Início do conteúdo

COMUNICADO

COMUNICADO DA COORDENADORA DO OBSERVATÓRIO DE GÊNERO E DIVERSIDADE DA UFPEL

PROFª DRª RENATA KABKE PINHEIRO

Venho por meio deste comunicado anunciar que o Programa de Extensão Observatório de Gênero e Diversidade da UFPel será encerrado este mês. As responsabilidades assumidas pela maioria das pessoas envolvidas no Programa tornaram a participação delas nas atividades e ações desenvolvidas pelo Observatório deveras difícil – senão impossível – e, considerando tratar-se de um projeto baseado principalmente na cooperação e colaboração de todxs, sua manutenção sem esse auxílio tornou-se impraticável.

Quero agradecer a todxs que, ao participarem do Observatório, de uma forma ou outra contribuíram para que questões de gênero e diversidade adquirissem visibilidade na UFPel e fora dela. Em uma sociedade que parece paradoxalmente entender e ao mesmo tempo desprezar questões de gênero, mesmo pequenas ações adquirem um valor e uma significância enormes.

Ainda há muito a ser feito, mas tenho certeza de que, a partir da semente que plantamos com o Observatório, novos frutos surgirão – basta ver que nossa luta foi abraçada pela reitoria do Prof. Pedro Curi Hallal e hoje temos o Núcleo de Gênero (NUGEN) da UFPel. A chama da discussão acendida com os eventos e ações que o Observatório promoveu e de que participou não se apagará, e por meio do NUGEN nossa bandeira seguirá tremulando na batalha pela igualdade de gênero e pelo fim dos preconceitos e discriminações. Tenho confiança de que todxs aquelxs que partilhavam dos ideais do Observatório e lutavam por eles continuarão engajados, auxiliando no que for preciso, onde for preciso. A luta continua e é árdua, mas juntxs somos fortes.

Publicado em 21/06/2018, na categoria Notícias.