no meio acadêmico, incluindo a modalidade de correpetição, consiste na integração musical entre pianista e cantores ou instrumentistas no contexto da prática de Música de Câmara, e tipicamente, no desenvolvimento artístico dos músicos em formação, que recebem apoio artístico. Tendo origem na prática de ensaios e preparação de música lírica, o campo ganhou reconhecimento e notoriedade, se difundindo como um ramo profissional próprio dos pianistas.

Os cursos de música da UFPEL, mais notadamente os bacharelados em canto, violino, flauta e a licenciatura, por natureza, demandam a colaboração pianística na formação individual de seus discentes. Em componentes curriculares como os Seminários de Canto e Instrumentos, alunos praticam a apresentação dos resultados parciais de seus projetos individuais de performance em colaboração. Recitais públicos de meio e final de curso tipicamente envolvem a participação pianística, que agora passa a ser profissionalmente disponibilizada pela unidade. O PianoLab-UFPEL e a comunidade do Centro de Artes como um todo têm a satisfação  de dar boas-vindas ao novo colega!