A área de Jornalismo da CCS é responsável por apurar, tratar e divulgar as informações da Universidade que possuam caráter de notícia.
Estabelece o relacionamento com veículos de comunicação, enviando material aos veículos de comunicação locais, regionais, estaduais, nacionais e segmentados, de acordo com o grau de relevância do assunto para a comunidade. Com isso, reforça a presença da Universidade na mídia e sua imagem como instituição educacional fundamental para a sociedade.
Produz, ainda, material informativo sobre as notícias da Universidade para o público interno (comunidade acadêmica), publicando notícias no portal e nas redes sociais da UFPel, e responde às demandas da imprensa quanto a pedidos de fontes, informações e posicionamentos oficiais.
Os serviços prestados pelo jornalismo envolvem dois tópicos principais: a Publicação de Notícias e a Cobertura de Evento.
1. Tópico Publicação de Notícias
A Publicação de Notícias é o serviço de produção e veiculação de matéria jornalística, para o portal da Universidade ou para divulgação na imprensa, sobre assunto relevante para o público (interno ou externo) da Universidade. A matéria jornalística pode ser publicada de duas formas: como Nota ou como Reportagem.
Na forma de nota, as informações são trazidas de maneira mais rápida e objetiva (como a divulgação de um evento, por exemplo, ou um aviso de utilidade pública, um lembrete).
Na forma de reportagem, as informações da matéria jornalística são tratadas com mais profundidade e detalhamento, trazendo, eventualmente, depoimentos de entrevistados e dados mais completos sobre o assunto (por exemplo, o resultado de uma pesquisa ou de uma ação de extensão).
Orientações básicas para Publicação de Notícias
– Não se preocupe em escrever o texto “em formato de notícia”. Esse trabalho é feito pela equipe de jornalistas. Procure responder às questões “quem, o que, como, quando, onde e por que”. Fique à vontade para acrescentar outras informações e materiais de apoio que considerar relevantes.
– Ao encaminhar fotos, anexe o arquivo em formato .jpg. Não inclua fotos dentro do arquivo de Word.
– A imagem para fins jornalísticos requer uma ação ocorrendo. Evite fotos “posadas”.
– Avalie o melhor meio para falar com as pessoas que você deseja alcançar. Muitas vezes, o tema é relevante mas de impacto restrito ao âmbito de um curso. Nesse caso, talvez o portal da Universidade não seja o canal mais adequado.
– Avalie também o grau de interesse público da notícia que você quer divulgar. Às vezes, uma notícia é muito importante, mas não é de interesse público.
– Os públicos da Universidade podem ser muitos, mas via de regra, divididos em interno e externo. O público interno são estudantes, servidores técnicos, servidores docentes, terceirizados, coordenadores, etc. ). O público externo são todos os demais, que também podem ser classificados em categorias por localização geográfica (local, regional, etc.) ou por segmentos: econômicos, políticos, sociais, escolaridade, idade, etc..
– As notícias produzidas pela CCS, que não tenham caráter exclusivamente interno, são encaminhadas aos veículos de comunicação conforme a relevância do tema. No entanto, a publicação ou não fica a cargo do veículo.
– Assuntos como aulas, visitas técnicas, publicação de artigos, participação em eventos, defesas de TCCs, dissertações e teses, por exemplo, são de extremo valor para a Universidade, mas não têm caráter de notícia: eles fazem parte do cotidiano da vida acadêmica. No entanto, o tema de um trabalho poderá virar notícia, pelo seu conteúdo (e não pela apresentação ou publicação numa revista), por exemplo.
– A pauta será redigida e publicada de acordo com as condições de produção da CCS. Por isso, é desejável que as informações sejam enviadas a CCS com pelo menos dois dias úteis de antecedência.
– Para a veiculação no boletim interno UFPel Informa (que é expedido às quintas-feiras), a informação deve chegar pelo menos até a quarta-feira.
– A notícia tem elemento de atualidade. Se houver interesse em divulgar um evento que já ocorreu, informe com a maior rapidez possível – se a situação ocorreu há uma semana, por exemplo, a notícia fica “velha”.
Em caso de dúvidas, exponha seus questionamentos no formulário de solicitação.
2 Tópico Cobertura de Eventos
ACobertura de Eventos consiste na coleta de material jornalístico (informações, fotos, entrevistas) durante a realização de um evento. É considerado evento a atividade pública de caráter científico, cultural, extensionista ou administrativo realizada ou promovida por Unidade Acadêmica ou Administrativa da Universidade, como, por exemplo: congresso, simpósio, palestra, jornada, inauguração, cerimônia de posse, ato solene, mostra, feira ou similares. Nesse caso, a organização deverá indicar qual é a atividade mais importante para contar com a presença de um jornalista (por exemplo, mesa de abertura, fala do palestrante principal ou outro ponto destacado pela organização).
Orientações básicas para Solicitação de Cobertura de Evento
– Para a cobertura de um evento, é necessário o agendamento com pelo menos dois dias úteis de antecedência.
– Ao solicitar a cobertura, envie todas as informações que você tenha sobre o evento, sobretudo aquelas que indicam local, horário, cargos e nomes das pessoas mais importantes envolvidas. Fique à vontade para acrescentar outras informações e materiais de apoio que considerar relevantes (cartaz, convites, etc.).
– Se possível, informe em qual parte do evento a presença do jornalista é mais importante.
*Para coberturas fotográficas, acesse o item “Fotografia”