Início do conteúdo
Ferramenta de Diluição de Hipoclorito de Sódio

Ferramenta de Diluição de Hipoclorito de Sódio
Aspectos Gerais para Utilização em Endodontia e Odontologia Geral
por Eduardo Luiz Barbin e Júlio César Emboava Spanó

Ferramenta de Diluição de Hipoclorito de Sódio (clique aqui)

1 Considerações sobre a Public Health Ontario (PHO), Canadá

A Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral foi desenvolvida a partir da adaptação da Ferramenta de Diluição de Hipoclorito (“Chlorine Dilution Tool”) disponibilizada, na internet, pelo Serviço de Saúde Pública de Ontário, Canadá (PHO). Esta ferramenta canadense foi planejada para ser utilizada por Unidades Básicas de Saúde, Serviços de Saúde e, até mesmo, por tratadores de piscinas e público em geral na desinfecção de habitações e de reservatórios de água.

O Serviço de Saúde Pública de Ontário, Canadá, na data de 19 de setembro de 2018, concedeu permissão para o Corpo Editorial da Plataforma de Odontologia de Saúde (PECOS), um Projeto de Extensão Universitária da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizar a adaptação de uso na Endodontia e Odontologia Geral em resposta à solicitação submetida pelo seu Editor Chefe.

Enfatiza-se que os direitos autorais da Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral continuam sendo da PHO, considerando e destacando, ainda, o que segue:

=> A Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral foi construída a partir da adaptação da “Chlorine Dilution Tool” com a permissão da PHO;

=> A PHO, bem como a PECOS-UFPel, não assumirão responsabilidade pelo conteúdo de qualquer publicação resultante da tradução, alteração ou adaptação de documentos da PHO por terceiros;

=> A Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral será publicada no sítio, na internet, da PECOS-UFPel, com a finalidade de contribuir com a prática clínica da Endodontia e Odontologia Geral tal qual solicitado junto à PHO;

=> A Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral será disponibilizada no sítio, na internet, da PECOS-UPFel para acesso livre e sem custos;

=> O Corpo Editorial da PECOS-UFPel não concederá permissão a terceiros para reproduzir, total ou parcialmente, qualquer que seja a maneira, a Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral sem o consentimento, por escrito, da PHO;

=> A PHO, bem como a PECOS-UFPel, não são nem serão responsáveis por equívocos relativos à tradução para língua portuguesa da “Chlorine Dilution Tool”, nem por equívocos resultantes de alterações nas fórmulas da Planilha do Microsoft Excel referente à Ferramenta Adaptada pela PECOS-UFPel nem por equívocos de manejo ou interpretação da Ferramenta adaptada pela PECOS-UFPel. A PHO, bem como a PECOS-UFPel, não são nem serão responsáveis por alterações realizadas na “Chlorine Dilution Tool” e na Ferramenta Adaptada pela PECOS-UFPel; nem pelo uso de conteúdo eventualmente modificado, substituído ou removido pela PHO e pela PECOS-UFPel do domínio público;

=> O Corpo Editorial da PECOS-UFPel compromete-se a atualizar a Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral de acordo com a versão mais recente da “Chlorine Dilution Tool” publicada no sítio, na internet, da PHO.

2 Considerações Gerais

A Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral da PECO-UFPel objetiva promover condições aos acadêmicos e Cirurgiões-dentistas para realizarem diluições apropriadas de soluções de hipoclorito de sódio de uso odontológico de concentrações maiores (ex.: 5,0% e 2,5%) para concentrações menores (ex.: 2,5% e 1,0%) compatíveis com os diagnósticos e tratamentos específicos das Pulpopatias e Periapicopatias.

A Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral é uma planilha do Microsoft Excel que calcula automaticamente o volume da solução mais concentrada (solução padrão) que deve ser diluída em água destilada estéril para obter a concentração desejada no volume requerido pela equipe profissional. Esta ferramenta é destinada aos acadêmicos dos cursos de Odontologia, Técnicos em Saúde Bucal, Auxiliares de Saúde Bucal, Cirurgiões-dentistas e Endodontistas.

A PECOS-UFPel, assim como a PHO, não assumirão responsabilidade pelo conteúdo de qualquer publicação resultante da utilização, tradução, alteração ou adaptação da Ferramenta de Diluição de Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral por terceiros.

A publicação da Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral, no sítio, na internet, da PECOS-UFPel, objetiva contribuir com a prática clínica da Endodontia e Odontologia.

A Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral será disponibilizada no sítio, na internet, da PECOS-UPFel, para acesso livre e sem custos;

O Corpo Editorial da PECOS-UFPel não concederá permissão a terceiros para reproduzir, total ou parcialmente, qualquer que seja a maneira, a Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral, uma vez que tal consentimento deve ser obtido, por escrito, junto à PHO;

A PECOS-UFPel não é nem será responsável por equívocos relativos ao manejo da Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral; nem por alterações realizadas na mesma; e nem pelo uso de conteúdo eventualmente modificado, substituído ou removido pela PECOS-UFPel do domínio público;

A Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral da PECOS-UFPel é uma Planilha do Microsoft Excel 2010 para Windows, desta feita, a PECOS-UFPel não é nem será responsável por equívocos relativos às alterações técnicas devidas à utilização da referida Planilha em Sistemas Operacionais ou Pacotes Office diversos diferentes dos originais;

A Ferramenta de Diluição do Hipoclorito de Sódio para Endodontia e Odontologia Geral é disponibilizada pela PECOS-UFPel, para ser utilizada por acadêmicos dos Cursos de Odontologia, com supervisão docente, bem como por Técnicos em Saúde Bucal e Auxiliares em Saúde Bucal, por Cirurgiões-dentistas e Endodontistas com registro e inscrição nos Conselhos Regional e Federal de Odontologia, sem nenhuma garantia, expressa ou implícita, incluindo a aptidão para uma finalidade particular. A PECOS-UFPel e a PHO, bem como seus editores, autores, e colaboradores não serão responsabilizados ou responsáveis por qualquer dano a qualquer pessoa que possa surgir devido à utilização da referida Ferramenta, incluindo, sem qualquer limitação direta ou indireta, e, em especial, terceiros.

3 Instruções de Utilização da Ferramenta de Diluição de Hipoclorito de Sódio

O usuário deve inserir as seguintes informações nos seus devidos locais:

=> o volume da solução requerida (da solução diluída ou de menor concentração) em mililitros (mL);

=> concentração da solução desejada (da solução diluída ou de menor concentração) em porcentagem (ex.: 1 se desejada uma solução a 1%)

=> concentração da solução concentrada de hipoclorito de sódio de uso odontológico (solução padrão) encontrada na etiqueta ou no frasco do produto (ex.: 5, se a solução concentrada for de 5%)

=> ao teclar “enter” ou “tab”, a ferramenta calculará, automaticamente, o volume (mL) da solução mais concentrada (solução padrão) e o volume de água destilada estéril (mL) para se preparar a solução de hipoclorito de sódio, na concentração desejada e no volume requerido pela equipe profissional.

3.1 Informações Adicionais da Ferramenta de Diluição de Hipoclorito de Sódio

As células destacadas com bordas de cor verde são as que aceitam a inserção de dados (células D3, D7 e D9). As demais células da planilha não devem ser alteradas ou modificadas, principalmente as que possuem fórmulas e apresentam resultados.

O princípio de diluição é análogo ao “Chlorine Dilution Tool” (CANADÁ, 2011).

O resultado de volume da solução padrão (mL) que será diluída em água será obtido por meio da aplicação da equação (C1 . V1 = C2 . V2) onde o valor de C1 é multiplicado pelo Fator de Compensação (f) calculado pela relação entre massas (Cl/NaOCl), onde f = 0,952

Na equação “C1 . V1 = C2 . V2”, “C1” é a Concentração nominal (%) da solução padrão (mais concentrada); “V1” é o Volume da solução padrão (mL) que será diluída em água; “C2” é a Concentração da solução diluída (%) que se necessita (menos concentrada); e “V2” é o Volume da solução diluída (mL) que se deseja obter. Em adição, “f” é o Fator de Compensação (relação entre massas: Cl/NaOCl).

A Ferramenta compila as informações para o procedimento de diluição na caixa “Preparo da Solução Diluída”, sendo que as aferições de volume podem ser realizadas com provetas, pipetas ou seringas graduadas estéreis.

4 Instruções de Manejo e Segurança na Diluição do Hipoclorito de Sódio

A vidraria como provetas, pipetas, seringas graduadas, entre outras, bem como quaisquer recipientes empregados na diluição do hipoclorito de sódio devem estar limpos e estéreis. Reitera-se que o hipoclorito de sódio é corrosivo e, por esse motivo, os recipientes empregados na diluição devem ser não metálicos.

