COMUNICADO DA COORDENADORA DO OBSERVATÓRIO DE GÊNERO E DIVERSIDADE DA UFPEL,

PROFA. DRA MÁRCIA ALVES DA SILVA

Venho, por meio deste comunicado, anunciar que neste mês estou finalizando meu período na coordenação do Observatório de Gênero e Diversidade da UFPel.

Quero aqui, de público, agradecer à todas e todos que, de uma forma ou outra, contribuíram na construção desse espaço. Para algumas pessoas pode parecer pouco o que fizemos, mas penso que foi um passo importante na criação de um espaço na nossa instituição que, explicitamente, tem o propósito de tratar de questões de gênero e diversidade na UFPel. Trabalho há mais de 20 anos na UFPel e, pela primeira vez, na gestão comandada pelo prof. Dr. Mauro Del Pino, houve a possibilidade concreta de construção desse espaço multidisciplinar, que agregou docentes, servidoras/es e discentes de vários cursos e áreas de conhecimento. Essa aproximação possibilitou diversas ações conjuntas que contribuíram para a possibilidade da execução de diversas atividades. Acredito no coletivo, como sendo muito mais do que a simples soma de indivíduos, e essa experiência me mostrou isso.

Tenho a compreensão que ficaram lacunas, mas penso que o pontapé inicial foi dado. E isso só foi possível graças à colaboração de cada um e cada uma. Sozinha eu não faria nada.

O Simpósio que realizamos em maio colocou os temas que trabalhamos na pauta institucional, e a disciplina criada pelo Observatório e que alguns docentes do grupo estão ministrando de forma colaborativa e parceira, coloca os temas diretamente na formação acadêmica e curricular dos/as nossos/as estudantes. Também quero salientar a participação do Observatório no Conselho Municipal da Mulher, sendo um espaço importante de prática de extensão universitária.

Aproveito para anunciar que, partir de janeiro, com a nova gestão, a coordenação do Observatório ficará a cargo da Profa. Dra. Renata Kabke Pinheiro, do Centro de Letras da UFPel.

Publicado em 23/12/2016, na categoria Notícias.