Alfândega: Prédio construído entre 1935 e 1938 com a finalidade de abrigar a Alfândega do Porto. Adquirido pela Universidade Federal de Pelotas em 2010, atualmente abriga os cursos de Engenharia Geológica, Engenharia do Petróleo e Engenharia Hídrica da Universidade Federal de Pelotas.
Anglo: Conjunto de edificações construídas entre os anos de 1942 e 1943, para abrigar o Frigorífico Anglo. Adquirido pela Universidade Federal de Pelotas em 2006, atualmente sedia o Campus Anglo.
Cervejaria Sul Rio-grandense: Fundada em 1889 pelo capitão Leopoldo Haertel, a Cervejaria Sul-Rio-Grandense esteve em funcionamento até 1946, quando foi comprada pela Cia Cervejaria Brahma. Em 2012 a edificação foi doada para a Universidade Federal de Pelotas e, atualmente, abriga a Livraria e Editora da mesma universidade.
Cosulã: Prédio construído na década de 1950 para sediar a Cooperativa Sul-Rio-Grandense de Lã, também conhecida como COSULÃ. Manteve sua funcionalidade na produção e comércio de lã até meados de 1990. Adquirido pela Universidade Federal de Pelotas em 1996, atualmente abriga o Instituto de Ciências Humanas (ICH) da mesma universidade.
Cotada: Edificação construída em 1959 para sediar a empresa Cisa S.A. Mais tarde, abrigou a Fábrica de Massas e Biscoitos Cotada, mantendo seu funcionamento até a década de 1990. Em 2009 foi adquirida pela Universidade Federal de Pelotas para a implantação do Centro de Engenharias e do setor de TV do Centro de Educação à Distância da Universidade.
Laneira: A edificação, com projeto do Engenheiro Civil Paulo Ricardo Levacov, foi construída em 1949, com a finalidade de abrigar um centro de beneficiamento de lã e, mais tarde, de fiação de lã e tingimento dos fios. Foi adquirida pela Universidade Federal de Pelotas em 2010 e, atualmente, está parcialmente ocupada pelo Centro Regional de Cuidados Paliativos, vinculado ao Hospital Escola da Faculdade de Medicina.