Início do conteúdo

Consulta à Tabela Unificada de Procedimento SUS pela Internet

A consulta de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS) pode ser realizada pela Internet.
O Departamento de Informática do SUS (DATASUS) disponibiliza, por meio do Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPM, Portaria SAS-MS Nº 116/93) do SUS (SIGTAP), a tabela de procedimentos SUS.
A tabela unificada de procedimentos SUS é estruturada em grupos e subgrupos, como, por exemplo:
=> Procedimentos com finalidade diagnóstica (grupo 02), Diagnóstico por radiologia (subgrupo 02.04);
=> Procedimentos clínicos (grupo 03), Tratamentos odontológicos (subgrupo 03.07).
A consulta “online” à tabela unificada de procedimentos SUS, pela internet, por meio de Computadores Pessoais (PCs), está disponível na URL <http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/app/sec/inicio.jsp>. Através dos PCs, também é possível gerar documentos no formato “pdf” com o resultado da consulta à tabela de procedimentos SUS relativas ao Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA), ao Sistema de Informações Hospitalares (SIH) ou a ambos (SIA/SIH).
A consulta à tabela unificada de procedimentos SUS também pode ser realizada através de aplicativos para dispositivos pessoais móveis de tela sensível ao toque (“touchscreen”) como, por exemplo, “Tablet”, “Tablet PC” e “Smartphone”. Neste caso, sistemas na internet como, por exemplo, o Google play e o iTunes disponibilizam o aplicativo Procedimentos SUS (pelo Google play – “Play Store – Apps” e pelo iTunes) como, também, outros aplicativos com informações relacionadas ao SUS e/ou de interesse para profissionais da área da saúde.
Os resultados da pesquisa na tabela unificada de procedimentos SUS são importantes para o preenchimento da “Ficha do SUS” relativa aos procedimentos realizados em pacientes por profissionais e/ou serviços de saúde vinculados ao SUS e visa garantir o repasse de recursos do SUS para o estabelecimento de saúde.

Ligações externas

DATASUS – Departamento de Informática do SUS. Disponível em: <http://datasus.saude.gov.br/>.
SIGTAP: Consulta à Tabela Unificada de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS. Disponível em: <http://sigtap.datasus.gov.br/tabela-unificada/app/sec/inicio.jsp>.
SIGTAP – Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS. Disponível em: <http://sigtap.datasus.gov.br/>.
Google play. Disponível em: <https://play.google.com/store>.
iTunes. Disponível em: <http://www.apple.com/br/itunes/>.
Portaria SAS-MS Nº 116, de 9 de setembro de 1993. Disponível em: <http://www1.saude.rs.gov.br/dados/PT%20SAS_MS%20116_93%20Orteses_Proteses_Ostomia.pdf>. Acessado em: 27 maio 2012.
Procedimentos SUS. Google play. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=thirtyideas.psus>.
Procedimentos SUS. Itunes. Disponível em: <https://itunes.apple.com/br/app/procedimentos-sus/id502701842?mt=8>.

Como citar este artigo
Barbin, Eduardo Luiz; Camacho, Guilherme Brião; Spanó, Júlio César Emboava; Ramos, Oscar Luis Vasques; Waldemarin, Renato Fabrício de Andrade. Consulta à Tabela Unificada de Procedimento SUS pela Internet. Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS), Pelotas, 2014. Disponível em: <http://www.ufpel.edu.br/pecos/>. Acessado em: 27 maio 2012.

Dos Editores e Veridiana Fischer Bergmann.

Publicado em 27/05/2014, nas categorias Notícias, Saúde Pública, SUS.