Início do conteúdo
Ferramenta de Odontometria Radiográfica

Ferramenta de Odontometria Radiográfica
Apresentação e Aspectos Gerais
por Eduardo Luiz Barbin e Júlio César Emboava Spanó

 

Ferramenta de Odontometria Radiográfica (clique aqui)

 

1 Considerações sobre a Public Health Ontario (PHO), Canadá

A iniciativa de desenvolvimento de uma Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral para utilização livre e sem custos por discentes dos Cursos de Odontologia, com supervisão docente, bem como por profissionais da Odontologia com registro e inscrição nos Conselhos Regional e Federa de Odontologia, para benefício do indivíduo e da comunidade relacionados à terapia endodôntica e odontológica, foi inspirada naquela que resultou na Ferramenta de Diluição de Hipoclorito (“Chlorine Dilution Tool”) desenvolvida e disponibilizada, na internet, pelo Serviço de Saúde Pública de Ontário, Canadá (PHO).

2 Considerações sobre a Utilização da Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral da PECOS-UFPel

Para a utilização da Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral da PECOS-UFPel, devem-se observar o que segue:

=> A PECOS-UFPel, não assumirá responsabilidade pelo conteúdo de qualquer publicação resultante da tradução, alteração ou adaptação de seus documentos por terceiros;

=> A Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral da PECOS-UFPel será publicada no sítio, na internet, da PECOS-UFPel, com a finalidade de contribuir com a prática clínica da Endodontia e Odontologia Geral;

=> A Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral da PECOS-UFPel será disponibilizada no sítio, na internet, da PECOS-UPFel para acesso livre e sem custos;

=> O Corpo Editorial da PECOS-UFPel não concederá permissão a terceiros para reproduzir, total ou parcialmente, qualquer que seja a maneira, a Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral da PECOS-UFPel sem o consentimento por escrito;

=> A PECOS-UFPel, não é nem será responsáveis por equívocos resultantes de alterações nas fórmulas da Planilha do Microsoft Excel referente à referida Ferramenta da PECOS-UFPel nem por equívocos de manejo ou interpretação da referida Ferramenta da PECOS-UFPel. A PECOS-UFPel, não é nem será responsáveis por alterações realizadas na Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral da PECOS-UFPel, nem pelo uso de conteúdo eventualmente modificado, substituído ou removido pela PECOS-UFPel do domínio público;

Reitera-se que a PECOS-UFPel não assumirá responsabilidade pelo conteúdo de qualquer publicação resultante da utilização, tradução, alteração ou adaptação da Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral por terceiros.

A publicação da Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral, no sítio, na internet, da PECOS-UFPel, objetiva contribuir com a prática clínica da Endodontia e Odontologia.

A Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral será disponibilizada no sítio, na internet, da PECOS-UPFel, para acesso livre e sem custos;

O Corpo Editorial da PECOS-UFPel não concederá permissão a terceiros para reproduzir, total ou parcialmente, qualquer que seja a maneira, a Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral, exceto por solicitação junto à PECOS-UFPel, por escrito, e permissão da PECOS-UFPel, desde que observadas as condições da PECOS-UFPel;

A PECOS-UFPel não é responsável por equívocos relativos ao manejo da Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral; nem por alterações realizadas na mesma; e nem pelo uso de conteúdo eventualmente modificado, substituído ou removido pela PECOS-UFPel do domínio público;

A Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral da PECOS-UFPel é uma Planilha do Microsoft Excel 2010 para Windows, desta feita, a PECOS-UFPel não é nem será responsável por equívocos relativos a alterações técnicas devidas à utilização da referida Planilha em Sistemas Operacionais ou Pacotes Office diversos diferentes dos originais;

A Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral é disponibilizada pela PECOS-UFPel, para ser utilizada por acadêmicos dos Cursos de Odontologia, com supervisão docente, bem como por Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares em Saúde Bucal, por Cirurgiões-dentistas e Endodontistas com registro e inscrição nos Conselhos Regional e Federal de Odontologia, sem nenhuma garantia, expressa ou implícita, incluindo a aptidão para uma finalidade particular. A PECOS-UFPel, bem como seus editores, autores, e colaboradores não serão responsabilizados ou responsáveis por qualquer dano a qualquer pessoa que possa surgir devido à utilização da referida Ferramenta, incluindo, sem qualquer limitação direta ou indireta, e, em especial, terceiros.

3 Aspectos Gerais e Instruções de Utilização da Ferramenta de Odontometria Radiográfica

A Ferramenta de Odontometria Radiográfica para Endodontia e Odontologia Geral da PECOS-UFPel é uma planilha do Microsoft Excel que calcula automaticamente o CRD e CRT imprescindíveis para a Terapia Endodôntica a ser executada pela equipe profissional. Em adição, a referida Planilha calcula a distorção porcentual da imagem radiográfica. Esta ferramenta é destinada aos acadêmicos dos cursos de Odontologia, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares de Saúde Bucal, Cirurgiões-dentistas e Endodontistas.

Os resultados de CRD e CRT serão obtidos por dois métodos: a Técnica de Ingle e a Técnica de Bregman Modificada, ambas descritas por Leonardo (2008). Devem-se seguir os protocolos de Odontometria constantes da literatura técnica e científica atual da Endodontia e o usuário deve inserir as informações ou valores nos seus devidos locais.

As células destacadas com bordas de cor verde são as que aceitam a inserção de dados (células B13, B14, B15, B16, Q7 e Q10). As demais células da planilha não devem ser alteradas ou modificadas, principalmente as que possuem fórmulas e apresentam resultados.