O preparo da Solução Diluída (menos concentrada) deve ser manejado com zelo, segurança e disciplina. Ao preparar a solução, é importante adicionar a solução concentrada na água e não vice-versa. Além disso, devem-se observar as seguintes Precauções:

=> sempre tomar as precauções de segurança como, por exemplo, o uso de Equipamento [completo] de Proteção Individual (EPI) para se evitarem injúrias, neste caso, devem-se seguir os protocolos de segurança de utilização endodôntica das soluções de hipoclorito de sódio de 0,5 a 5,25% constantes da literatura técnica e científica atual.

=> zelar pela segurança do paciente quando do preparo da solução diluída, neste caso, o procedimento de diluição pode, sempre que possível, deve ser executado nas ações preparatórias, com o paciente ainda na sala de espera.

=> enfatiza-se que o hipoclorito de sódio pode danificar algumas superfícies como plásticos e, principalmente, metais, neste caso, devem-se seguir os protocolos de utilização endodôntica desta substância constantes da literatura técnica e científica atual;

=> sempre adicione o solução concentrada (solução padrão) na água e não a água ao hipoclorito de sódio concentrada;

=> não misture amônia com o hipoclorito de sódio, pois isso pode produzir gás cloro que é muito tóxico e apresenta potencial de dano ao sistema respiratório, de choque e, até mesmo, de risco à vida;

=> sempre utilizar solução concentrada de hipoclorito de sódio de uso odontológico;

=> sempre observar, no rótulo ou frasco do produto, a data de validade do produto, utilizando-o, somente, enquanto válido;

=> não pré-misture a água ao hipoclorito de sódio concentrado, pois a solução pode perder potencia com o passar do tempo.

5 Justifica

A diluição de soluções padrão de concentração conhecida de cloro viável (Certificado de Análise baseado em titulometria com tiossulfato) permite a utilização plena (sem compensação) da Equação “C1 . V1 = C2 . V2”, no entanto, torna-se necessária a utilização do Fator de Compensação “f” (relação entre massas: Cl/NaOCl) quando a solução padrão, apesar de apresentar ou informar a concentração nominal de hipoclorito de sódio, esta não é suportada por um Certificado de Análise da concentração de cloro viável ou ativo baseada em titulometria com tiossulfato e/ou Iodometria.

As soluções concentradas de hipoclorito de sódio a 2,5% e 5,0% (5,25%) de uso odontológico informam a concentração nominal do produto, mas não apresentam Certificado de Análise gerando a necessidade do emprego do Fator de Compensação. Tal conduta é similar a que vem sendo empregada na ferramenta de diluição de hipoclorito (“Chlorine Dilution Tool”) disponibilizado, na internet, pela “Public Health Ontário” (CANADA, 2011).

6 Referências Bibliográficas

Canada. Public Health Ontário. Chlorine Dilution Tool, 2011. Disponível em: <https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwj9lPSamJnMAhVDE5AKHZC_AXYQFggdMAA&url=http%3A%2F%2Fwww.publichealthontario.ca%2Fen%2FServicesAndTools%2FTools%2FDocuments%2FChlorine_Dilution_Tool2.xlsx&usg=AFQjCNFtQ_C3ORf_5FsFgnQw1af0H42u-Q&sig2=Zh6gsEjbTT6thaBtPl3klg>; <http://www.publichealthontario.ca/EN/Paes/default.aspx>. Acesso em: 18 apr. 2016.

LEONARDO, M.R.; LEAL, J.M. Endodontia. Tratamento de Canais Radiculares. 3ª ed., São Paulo, Editora Panamericana, 2005 (1ª reimpressão 2008).

OTTO, Laís Farias. Ação de dissolução da polpa dental bovina pela solução de hipoclorito de sódio contendo ácido bórico. 2016. 63f. Trabalho Acadêmico (Conclusão de Curso) – Faculdade de Odontologia. Universidade Federal de Pelotas, Pelotas. Disponível em: <https://pergamum.ufpel.edu.br/pergamum/biblioteca/>.

7 Como Citar este Artigo

BARBIN, Eduardo Luiz; SPANÓ, Júlio César Emboava. Ferramenta de Diluição de Hipoclorito de Sódio: Aspectos Gerais para Utilização em Endodontia e Odontologia Geral. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, 2018. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 13 set. 2018.