Início do conteúdo

Portal de Periódicos: Saúde Baseada em Evidências

Entrou em funcionamento o Portal de Periódicos: Saúde Baseada em Evidências que promoverá ao Cirurgião-dentista e demais profissionais da área da saúde acesso gratuito às publicações constantes em mais de trinta e um mil periódicos científicos mundiais e, portanto, ao conteúdo técnico e científico neles contidos dando condições para a execução da prática clínica com ações baseadas em evidências.
Todos os Conselhos Profissionais da Saúde assinaram termos de Acordo de Cooperação Técnica, incluindo, portanto, o Conselho Federal de Odontologia (CFO), junto ao Ministério da Saúde, Ministério da Educação, Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Departamento de Informação do SUS (DATASUS) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
O novo Portal de Periódicos e a Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) compartilham do escopo de proporcionar condições aos profissionais que atuam clinicamente, dentre eles, os Cirurgiões-dentistas, de acesso às informação técnicas e científicas tão necessárias para o aperfeiçoamento da prática clínica e formação continuada como, também, de contemplarem o dever fundamental constante, por exemplo, do Código de Ética Odontológica, de manterem-se atualizados resultando em benefício ao indivíduo e à comunidade por meio de um atendimento clínico baseado em evidências e de acordo com o estágio atual da ciência executado por profissional com maior conhecimento e maior capacidade de diagnosticar e tratar as morbidades que acometem o indivíduo e a comunidade.
Para ter acesso livre ao conteúdo técnico e científico através do Sítio da Internet “Portal de Periódicos: Saúde Baseada em Evidências”, o profissional da área da saúde deverá acessar o Sítio na Internet <http://periodicos.saude.gov.br/>.

No caso do Primeiro Acesso (usuário não cadastrado ao sistema), deve-se proceder como segue:
=> Abrir o sítio <http://periodicos.saude.gov.br/> no navegador de um computador conectado à Internet;
=> Optar por  “usuário que não possui acesso, realize o cadastro de novo usuário.”- no campo “Conselho”, selecionar o Conselho Federal no qual possuie inscrição;
– no campo “Número”, fornecer o número de inscrição no respectivo Conselho Federal,
– no campo “Unidade da Federação (UF)”, selecionar a UF do respectivo Conselho Regional que possui registro,
– no campo “Data de Nascimento”, fornecer a informação solicitada;
=> fornecer as demais informações complementares como, por exemplo, endereço de e-mail;
=> fornecer a senha de acesso, lembrando que ela é pessoal e intransferível e deve ser eficientemente memorizada, pois, sem ela, o acesso será impossibilitado.

Para Demais Acessos (usuário cadastrado ao sistema), o procedimento é o seguinte:
=> Abrir o sítio <http://periodicos.saude.gov.br> no navegador de um computador conectado à Internet;
=> No campo “Conselho”, selecionar o Conselho Federal que possui inscrição;
=> No campo “Número”, digitar o respectivo número de inscrição no Conselho Federal;
=> Selecionar a UF do respectivo Conselho Regional que possui registro;
=> Fornecer a senha.

Referências

Conselho Federal de Odontologia. CFO assina termo de compromisso para lançamento do Portal de Periódicos junto aos Ministérios da Saúde e Educação. Boletim informativo, Ano 2, Edição 36, jun/2012.

Conselho Federal de Odontologia. CFO assina termo de compromisso para lançamento do Portal de Periódicos junto aos Ministérios da Saúde e Educação. Disponível em <http://cfo.org.br/destaques/cfo-assina-termo-de-compromisso-para-lancamento-do-portal-de-periodicos-junto-aos-ministerios-da-saude-e-educacao/>. Acessado em 01/06/2012.
Conselho Federal de Odontologia. Código de Ética Odontológica. Disponível em <http://cfo.org.br/wp-content/uploads/2009/09/codigo_etica.pdf>. Acessado em 01/06/2012.

Federação Nacional dos Odontologistas. CFO assina termo de compromisso para lançamento do Portal de Periódicos junto aos Ministérios da Saúde e Educação. Disponível em <http://www.fno.org.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=313:cfo-assina-termo-de-compromisso-para-lancamento-do-portal-de-periodicos-junto-aos-ministerios-da-saude-e-educacao&catid=1:noticias&Itemid=1>. Acessado em 01/06/2012.

Ligações Externas

Portal da Saúde. <http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/>.
Conselho Federal de Odontologia. <http://cfo.org.br/>.

Dos Editores.

Publicado em 01/06/2012, nas categorias Acesso à informação, Notícias.