A Admirável Obra de Zilda Arns

A obra de Zilda Arns Neumann tinha como objetivo a inclusão social das pessoas menos favorecidas em termos de saúde, alimentação e dignidade humana sobre a égide da educação como mola precursora da autonomia dos acolhidos em alcançarem, por si só, esses objetivos de forma auto-sustentável.

Zilda Arns
Zilda Arns (Fonte: Pastoral de Criança)

Zilda Arns desenvolveu e repercutiu uma idéia que é brilhante, principalmente em função da sua simplicidade: promover e difundir ações acessíveis às comunidades mais carentes embasadas em informações científicas multiprofissionais e interdisciplinares. Foi dessa maneira, por meio, por exemplo, do soro caseiro e da farinha múltipla ou farinha multimistura que a Médica Pediatra reduziu, significativamente, a mortalidade infantil das comunidades atendidas pela Pastoral da Criança, organismos de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que fundou e coordenava que possui, hoje, abrangência internacional.

Nas suas próprias palavras, “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais necessitam. Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade”.

Zilda Arns foi uma das vítimas fatais do terremoto do Haiti ocorrido no início do ano de 2010, mas suas idéias continuarão salvando vidas e servindo de exemplo da força que a divulgação da informação possui para elevar a qualidade de vida e a dignidade do ser humano. Irmã de Dom Paulo Evaristo Arns, também fundou e atuava como coordenadora internacional da Pastoral da Pessoa Idosa, outro organismo de ação social da CNBB.

O trabalho de Zilda Arns continuará a ser um incentivo para os colaboradores e Corpo Editorial da Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde no que tange ao desenvolvimento de estratégias para a inclusão do indivíduo e da sociedade, de forma direta ou indireta, no universo da informação e nos benefícios à vida que o conhecimento pode gerar.

Em entrevista exibida pela GloboNews no programa Espaço Aberto, Zilda Arns ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) para a sociedade brasileira afirmando que o SUS, mesmo com os seus problemas, é o melhor sistema de saúde do mundo.

A Universidade, no seu papel de difusão e fomento da educação, deve se inspirar na obra de Zilda Arns e manter vivo o espírito de humanitarismo, ética, inclusão, acolhimento e educação como agente multiplicador da obra dessa grandiosa mulher.

Trechos do último discurso de Zilda Arns:
(…) Sabemos que a força propulsora da transformação social está na prática do maior de todos os mandamentos da Lei de Deus: o Amor, expressado na solidariedade fraterna, capaz de mover montanhas.”Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos” significa trabalhar pela inclusão social, fruto da Justiça; significa não ter preconceitos, aplicar nossos melhores talentos em favor da vida plena, prioritariamente daqueles que mais necessitam. Somar esforços para alcançar os objetivos, servir com humildade e misericórdia, sem perder a própria identidade. Cremos que esta transformação social exige um investimento máximo de esforços para o desenvolvimento integral das crianças. Este desenvolvimento começa quanto a criança se encontra ainda no ventre sagrado da sua mãe. As crianças, quando estão bem cuidadas, são sementes de paz e esperança. Não existe ser humano mais perfeito, mais justo, mais solidário e sem preconceitos que as crianças. Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, devemos cuidar de nossos filhos como um bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los.”
Discurso de Zilda Arns (
Haiti, 12 de janeiro de 2010).
Veja mais sobre o último discurso.

Comissão de Ética da Universidade Federal de Pelotas: Zilda Arns.
Pastoral da Criança: Trechos do último discurso de Zilda Arns e Discurso da Doutora Zilda Arns Neumann proferido no Haiti no dia 12 de janeiro de 2010
.
GloboNews: Espaço Aberto conta a história de Zilda Arns.
Wikipedia – a enciclopédia livre: Zilda Arns
.

Ligações Externar
CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil).
Pastoral da Criança.
Pastoral da Pessoa Idosa.
Zilda Arns e o soro caseiro que salvou milhares de crianças.
A última campanha de Zilda Arns.
Dormir de barriga para cima é mais seguro!

Dos Editores.

Publicado em 26/01/2010, na categoria Notícias.