Correpetição em Prática

O projeto reune o ensino e o engajamento de pianistas, tanto acadêmicosda UFPel quanto da comunidade, na colaboração com discentes dos cursos de música da universidade.

Objetivo:
O projeto tem dois objetivos fundamentais: capacitar pianistas para exercerem a atividade de correpetição com qualidade e profissionalismo, e oportunizar o atendimento das demandas por correpetição do Centro de Artes da UFPEL.

Justificativa:
Os cursos de bacharelado em música da UFPel, mais notadamente as linhas de formação em canto, violino e flauta transversal, têm demandado a atuação colaborativa de pianistas na formação individual de seus discentes. A demanda tem se feito presente de forma mais explicita nas disciplinas Seminário de Canto/Instrumento, visto que é este o fórum onde os alunos apresentam os resultados parciais de seus projetos individuais de performance. Além dos Seminários, os Projetos Pedagógicos destes cursos prevêem recitais de meio e final de curso, os quais geralmente envolvem a necessidade de um pianista que colabore com o(a) aluno(a) em questão. Por último, independentemente das demandas que pressupõem a presença de pianistas colaboradores, explicitamente incorporadas aos cursos, a formação cotidiana dos discentes na prática instrumental ou vocal não se faz plena sem a colaboração de pianistas. Assim, este Projeto Unificado de Ensino vem sanar esta demanda, formando e encorajando pianistas discentes, e da comunidade, a atuarem no meio acadêmico.

Metodologia:
1. Realização de reunião com os pianistas envolvidos e professores para:
a. Estabelecer e compartilhar horários de classes e aulas semanais, especialmente Seminários;
b. Averiguar disponibilidade dos sujeitos envolvidos;
c. Estabelecer atribuições de tarefas.
2. Após as semanas letivas iniciais, os professores que demandam correpetição apresentam os repertórios pertinentes. Ajustes (eventuais remanejamentos) de pianistas são realizados.
3. É dado início às atividades. Um horário para reuniões pedagógicas é estabelecido e, ao longo do semestre, o coordenador reune os pianistas para orientações técnico-pedagógicas, resolução de problemas, e supervisão geral das atividades. As reuniões podem adquirir regularidade quinzenal ou semanal, conforme necessidade.

Indicadores, metas e resultados esperados:
Semestralmente ocorrem recitais de meio e final de curso envolvendo discentes dos cursos de música da UFPEL. Estabelecidas pelos acadêmicos dos cursos de violino, flauta transversal e canto (ao menos), estas demandas serão supridas pelos pianistas envolvidos no projeto.

Espera-se que os pianistas efetuem as atividades atribuídas com a devida dedicação e seriedade. É natural e necessário que esses acadêmicos (e colaboradores externos) conheçam suas limitações e trabalhem na melhoria de seus pontos fracos. Assim, a partir das experiências adquiridas, os pianistas devem sair mais capacitados e confiantes para desenvolver a atividade colaborativa. Anseia-se que o projeto fomente o hábito da colaboração entre estudantes, de modo a incentivar vínculos musicais independentes, e estabelecer uma cultura de suporte acadêmico, entre os discentes, às necessidades musicais individuais.