Início do conteúdo
Três Passos

Em 2006, o município de Três Passos/RS assinou o termo de cooperação técnica com o MEC, respondendo ao Edital de seleção n° 01/2005 – SEED-MEC, estabelecendo assim o compromisso na implantação do Polo de Apoio Presencial de Três Passos/RS, do sistema UAB, cujo dever do município seria o de oferecer um ambiente adequado para a realização e o desenvolvimento do ensino, ou seja, estrutura, organizar e manter o Polo Presencial.
Sabendo que a Universidade Aberta do Brasil é um sistema diferenciado de educação, pois reúne várias instituições públicas de ensino superior, ciência e tecnologia, no ano de 2006, tendo sido aprovado o projeto de implantação no município do Polo de Apoio Presencial do sistema UAB, deu-se então o início à busca por ofertas das Universidades Federais do Rio Grande do Sul, as quais estariam interessadas nessa modalidade de ensino. Os responsáveis pela secretaria da educação do município procuraram adequar uma escola municipal para a instalação do Polo de Apoio Presencial.
Após várias sondagens, decidiu-se que a escola que abrigaria o Polo seria a Escola Municipal de Ensino Fundamental 25 de Julho, que, segundo orientações do MEC sobre os recursos necessários para o funcionamento de um Polo, disponibilizou o mínimo necessário para dar o início a este, isto é, ofertou uma sala para o laboratório de informática e uma sala para uso da secretaria acadêmica. Já as salas de aula, os banheiros e a biblioteca deveriam ser utilizados concomitante com os demais alunos, professores e funcionários da escola. Cabe ressaltar que o MEC sugeria que também fossem disponibilizadas salas para a coordenação do polo, para reuniões e para videoconferência. A escola recebeu a visita de avaliadores do MEC que aprovaram o funcionamento do Polo da UAB em suas instalações mesmo não estando nas condições necessárias para o pleno funcionamento.
De acordo com os editais do MEC, o Polo Universitário de Três Passos/RS deveria iniciar o seu funcionamento a partir de junho de 2007, período em que os gestores municipais e a coordenação do mesmo procuraram adequar instalações, organizar documentações, selecionar tutores e dar continuidade ao processo de credenciamento das universidades e dos cursos a serem ofertados.
O Polo foi instalado oficialmente em junho de 2007, em solenidade que contou com a presença de autoridades, professores da UFRGS e representantes do primeiro curso a ser ofertado nesse Polo, o PLAGEDER – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural, cuja aula inaugural ocorreu em 19 de outubro de 2007.
Em março de 2008, iniciaram os cursos de Letras e de Pedagogia, ofertados pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). No segundo semestre de 2009, em parceria com a Universidade Federal de Pelotas, deu-se início ao curso de Especialização em Gestão de Polos, com a participação de todos os tutores que trabalhavam neste Polo. A oferta do curso de especialização, contribuiu na qualificação do papel do Gestor de Polos visto que este é fundamental, no que circunda o bom desempenho dos Polos de Apoio Presencial. Devido à grande responsabilidade atribuída a este, é necessário que o mesmo tenha capacidade de gerenciar as dificuldades que surgem no dia-a-dia dos Polos. Este Gestor normalmente é um professor da rede pública municipal, selecionado por edital realizado pelo mantenedor do polo.
Em 2009, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou a Lei de Criação e Sustentabilidade do Polo efetivando, assim, a sua legalidade. Já no ano de 2010, a nova administração municipal (2009-2012), atendendo as orientações recebidas da DED-CAPES (Diretoria de Educação a Distância/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e acreditando no projeto UAB, adquiriu um prédio próprio para o funcionamento do Polo. Após as reformas realizadas, em fevereiro de 2010, o Polo foi transferido para o atual endereço. Após vistoria do MEC, em 05 de março de 2010, o Polo de Apoio Presencial de Três Passos/RS recebeu a autorização para o funcionamento nas novas instalações.
A inauguração oficial do Polo ocorreu em 9 de abril de 2010, em solenidade que contou com a presença de autoridades regionais, representantes de todas as universidades que compõem o Polo, gestores municipais, alunos e comunidade em geral. Nos discursos proferidos foi enaltecida a importância desse Polo para o desenvolvimento regional. A nova estrutura física conta agora com dois laboratórios de informática, três salas de aula, uma sala para videoconferência, uma sala para tutores, uma biblioteca, uma sala para coordenação, uma sala para secretaria e um espaço para o diretório acadêmico.

Cidade/Estado: Três Passos, Rio Grande do Sul, Brasil
Endereço: Avenida Getúlio Vargas, S/nº
Telefone: (55) 999484440
Email: polouabtrespassos@gmail.com
Coordenadora: Janete Beatris Ledur Kozsloski 

Redes Sociais: Facebook / Instagram

Veja os cursos e atividades da UFPel desenvolvidas na cidade de Três Passos