SILVA, Marcelo Pereira da; FURTADO, Mayana Peres; MORAES, André Rodrigues; DIAS JUNIOR, Luciano Rodrigues, BARBIN, Eduardo Luiz. Aspectos Gerais da Pré-Instrumentação Endodôntica com Instrumentos Movimentados Manualmente. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, RS, 2023. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 05 jan. 2023.

A pré-instrumentação endodôntica é uma etapa preliminar ao preparo biomecânico propriamente dito e engloba basicamente a localização, a exploração, o cateterismo, a negociação, a ampliação cervical e o glide path, caracterizando-se por ser desafiadora em canais constritos e/ou curvos e fundamental para a execução da terapia endodôntica com segurança e previsibilidade, sendo importante a apresentação detalhada de seus pressupostos, de protocolos de realização, da descrição das cinemáticas a serem empregadas nos instrumentos de canal radicular de pequeno calibre movimentados manualmente, das informações técnicas fornecidas por seus fabricante e das propriedades físicas que tornam tais instrumentos compatíveis com a referida etapa terapêutica. Objetivou-se realizar uma revisão narrativa da literatura a respeito dos variados aspectos da pré-instrumentação com instrumentos movimentados manualmente, possibilitando a organização de um artigo técnico e científico oportuno para estudantes e egressos dos cursos de Odontologia. Conclui-se que as cinemáticas empregadas aos instrumentos endodônticos na negociação do canal radicular diferem das utilizadas no preparo do “glide path” e na modelagem propriamente dita; que a negociação deva ser segmentada, da coroa para o ápice, e intercalada com o pré-alargamento cervical; e que o “glide path” deva ser promovido depois da negociação.

Palavras-chave: Pré-instrumentação. Limas Manuais. Endodontia.

SILVA, Marcelo Pereira da; FURTADO, Mayana Peres; MORAES, André Rodrigues; DIAS JUNIOR, Luciano Rodrigues; BARBIN, Eduardo Luiz. General Aspects of Endodontic Pre-Instrumentation with Manually Moved Instruments. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, RS, 2023. Disponível em: <www.ufpel.edu.br/pecos>. Acesso em: 05 jan. 2023.

Endodontic pre-instrumentation is a preliminary step to the biomechanical preparation itself and basically encompasses the location, exploration, catheterization, negotiation, cervical enlargement, and glide path, characterized by being challenging in constricted and/or curved canals, being important the detailed presentation of its assumptions, of execution protocols, of the description of kinematics to be used in small-caliber root canal instruments manually moved, of the technical information provided by its manufacturer and the physical properties that make such instruments compatible with the said therapeutic stage. The aim of this study was to conduct a narrative review of the literature regarding the various aspects of pre-instrumentation with instruments moved manually, enabling the organization of a technical and scientific article suitable for students and graduates of Dentistry courses. It is concluded that the kinematics used in the endodontic instruments in the negotiation of the root canal differ from those used in the preparation of the glide path and in the modeling itself; that the negotiation should be segmented, from the crown to the apex, and interspersed with cervical pre-enlargement; and that the glide path should be promoted after the negotiation.

Keywords: Pre-instrumentation. Manual Files. Endodontics.