02. Como ocorre o Cadastro do Usuário Externo?

O cadastro como Usuário Externo no SEI está sob a responsabilidade da pessoa natural que opera o sistema e está condicionado à aceitação, pelo interessado, das regras que disciplinam o uso do SEI. Portanto, tem como consequência a responsabilização do usuário externo pelas ações efetuadas, as quais são passíveis de apuração nas esferas administrativa, civil e penal.

O interessado em se credenciar deve preencher e enviar o Formulário de Cadastro disponível em http://wp.ufpel.edu.br/sei/. Clicar em “Cadastro de Usuário Externo”, preencher o formulário e clicar em “Enviar”.

OBSERVAÇÃO: É importante que o usuário cadastre e-mail que se refira à pessoa física. O e-mail é um dos campos chave para o cadastro, portanto vincula-se à pessoa. Um mesmo e-mail não pode ser utilizado para duas pessoas diferentes.

* Documentos necessários;

(a) Alunos, servidores aposentados e empresas cadastradas no SICAF:
– Termo de Declaração de Concordância e Veracidade, disponível em http://wp.ufpel.edu.br/sei/.

(b) Demais cadastros:
– Termo de Declaração de Concordância e Veracidade, disponível em http://wp.ufpel.edu.br/sei/;
– RG e CPF (original e cópia); e
– Comprovante de residência.

* Entrega dos documentos

(a) Alunos participantes de comissões/conselhos e docentes participantes de bancas examinadoras:

Os documentos deverão ser enviados para a unidade administrativa/acadêmica da UFPel que necessitar do cadastro de um usuário externo para fins de assinatura em documentos dos processos administrativos desta instituição. Fica como responsável o servidor desta unidade para verificar se as informações preenchidas no Termo de Declaração de Concordância e Veracidade conferem com os documentos originais, bem como a verificação da autenticidade da assinatura do usuário externo. Após, o servidor deverá, através do seu e-mail institucional, encaminhar o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade ao Núcleo de Documentação e Arquivo.

(b) Demais cadastros:

– presencialmente, para autenticação administrativa com os documentos originais;

– através de serviço postal, estando o Termo de Declaração de Concordância e Veracidade devidamente assinado e cópias dos documentos.

A documentação acima deverá ser entregue ou endereçada ao Núcleo de Documentação e Arquivo, localizado na Rua Gomes Carneiro, nº 01, bloco A, sala 101, Bairro Porto, CEP 96.010-610, Pelotas, RS. A UFPel poderá requisitar, a qualquer tempo, a apresentação do documento original, fixando prazo para cumprimento.

– ou enviados por e-mail, para cadastrosei@ufpel.edu.br.