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PRINCÍPIOS DO NATE 

O NATE (Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais) foi criado com o intuito de amparar docentes e estudantes no processo de ensino e de aprendizagem remota, neste momento atípico que vivemos. Surgindo de uma necessidade latente o NATE busca, em um primeiro momento, fortalecer a conexão e romper barreiras entre os envolvidos neste processo para que, deste modo, ninguém fique para trás.

Em nossa forma de trabalho acreditamos fortemente em nossos princípios, que são:

  1. ACOLHIMENTO E CUIDADO

Ter permanente disposição para escuta sensível, possibilitando análises mais profundas e detalhadas para perceber a sensibilidade alheia, bem como para ser afetado solidariamente por esse sentimento. 

  1. INTERATIVIDADE E COOPERAÇÃO

Ter disposição para mais interação, mais trocas, criando atividades que possibilitem intervenções e construções conjuntas entre docente e estudantes e utilizando a potencialidade dos recursos digitais interativos. Estar permanentemente preocupado com a criação de contextos de aprendizagem que propiciem que todos possam ajudar todos, buscando a construção da aprendizagem interativa.

  1. APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Conectar, de maneira significativa, os objetivos da disciplina com as características das turmas, possibilitando apropriação de conceitos e ferramentas necessários para interpretar a realidade e tomar decisões. 

  1. REUSO DE CONTEÚDOS

Possibilitar que o processo de elaboração de conteúdos também ocorra a partir de uma curadoria, ou seja, de uma seleção de materiais em diferentes repositórios.

  1. AUTONOMIA

Estimular o desenvolvimento de auto-organização, autoprodução, gestão do tempo e de recursos digitais interativos, propiciando organização das próprias ideias, elaboração de pesquisas, curadoria de conteúdos, sínteses, conclusões e aplicações dos conhecimentos em situações adequadas individuais e coletivas de forma proativa.

  1. CRIATIVIDADE

Propor/conceber estratégias de aprendizagem que proporcionem o desenvolvimento da capacidade de criar e de inventar a partir da utilização das potencialidades dos recursos digitais interativos, possibilitando que a aprendizagem de estudantes e professores ocorra em processos coletivos e contínuos de autoria e coautoria, de forma acolhedora, cooperativa, significativa, interativa e com incentivo ao protagonismo de cada estudante.