Participação Colaborativa e “Best Effort”

O Engenheiro e Cientista da Informação Silvio Meira e a Filósofa Viviane Mosé repercutiram, na apresentação do programa Café Filosófico da TV Cultura intitulado “O que pode a tecnologia?” exibido na noite de domingo, primeiro de novembro de 2009, que as expressões da Internet possuem caráter potencial para serem construídos continuamente em meio às críticas da sociedade seguindo, na maioria das vezes, o modelo de Participação Colaborativa.

Um dos mais expressivos exemplos do modelo de Participação Colaborativa é a Wikipedia que, segundo a locutora do Café Filosófico Stella Gulo Baster, apresenta uma freqüência de erros compatível com as melhores enciclopédias estabelecidas no mundo. A Wikipédia possui milhares de colaboradores filantropos construindo e atualizando continuamente seu conteúdo que é disponibilizado na íntegra e pode ser acessado gratuitamente pela Internet em diferentes idiomas.

A Plataforma de Ensino Continuado de Odontologia e Saúde (PECOS) é mais uma expressão da Internet e, como tal, pode ser limitada pela definição de “Best Effort” oferecida por Silvio Meira, ou seja, devido a inúmeros fatores inerentes às novas tecnologias, afirma-se a disposição do melhor esforço a despeito das limitações técnicas muitas vezes presentes durante o processo de edição e publicação. O Corpo Editorial da PECOS apresenta-se determinado em desenvolver continuamente um sistema útil para a formação continuada dos profissionais da saúde, com ênfase na Odontologia, mas com a humildade e prudência de não pretender, desta obra, a perfeição de algo acabado ou finalizado.

Sílvio Meira sinalizou acreditar que, nesses tempos de publicações eletrônicas, os alunos das Universidades preferem estudar em computadores conectados à Internet devido ao dinamismo e às possibilidades geradas pelo conhecimento posicionado entre redes de servidores de conteúdo que pode ser conectado ou expandido facilmente na Internet.

Os Editores da PECOS, suportados pelos recursos humanos e físicos da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), RS, pretende prover conteúdo técnico, científico e cultural na íntegra de acesso livre e gratuito do interesse das mais variadas representatividades da sociedade, em especial, aos alunos e egressos de Odontologia e demais Cursos da Área da Saúde e, desta forma, contribuir para melhoria da saúde e qualidade de vida do indivíduo e da sociedade.

Referências Bibliográficas
Meira S, Mosé V. O que pode a tecnologia? Café Filosófico, TV Cultura, publicado em 30 de outubro de 2009, exibido na TV Cultura no domingo, 01 de novembro de 2009.

Ligações Externas
Wikipedia: a enciclopédia livre.

Dos Editores

Publicado em 21/01/2010, nas categorias Notícias, Trabalho.