Preparo Reciprocante Assimétrico do “Glide Path”: R-Pilot e WaveOne Gold Glider

Preparo Reciprocante Assimétrico do “Glide Path”
R-Pilot e WaveOne Gold Glider

Asymmetric Reciprocal Glide Path Preparation: R-Pilot and WaveOne Gold Glider

por André Rodrigues Moraes1, Luciano Rodrigues Dias Junior1, Mayana Peres Furtado1, Eduardo Luiz Barbin2

1Acadêmico(a) da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, Brasil.

2Professor Associado da Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, Brasil.

MORAES, André Rodrigues; DIAS JUNIOR, Luciano Rodrigues; FURTADO, Mayana Peres; BARBIN, Eduardo Luiz. Preparo Reciprocante Assimétrico do “Glide Path”: R-Pilot e WaveOne Gold Glider. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, RS, 2021. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 21 out. 2021.

O manejo do “Glide Path” faz parte da pré-instrumentação endodôntica que, no caso de canais constritos e/ou curvos, pode dispender tempo significativo para a sua realização. A VDW, Alemanha, oferece a lima R-Pilot e a Dentsply Sirona, USA, a WaveOne Gold Glider, voltadas especificamente para o manejo mecanizado reciprocante assimétrico do “glide path”. Realizou-se uma revisão da literatura com ênfase no material técnico fornecido pela VDW e pela Dentsply Sirona das referidas limas e observou-se que elas apresentam características semelhantes aos instrumentos Reciproc e WaveOne originais, tais como a liga metálica de NiTi e a ponta inativa, mas com características específicas que contribuem para o manejo reciprocante assimétrico do “glide path” como, por exemplo, redução do diâmetro da ponta para os tamanhos ISO 12,5 e 15, respectivamente. Foi possível elaborar um artigo oportuno para estudantes e egressos dos cursos de Odontologia que apresenta aspectos técnicos e científicos da lima R-Pilot e da WaveOne Gold Glider, bem como protocolos clínicos para o manejo reciprocante assimétrico do “glide path” na pré-instrumentação, para sua complementação, durante a instrumentação reciprocante, e para a solução de algumas complicações no uso de limas reciprocantes, incluindo as próprias limas R-Pilot e/ou WaveOne Gold Glider.

Palavras-chave: R-Pilot. WaveOne Gold Glider. Especificações técnicas. “Glide path”. Limas de NiTi.

MORAES, André Rodrigues; DIAS JUNIOR, Luciano Rodrigues; FURTADO, Mayana Peres; BARBIN, Eduardo Luiz. Asymmetric Reciprocal Glide Path Preparation: R-Pilot and WaveOne Gold Glider. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, RS, 2021. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 21 out. 2021.

The preparation of the glide path is part of the endodontic pre-instrumentation which, in the case of constricted and/or curved canals, can take a significant amount of time to perform. VDW, Germany, offers the R-Pilot file and Dentsply Sirona, USA, the WaveOne Gold Glider, specifically aimed at the mechanized reciprocating asymmetric handling of the “glide path”. A literature review was carried out with emphasis on the technical material provided by VDW and Dentsply Sirona of these files and it was observed that they have similar characteristics to the original Reciproc and WaveOne instruments, such as the m-wire metallic alloy, S-shape cross section and the inactive tip, but with specific characteristics that contribute to the asymmetric reciprocating handling of the glide path such as the ISO 12.5 size. It was possible to prepare an opportune article for students and graduates of Dentistry courses that presents technical and scientific aspects of the R-Pilot and the WaveOne Gold Glider files, as well as clinical protocols for the reciprocal asymmetric management of the “glide path” in pre-instrumentation, to complement it during reciprocating instrumentation, and to solve some complications in the use of reciprocating files, including the R-Pilot and/or WaveOne Gold Glider files itselfies.

Keywords: R-Pilot. WaveOne Gold Glider. Technical specifications. Glide path. NiTi instruments.

Esta obra originou-se do Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de André Rodrigues Moraes e Luciano Rodrigues Dias Junior (MORAES; DIAS JUNIOR, 2021).

Publicado em 14 de setembro de 2021.

Coordenação, Capa, Formatação, Edição e Divulgação: Mayana Peres Furtado e Eduardo Luiz Barbin.

Revisão: Júlio César Emboava Spanó, José Antônio Mesquita Damé, Nádia de Souza Ferreira.

PEE – Projeto de Ensino Endodontia. <https://ava.ufpel.edu.br/pre/course/view.php?id=1234>.

PECOS – Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde <www.ufpel.edu.br/pecos>.

Pelotas, RS., 2021.

Como Citar este Conteúdo

MORAES, A. R.; DIAS JUNIOR, L. R.; FURTADO, M. P.; BARBIN, E. L. Preparo Reciprocante Assimétrico do “Glide Path”: R-Pilot e WaveOne Gold Glider. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, RS, 2021. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 21 out. 2021.