Início do conteúdo
Instrumentação Reciprocante Assimétrica (Reciproc)

Instrumentação Reciprocante Assimétrica (Reciproc)

Reciprocating Asymmetric Instrumentation (Reciproc)

por Natália Silveira Cabreira1, Rafaela do Carmo Borges1 e Eduardo Luiz Barbin2

 

1Acadêmica da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, Brasil.

2Professor Associado da Faculdade de Odontologia, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas/RS, Brasil.

 

CABREIRA, Natália Silveira; BORGES, Rafaela do Carmo. Instrumentação Reciprocante Assimétrica (Reciproc). Projeto de Ensino Endodontia (PEE), Pelotas, 2017. Disponível em: <https://ava.ufpel.edu.br/pre/course/view.php?id=1234>. Acesso em: 23 fev. 2018.

Os canais curvos, principalmente, os canais com dupla curvatura dos molares impõem um grande desafio para o Endodontista. Tradicionalmente, tenta-se vencer tal desafio com a instrumentação manual com ênfase naqueles instrumentos com flexibilidade ótima. Técnicas de instrumentação manuais como, por exemplo, as de Ohio modificada por Leonardo (2008) e a de Goerig et al (1982), original e modificada por Leonardo (2008), envolvem a utilização de um grande número de instrumentos de acordo com um protocolo complexo e desgastante para o profissional, com uma frequência importante de iatrogenias. Com o objetivo de superar os desafios dos canais curvos, a instrumentação rotatória com instrumentos de NiTi foi proposta e ainda é utilizada clinicamente, entretanto o grande risco de fratura desses instrumentos apresenta-se como fator desfavorável ao seu uso. Além disso, devido ao demasiado número de etapas e instrumentos que alguns sistemas rotatórios exigiam, a curva de aprendizado ainda era longa, ainda que a proficiência fosse possível de ser atingida. O preparo endodôntico reciprocante assimétrico com instrumentos de NiTi vem como uma evolução da instrumentação rotatória exibindo uma curva de aprendizado ou proficiência significativamente mais rápida. Devido à simplicidade da sua execução, que envolve um único instrumento com cinemática de bicada e de pincelamento, semelhantes às apropriadas por acadêmicos e egressos dos cursos de Odontologia no emprego de instrumentos rotatórios já consagrados na Endodontia como, por exemplo, a broca de Gates-Glidden e a ponta diamantada troncônica de extremidade inativa. A instrumentação reciprocante foi inicialmente proposta no Canadá, por Yared, no ano de 2008. Objetivou-se a elaboração e publicação, no Projeto de Ensino Endodontia e na Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde, ambos da UFPel, de um protocolo terapêutico com pressupostos técnicos e científicos de preparo dos canais radiculares utilizando a técnica de instrumentação reciprocante assimétrica. O movimento do instrumento reciprocante é composto inicialmente pela rotação do mesmo na direção de corte [sentido anti-horário] e, depois, dá-se a sua reversão em giro contrário [horário] para liberá-lo. Constatou-se, por meio da divulgação de texto piloto aos discentes, a importância de se ter um documento de acesso fácil, livre e gratuito para consulta dinâmica tendo em vista que o protocolo também o é, ao desenvolver-se como um fluxograma no qual é necessário escolher tipo de instrumento e ações correlacionadas com as características morfológicas e anatômicas internas de cada canal. Não obstante, este tipo de tratamento foi recentemente incorporado no meio acadêmico da FO-UFPel e nota-se ausência de documentação clara e objetiva sobre o tema, principalmente em língua portuguesa.

Palavras-chave: instrumentação; preparo endodôntico; instrumentação reciprocante; instrumentos de NiTi

 

Esta obra foi publicada originalmente como Trabalho de Conclusão de Curso da Faculdade de Odontologia (FO) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) de Natália Silveira Cabreira e Rafaela do Carmo Borges (CABREIRA; BORGES, 2017).

Coordenação, Capa e Formatação: Eduardo Luiz Barbin.

Revisão: Júlio César Emboava Spanó, Nádia de Souza Ferreira e Renato Fabrício de Andrade Waldemarin.

PEE – Projeto de Ensino Endodontia. <https://ava.ufpel.edu.br/pre/course/view.php?id=1234>.

PECOS – Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde <www.ufpel.edu.br/pecos>.

Pelotas, RS., 2018.

 

Como Citar este Conteúdo

CABREIRA, N. S.; BORGES, R. C.; BARBIN, E. L. Instrumentação Reciprocante Assimétrica: Reciproc. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS-UFPel), Pelotas, 2018. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 29 jun. 2018.