Terapêutica para Dentes Imaturos com Polpa Não Vital: Revascularização

Therapy for immature teeth with non-vital pulp: revascularization

SILVA, Bernardo Franco; FURTADO, Mayana Peres; BARBIN, Eduardo Luiz. Terapêutica para dentes imaturos com polpa não vital: revascularização. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, 2021. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 26 jan. 2021.

O tratamento de dentes permanentes imaturos necróticos é desafiador devido à espessura reduzida das paredes dentinárias radiculares e abertura apical ampla. Objetivou-se evidenciar a atualidade, a importância e os benefícios de se discutirem abordagens clínicas para os dentes permanentes imaturos necróticos com ênfase na técnica da Revascularização do espaço pulpar com manejo endodôntico (REP), bem como apresentar alguns Protocolos Clínicos disponíveis na literatura técnica e científica odontológica e relatar benefícios e possíveis efeitos adversos, bem como alternativas de tratamento e outras informações relevantes. O método utilizado nesta pesquisa foi o de uma revisão da literatura técnica e científica com ênfase nas áreas de Endodontia e Traumatologia Dentoalveolar, com enfoque em apresentar protocolos clínicos da técnica de revascularização do espaço pulpar com manejo endodôntico. Como resultados, apresentaram-se três protocolos terapêuticos de revascularização com manejo endodôntico, sendo um com caráter histórico e dois com aspectos atuais, dois protocolos resumidos sobre apicificação, pelo meio tradicional e com “plug” de MTA, e pressupostos técnicos e científicos que sustentam tais protocolos. Pôde-se concluir, em função da literatura revisada, que os estudos científicos sobre REPs, apresentam, com grande frequência, alto risco de viés e baixa qualidade metodológica, bem como falta de consenso quanto ao protocolo clínico e que, apesar ou em função disso, há um grande empenho da comunidade científica em pesquisar e promover o desenvolvimento de técnicas de revascularização com manejo endodôntico para dentes permanentes necróticos que apresentem previsibilidade e resolutividade, incluindo publicações de protocolos por entidades de classe (AAE e ESE).

Palavras-chave: revascularização; dente imaturo; rizogênese incompleta; ápice aberto; necrose pulpar.

SILVA, Bernardo Franco; FURTADO, Mayana Peres; BARBIN, Eduardo Luiz. Therapy for immature teeth with non-vital pulp: revascularization. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, 2021. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 26 jan. 2021.

The treatment of immature necrotic permanent teeth is challenging due to the reduced thickness of the root dentin walls and wide apical opening. The objective of this study was to highlight the timeliness, importance and benefits of discussing clinical approaches to immature necrotic permanent teeth with emphasis on pulp space revascularization technique with endodontic management (REP), as well as to present some clinical protocols available in the technical and scientific dental literature and to report benefits and possible adverse effects, as well as treatment alternatives and other relevant information. The method used in this research was a review of the technical and scientific literature with emphasis in the areas of Endodontics and Dental Traumatology, focusing on presenting clinical protocols of the pulp space revascularization technique with endodontic management. As results, three therapeutic protocols of revascularization with endodontic management were presented, one with historical character and two with current aspects, two protocols summarized on apicification, by the traditional medium and with “plug” of MTA, and technical and scientific assumptions that support such protocols. It was concluded, due to the revised literature, that scientific studies on REPs present, with great frequency, high risk of bias and low methodological quality, as well as lack of consensus on the clinical protocol, and that despite or as a consequence of this, there is a great commitment of the scientific community to research and promote the development of revascularization techniques for necrotic permanent teeth with endodontic management that present predictability and resolution, including publications of protocols by class entities (AAE and ESE).

Keywords: revascularization; immature tooth; incomplete rhizogenesis; open apex; pulp necrosis.