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    Notícias
  • Oficina e-AULA para Educadores

    O NUPED abriu inscrições para o curso Moodle para Educadores da UFPel. O curso é disponibilizado no formato Mooc (autoinstrucional) e tem como objetivo o aperfeiçoamento das competências e habilidades dos docentes e/ou educadores nos ambientes remotos, em especial o Moodle/AVA da UFPel.

    Para realizar a inscrição na Oficina, preencha o formulário no link: https://forms.gle/PxarqQuYbsS7j1N86

  • Oficina e-AULA para Alunos

    O NUPED abriu inscrições para o curso Ambientando-se com o e-AULA para Acadêmicos da UFPel. O curso é disponibilizado no formato Mooc (autoinstrucional) e tem como objetivo promover a ambientação dos acadêmicos no AVA/Moodle – plataforma e-AULA UFPel.
    Para realizar a inscrição na Oficina, preencha o formulário no link: https://forms.gle/BPJG4Sh5n6vq23KN9

  • Histórico do Núcleo de Polícias de Educação a Distância – NUPED/UFPEL

     

    O ano de 2020 foi marcado pela eclosão da pandemia de COVID-19, que impôs severos desafios em diversos âmbitos, entre eles a educação. Com a suspensão das atividades presenciais em março de 2020, devido à pandemia, a Universidade Federal de Pelotas – UFPel iniciou um processo de migração do ensino presencial para uma modalidade emergencial, mediada por tecnologias digitais, denominada como Ensino Remoto Emergencial – ERE. O intuito dessa medida foi diminuir os danos no processo educacional dos discentes da instituição, além de instituir um calendário acadêmico alternativo.  

    No sentido de auxiliar no processo de transição e implementação do ERE e do calendário acadêmico alternativo, dois importantes comitês foram criados em março de 2020: o “Comitê Interno para Acompanhamento da Evolução da Pandemia” e o “Comitê Acadêmico”. Por meio das discussões desses dois comitês, foi criado um terceiro comitê – o “Comitê UFPel Digital” –, que tinha como objetivos qualificar e ampliar as ferramentas e a plataforma de Ambientes Virtuais de Aprendizagem – AVA. Uma das ações primordiais do Comitê UFPel Digital foi a cocriação do e-AULA, a plataforma moodle das disciplinas, além da integração dessa plataforma com o sistema de gestão acadêmica – Cobalto e o de webconferências – WebConf. Esses processos já estavam sendo trabalhados antes da pandemia de 2020. 

    Fruto das discussões dos comitês, principalmente do “Comitê UFPel Digital”, foi criado em junho de 2020 o Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais – NATE, vinculado à Pró-Reitoria de Ensino – PRE/UFPEL. A criação do Núcleo objetivou estimular e orientar sobre as ferramentas e plataformas digitais educacionais, além de buscar manter a proximidade entre docentes e discentes que, naquele período, estavam sem contato presencial. O NATE, em pouco tempo e por meio do esforço conjunto de colaboradores, coordenadores e bolsistas, além dos servidores da área de Tecnologia de Informação – TI/UFPel, criou diversos materiais que foram importantes para aquele período de ensino remoto emergencial e que continuam tendo validade mesmo após a pandemia. Alguns dos trabalhos que foram desenvolvidos na época ainda podem ser acessados em: https://docs.google.com/document/d/1Lx-rip3PaGu9nPHjREta5SsVlM0ScigHko8XnnDIcZM/edit?usp=sharing).

    Em 2021, o NATE se tornou Núcleo de Políticas de Educação a Distância – NUPED, após debates internos e reunião do Conselho Universitário – CONSUN. Mais importante do que a mudança na nomenclatura, a criação do NUPED simbolizou a compreensão de que o Ensino a Distância – EaD e a utilização de ferramentas pedagógicas digitais, seja no EaD ou no ensino presencial, devem ser entendidas como realidades permanentes. Naquele momento, foi incorporado um suporte para a UAB, e técnicos administrativos foram lotados no Núcleo. Dessa forma, o NUPED tem como um dos objetivos, além daqueles propostos em 2020, auxiliar a UFPel como um todo no enfrentamento dos desafios da educação no século XXI.  Atualmente, o NUPED fornece suporte a todo o ensino mediado por tecnologia digital na UFPel, tanto nos cursos na modalidade EaD ligados à Universidade Aberta do Brasil – UAB, como em componentes curriculares a distância no ensino presencial (Portaria Nº 2.117/2019). Possui em seu quadro de colaboradores de 20 pessoas, entre coordenadores, técnicos, equipe multidisciplinar e bolsistas de graduação e de pós-graduação. 