O equipe profissional trabalhará com valores como Comprimento Real do Instrumento (CRI), Comprimento Aparente do Instrumento (CAI), Comprimento Aparente do Dente (CAD), Comprimento Real do Dente (CRD), Distância entre a ponta da lima endodôntica ao ápice Radiográfico (D), bem como, 2/3 CAD, Comprimento de Trabalho Provisório (CTP), Comprimento Real de Trabalho (CRT), e/ou Comprimento Real do Canal (CRC).

Os resultados de 2/3 do CAD, CTP, CRD e CRT serão obtidos por meio da aplicação das equações “2/3 do CAD = CAD . 2 / 3”, “CTP = CAD – 2 a 3 mm”, “CRD = CRI + D” (Técnica de Ingle), “CRD = CRI . CAD / CAI” (Técnica de Bregman Modificada), CRT = CRD – 1 a 2 mm (LEONARDO, 2008). A Distorção Radiográfica é obtida por regra de três simples; é baseada, principalmente, no CRI e apresentada em valores porcentuais.

A Ferramenta apresentará resultados parciais na medida em que os valores forem sendo preenchidos. Depois da inserção dos dados CAD da Radiografia Pré-clínica, considerando os parâmetros, ao teclar “enter” ou “tab”, a ferramenta calculará, automaticamente, os valores de 2/3 do CAD e do CTP.

Depois da inserção dos valores do “CRI” e da Distância entre a imagem da ponta da lima de mensuração ao ápice radiográfico (“D”), observados na 1ª Radiografia de Mensuração, ao teclar “enter” ou “tab”, a ferramenta calculará, automaticamente, o CRD e o CRT, segundo a Técnica de Ingle.

Ao se completar a inserção de dados com os valores de CAI e CAD, observados na 1ª Radiografia de Mensuração, ao teclar “enter” ou “tab”, a ferramenta calculará, automaticamente, o CRD e o CRT, segundo a Técnica de Bregman Modificada e o valor porcentual da distorção da imagem radiográfica caso ocorra.

4 Considerações Sobre a Técnica de Ingle

A Odontometria Radiográfica é realizada a partir da medida da lima endodôntica de mensuração e a partir de medidas aparentes, ou seja, medidas das imagens radiográficas da ponta ativa da lima endodôntica e do dente.
A Técnica de Ingle oferecerá resultados a partir do preenchimento das células B12 (CRI) e B15 (D) e dos parâmetros relatados nas células Q6 (margem de segurança para definição do CTP) e Q8 (distância do limite apical de trabalho ao ápice radicular/radiográfico), sendo que ambos podem ser alterados pelo usuário de acordo com outras literaturas técnicas e científicas atuais da área do conhecimento da Endodontia.

5 Considerações sobre a Técnica de Bregman Modificada

A Técnica de Bregman Modificada oferecerá resultados a partir do preenchimento das células B12 (CRI), B13 (CAI) e B14 (CAD) a partir de aferições realizadas na mesma radiografia, principalmente no caso do CAD, bem como dos parâmetros relatados nas células Q6 (margem de segurança para definição do CTP) e Q8 (distância do limite apical de trabalho do ápice radicular/radiográfico), sendo que ambos podem ser alterados pelo usuário de acordo com outras literaturas técnicas e científicas atuais da área do conhecimento da endodontia.

Com relação à aferição do CAI e do CAD, recomenda-se, para as duas quantificações, a utilização de uma régua transparente e flexível. Para a aferição das medidas aparentes (realizadas na imagem radiográfica) do CAI e do CAD, sugere-se o posicionamento do zero da régua na borda coronária do tope de borracha/silicone que deve estar encostado na referência dental coronária e, com a régua na mesma posição, aferir a distância da imagem da borda coronária do tope até a ponta do instrumento (CAI), bem como das imagens da borda coronária do tope até a ponta da raiz (CAD).

6 Considerações sobre Distorção Radiográfica

Com o preenchimento das células requeridas pela Técnica de Bregman Modificada, será possível observar a Distorção Radiográfica, sendo que, se positiva, representará alongamento da imagem radiográfica em relação à estrutura anatômica radiografada e, se negativa, encurtamento.

7 Referências Bibliográficas

Canada. Public Health Ontário. Chlorine Dilution Tool, 2011. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwj9lPSamJnMAhVDE5AKHZC_AXYQFggdMAA&url=http%3A%2F%2Fwww.publichealthontario.ca%2Fen%2FServicesAndTools%2FTools%2FDocuments%2FChlorine_Dilution_Tool2.xlsx&usg=AFQjCNFtQ_C3ORf_5FsFgnQw1af0H42u-Q&sig2=Zh6gsEjbTT6thaBtPl3klg>; <http://www.publichealthontario.ca/EN/Paes/default.aspx>. Acesso em: 18 apr. 2016.

LEONARDO, M.R.; LEAL, J.M. Endodontia. Tratamento de Canais Radiculares. 3ª ed., São Paulo, Editora Panamericana, 2005 (1ª reimpressão 2008).

OTTO, Laís Farias. Ação de dissolução da polpa dental bovina pela solução de hipoclorito de sódio contendo ácido bórico. 2016. 63f. Trabalho Acadêmico (Conclusão de Curso) – Faculdade de Odontologia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em: <https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/>.

8 Como Citar este Artigo

BARBIN, Eduardo Luiz; SPANÓ, Júlio César Emboava. Ferramenta de Odontometria Radiográfica: Apresentação e Aspectos Gerais. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, 2018. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 13 set. 2018.