Início do conteúdo
Sobradinho

O Município de Sobradinho foi emancipado no dia 03 de dezembro de 1927, está localizado no Centro Geográfico do Estado do Rio Grande do Sul, a 236 km de Porto Alegre, e 95 km de Santa Cruz do Sul. É conhecido como “Celeiro do Centro Serra” por ser referência nos setores de comércio e serviço da Região Centro Serra do Rio Grande do Sul. Situado na região Centro Serra, faz divisa ao norte com o município de Arroio do Tigre; ao sul, com Lagoa Bonita do Sul; ao leste, com Passa Sete e Segredo; e ao oeste, com Ibarama. A altitude do município em sua sede é de 427 metros; longitude -53,029 e latitude -29,421. Tem uma área de 130 quilômetros quadrados e sua população estimada em 2008 era de 14 675 habitantes pelo Censo de 2010. O índice de desenvolvimento humano é considerado alto, de 0,743. Os principais produtos industriais fabricados em Sobradinho são estofados, laticínios, confecções de couro, tecido e malha, calçados, beneficiamento de madeira, cepas de madeira para calçados, grampos de madeira para uso na secagem de fumo de estufa, metalurgia, carnes e vinhos. Os principais produtos agrícolas são fumo, feijão, milho, soja e uva, e o principal produto pecuário é o leite. Na área educacional, o município de Sobradinho atende cerca de 1470 alunos na educação Infantil e ensino Fundamental. O IDEB na rede municipal aumentou para 5,6 e na rede estadual atingiu o índice de 6,0.
Por ser considerado o celeiro do Centro Serra, Sobradinho também implantou O Polo Regional de Educação à Distância, viabilizando a oferta de cursos pelas Universidades e Institutos Federais, contribuindo na formação acadêmica da região, viabilizando a interiorização do ensino público, gratuito e de qualidade.
O projeto de Implantação do Polo Regional de Ensino Superior a Distância de Sobradinho junto ao Sistema Universidade Aberta do Brasil foi encaminhado para o Governo Federal via UFSM no ano de 2007 por uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Sobradinho, criado pela Lei Municipal nº 2.865 de 06 de julho de 2007, já com a definição dos cursos que a Instituição Federal estava oferecendo e que o Município necessitava como demanda imediata. A escolha por Agricultura Familiar e Sustentabilidade deu-se pela carência técnica na área e pela base agrícola dos Municípios Regionais e o Curso de Pedagogia foi solicitado pelo alto número de Professores de Séries Iniciais e Educação Infantil sem formação acadêmica.
A Seleção da coordenação do Polo foi realizada pela Equipe da Secretaria de Educação à Distância do MEC entre os currículos dos candidatos que se inscreveram no Município Sede do Polo. Já a seleção dos primeiros tutores foi realizada pela UFSM, através dos currículos dos interessados.
O contato Institucional para novos Cursos é feito pela coordenação do Polo com Administração Pública Municipal e o Conselho do Polo, mediante pesquisa de demanda realizada anualmente. A procura e valorização do Ensino Público na Modalidade EAD está cada vez maior em nossa região, por isso busca-se constantemente a articulação de novos cursos.
No segundo semestre de 2010 a primeira Turma de Especialização em TIC’s concluiu o Curso. Neste mesmo período encerraram os projetos Agroflorestal do CNPq e o Projeto de Intervivência Acadêmica desenvolvidos nos anos de 2009 e 2010, atendendo um total de 200 alunos de ensino fundamental e médio.
Em 2011 concluíram duas turmas de especialização, uma de Gestão Pública Municipal e outra de Gestão Pública em Saúde.
No ano de 2012 aconteceram as primeiras formaturas das turmas de graduação: Agricultura Familiar e Sustentabilidade e Licenciatura em Pedagogia, bem como a formatura da 1ª turma do Técnico em Informática e a Conclusão do Curso de Aperfeiçoamento de Políticas Públicas de Gênero e Raça. As turmas de Especializações em Gestão Pública Municipal, Gestão em Saúde e TIC’s também concluíram suas atividades no final do ano de 2012.
Em 2013 aconteceram às formaturas das Licenciaturas em Pedagogia, Letras-Português, Geografia, Letras-Espanhol da UFSM e Licenciatura em Matemática da FURG. Durante o ano de 2013 o curso de Educação Continuada Artes em Educação Básica da UFRGS também encerrou suas atividades.
Em 2014, primeiro semestre, tivemos a formatura de mais uma turma de Letras Português e de uma turma do Curso Técnicos em Secretariado. No segundo semestre de 2014 aconteceu à formatura da 1ª turma do Bacharelado em Administração da UFSM e da 1ª turma do Curso Técnico em Vendas do IF Farroupilha Campus Santa Rosa.
No ano de 2015 aconteceram as conclusões dos cursos de Licenciatura em Educação especial, Espanhol e Pedagogia. Já em 2016 concluiu o Curso de Bacharelado em Administração pública.
Em 2017 tivemos a conclusão de mais turmas dos Cursos de Licenciatura em Pedagogia, Educação do campo e Tecnólogo em Agricultura Familiar e Sustentabilidade.
No ano de 2019, o Polo ofereceu os Cursos de Letras Português/Literaturas – UFSM, Letras Espanhol – UFSM, Pedagogia – UFSM, Geografia _ UNIPAMPA, Ciências Sociais – UFRGS, Licenciatura em Formação Pedagógica – IFSul e o Curso técnico em Multimeios Didáticos pelo IFFar que será concluído nos próximos meses. Iniciaram as matrículas para os cursos de Licenciatura em Matemática pelo IFFar, Licenciatura em Educação do Campo pela UFSM. No mês de março promovemos a VI Jornada Acadêmica do Polo de Sobradinho aos alunos do Polo e comunidade local, com palestras de professores das Universidades parceiras, com certificação de 40 horas. Durante a Jornada Acadêmica divulgamos o lançamento dos Livros “Universidade Aberta do Brasil no RS” e “Trajetórias Educacionais na Educação à Distância”. Também realizamos no mês de maio a exposição do Planetário Itinerante em parceria com a Unipampa para os alunos do Polo e das redes municipais e estaduais. Assim, estamos oportunizando formação e conhecimento para toda região Centro Serra, além dos acadêmicos do Polo, que em sua maioria são de classe social baixa, trabalhadora e interiorana, que dificilmente obteriam uma Graduação se não tivessem esta oportunidade.
Em 2020 iniciou o processo seletivo de Licenciatura em História pela UFPEL. Também foi iniciado a escrita do livro contando a história do polo de Sobradinho.
Assim, estamos oportunizando formação e conhecimento a cerca de 300 alunos provenientes de 25 municípios diferentes da região Centro Serra, em sua maioria de classe social baixa, trabalhadora e interiorana, que dificilmente obteriam uma graduação se não tivessem esta oportunidade.

Cidade/Estado: Sobradinho, Rio Grande do Sul, Brasil
Endereço: Rua Luiz Honório Guerreiro, 270 – Bairro Vera Cruz – Sobradinho – CEP 96900000
Telefone: (51) 998666554
Email: polouabsobradinho.rs@gmail.com
Coordenadora: Scheila Simone Secretti

Redes Sociais: Facebook /  Instagram  / Site

Veja os cursos e atividades  da UFPel desenvolvidas na cidade de Sobradinho