Início do conteúdo
Disciplina de Estudos de Gênero e Diversidade

Durante o desenvolvimento de suas ações, o Observatório percebeu a existência de uma demanda por um conhecimento mais sistematizado a respeito de gênero e diversidade por parte da comunidade discente da UFPel. A partir dessa necessidade, foi criada em junho de 2016 a disciplina de Estudos de Gênero e Diversidade, a qual foi ofertada no banco universal de disciplinas dos cursos de graduação,  estando, dessa forma, aberta inclusive à comunidade em geral*. Já na primeira oferta, a grande procura pela disciplina levou à abertura de uma segunda turma, ficando ambas com 40 alunos. A oferta de duas turmas com 40 vagas – sempre totalmente preenchidas ao final do período de matrículas – se manteve durante os semestres seguintes, até o encerramento da disciplina em 2018.

A disciplina teve por objetivo possibilitar à comunidade uma aproximação com a produção acadêmica do campo dos estudos de gênero e da diversidade, oportunizando a aquisição de conhecimentos sobre esses temas e uma compreensão mais elaborada e aprofundada sobre essas eles, de forma a possibilitar uma adequada inserção dos mesmos em suas escolhas profissionais.

Dentre os temas centrais abordados estavam corporeidade, raça, etnia, classe, poder, masculinidades e sexualidade, sendo a disciplina dividida em módulos que abordaram tópicos tais como: Construção da categoria de gênero e teoria feminista (Sexo vs. Gênero; Patriarcado); Teoria feminista (Divisão sexual do trabalho e relações sociais de sexo; Participação feminina nos espaços públicos e privados; Trabalho feminino; A maternidade e a conjugalidade na constituição dos papéis de gênero); Gênero e educação (A escola como produtora e reprodutora das identidades de gênero; Gênero e docência; Gênero e avaliação); Gênero e outras categorias de análise (Gênero, classe social, raça e etnia; Gênero e diversidade sexual; Gênero e masculinidades); e Gênero e comunicação (Gênero e publicidade; – Gênero e meios de comunicação; Gênero, cinema e literatura; Gênero, teatro e música). A fim de permitir o melhor desenvolvimento possível de cada tópico, cada módulo esteve sob responsabilidade de um/a ou mais docentes que trabalham com aquele tema em suas aulas e/ou pesquisas em suas unidades de origem, possibilitando a cada grupo de discentes o contato com áreas de interesse e professoras/es diversos.

Ao longo dos semestres em que a disciplina foi ofertada, ela teve em suas aulas a participação dos seguintes docentes:

Profa. Drª. Márcia Alves da Silva (Faculdade de Educação)

Profa. Dra. Renata Kabke Pinheiro (Centro de Letras)

Profa. Dra. Daniele Gallindo da Silva (Centro de Letras e Comunicação)

Profa. Dr. Hudson de Carvalho (Curso de Psicologia)

Profa. Dr. Paulo Gaiger (Centro de Artes)

Profa. Dra. Lígia Chiarelli (Faculdade de Arquitetura)

Profa. Dra. Janaína Cardoso Brum (Centro de Letras e Comunicação)

Prof. Dr. Helano Jader Ribeiro (Centro de Letras e Comunicação)

Profa. Dra. Loredana Ribeiro (PPG – Antropologia)

Prof. Marcus Vinicius Spoller (PPG – Sociologia)

Profa. Nadia Sena (Centro de Artes)

Profa. Ursula Silva (Centro de Artes)

Profa. Flávia Chagas (PPG – Faculdade de Filosofia)

Luciano Pereira (Doutorando em Educação do PPGE – FaE)

Amélia Brum (Doutoranda em Educação do PPGE – FaE)

Adriana Lessa (Professora da UAB)

 

No 1º semestre de 2018 a disciplina deixou de ser ofertada devido às responsabilidades assumidas pelos membros do  corpo docente junto a suas unidades de origem.

 

 

*O Observatório é um Programa de Extensão.