Início do conteúdo
Seberi

O Município

     O município de Seberi é localizado na região norte do Médio e Alto Uruguai do Rio Grande do Sul, estando a 423 km de distância de Porto Alegre. Possui uma área de 303,7 km quadrados de extensão territorial onde a área rural divide-se em 1632 propriedades. Possui população total de 11.144 habitantes segundo dados do último senso. Emancipado no dia 4 de junho de 1959, Seberi foi denominada anteriormente de Boca da Picada e Fortaleza, recebendo a denominação atual no momento do desmembramento do município mãe, Palmeira das Missões. O nome Seberi passou a ser usado a partir de 1944, na língua tupi-guarani significa “Rio de Pedras Preciosas”. Atualmente o município é administrado pelo Prefeito Adilson Adam Balestrim e pelo Vice- Prefeito Adalberto Pegoraro.

O Polo

No ensino universitário o Município de Seberi possui Polo da Universidade Aberta do Brasil – UAB. O sistema Universidade Aberta do Brasil é um programa articulador entre governo federal e entes federativos que apoia instituições públicas de ensino superior a oferecerem cursos de nível superior e de pós-graduação por meio do uso da modalidade de educação a distância. O projeto de polo UAB para o município de Seberi foi feito em julho de 2006 quando o prefeito Marcelino Galvão Bueno Sobrinho com grande visão empreendedora, visualizou a concretização deste sonho e acatou o desafio. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, coordenada pela professora Iracema Terezinha Rodrigues, dedica-se, então, à elaboração do projeto. Dentre tantos, estiveram à frente desse processo Marlise da Silva Goffi, Marcos Antonio Corbari, Sandra Cezar e Elton Cocco Martins.
Neste mesmo ano começa o estabelecimento de parcerias com algumas entidades: Instituto Estadual de Educação Madre Tereza, sob a direção de Aurélia Pereira Fortes (primeira sede do Polo no município) e Secretaria de Educação do Estado – SEC, comandada por Nelsi Müller. Em 25 de setembro de 2006 sai publicado no Diário Oficial o Termo de Cessão de Uso nº 198/2006 dado pelo secretário de Estado Pedro Gabril Kenne da Silva, termo este que concede o espaço físico de parte do terceiro andar do Instituto Estadual de Educação Madre Tereza para utilização da UAB por tempo indeterminado e sem ônus da ocupação. Depois, o polo mudou-se para a Avenida Flores da Cunha, nº 113 por questões de acessibilidade no qual permanece atualmente instalado. O Polo de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil foi criado pela Lei Municipal nº 2589 de 26 de março de 2007 e foi inaugurado no dia 28 de novembro de 2007.

Cidade/Estado: Seberi, Rio Grande do Sul, Brasil
Endereço: Tv. Condé de Pôrto Alegre, 113
Telefone: (55) 3746 2011
Email: uabseberi@gmail.com
Coordenadora: Profª Ana Lucia Rodrigues Guterra

Redes Sociais: Facebook | Blog | Instagram

Veja os cursos e atividades  da UFPel desenvolvidas na cidade de Seberi