Início do conteúdo

Dose diária de Paracetamol deve cair

Dose diária de Paracetamol deve cair, dizem especialistas norte-americanos.
As doses máximas diárias recomendadas de Tylenol e outros analgésicos que contêm paracetamol poderão ser reduzidas por causa de preocupações com danos à saúde, afirmou um painel de médicos especialistas à Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.
O comitê de especialistas decidiu, por 21 votos contra 16, recomendar que a dose diária máxima de paracetamol seja reduzida de 4 mil miligramas para 2.600 miligramas. No Brasil, a recomendação máxima é de 4.000 miligramas em 24 horas.
O paracetamol, ou acetaminofeno, é a principal causa de problemas do fígado nos Estados Unidos, causando 56 mil hospitalizações a cada ano. Os EUA registram ainda 200 mortes anuais ligadas à substância. A FDA não é obrigada a seguir a recomendação do comitê de especialistas, mas costuma fazê-lo.

Bibliografia
Boletim Eletrônico da ABO NACIONAL – Nº 175 – Novembro/2009.

Ligações Externas
ABO
FDA
McNeil Consumer Healthcare. Acetaminophen Advisory Committee Meeting: briefing materials for drug safety and risk management anesthetic and life support and nonprescription drugs advisory committee meeting. Briefing Materials for June 29-30, 2009.
Acetaminophen Information

Publicado em 21/01/2010, nas categorias Notícias, Terapêutica.