    A estrutura do NUPED é composta por:

    Seção de Apoio a Tecnologias Educacionais – SATE: presta apoio na utilização de tecnologias para o ensino na universidade, assim como na preparação de materiais didáticos e na formação de docentes e discentes para o contato com ferramentas educacionais digitais. 

    Seção de Políticas Institucionais para EaD – SPIEAD: responsável pela proposição e implantação de políticas institucionais relativas ao EaD.

    Unidade Universidade Aberta do Brasil – UAB: presta atendimento administrativo e pedagógico aos cursos do Programa Universidade Aberta do Brasil.

    Além dos materiais que já foram feitos durante o período de existência do NATE, o NUPED oferece uma série de outros documentos para auxiliar tanto discentes quanto docentes sobre as ferramentas digitais educacionais, como cursos, moocs e e-books. Uma parte desses materiais está disponibilizada no espaço de “curadoria” no site do NUPED – https://wp.ufpel.edu.br/nuped/curadoria-2/. Também no canal do NUPED no YouTube estão disponíveis diversos vídeos tutoriais e informativos, assim como palestras sobre temas diversos relacionados ao ensino mediado por tecnologias digitais: <https://www.youtube.com/@nuped__ufpel/featured>. No site do NUPED também está disponível o e-book “Relatos de práticas exitosas no ensino remoto” desenvolvido pelo NUPED: <https://wp.ufpel.edu.br/nuped/relatos-de-praticas-exitosas-no-ensino-remoto/>. O e-book consiste em um compilado de experiências exitosas associadas aos processos educacionais realizados durante o Ensino Remoto Emergencial entre os anos de 2020 a 2022. Também estão disponíveis no site inúmeros materiais de apoio, além de informações sobre vestibulares e processos seletivos para tutores e docentes. 

    A modalidade de EaD faz parte da UFPel desde 2006 e foi ampliada em 2008 com a vinculação junto à UAB e também com a inclusão de componentes EaD no ensino presencial. Dos 100 cursos ativos da UFPel, 30 possuem uma parte de sua carga horária associada ao EaD. Atualmente, a UFPel, em parceria com a UAB, possui quatro cursos de licenciatura e quatro cursos de especialização EaD, e a tendência é que esse número aumente com novos editais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior VCAPES e, também, devido aos esforços da instituição e daqueles que estão envolvidos de forma direta com a modalidade a distância de ensino. 

     

    Abaixo os links para acessar conteúdos e entrar em contato com o NUPED: 

    Site – https://wp.ufpel.edu.br/nuped/ 

    Youtube – https://www.youtube.com/@nuped__ufpel/featured

    Instagram – https://www.instagram.com/nuped.ufpel/

    Facebook –  https://www.facebook.com/nupedUFPel

    X (Twitter) – https://twitter.com/NUPEDUFPel 

  • SEJAM BEM-VINDOS

    Em 2020, fomos pegos de surpresa, um vírus que mudou tudo e tivemos que nos adaptar. Em 2021, acreditávamos que tudo voltaria ao normal, mas a pandemia ainda não permite que nos encontremos no campus, na biblioteca, no R.U, no laboratório e para aquele bate-papo gostoso na hora do cafezinho. Mas este tempo vai passar, enquanto isso, sigamos de mãos dadas, fazendo o possível para tornar a UFPel uma universidade cada vez melhor.

    A Pró-reitoria de ensino tem desenvolvido diversas iniciativas para minimizar os impactos da modalidade remota de ensino-aprendizagem na nossa qualidade de ensino, produção de conhecimento, ciência e tecnologias.

     

     Está com dúvida? 

    Procure o atendimento online, acompanhe através do seu ticket todo o andamento de sua demanda.

    Acesse: www.atendimento.ufpel.edu.br

    Sejam todas e todos bem-vindos!

    Esta é uma mensagem da pró-reitoria de ensino e do NUPED, núcleo de apoio a tecnologias educacionais.

    Apoio: Federal FM

  • COMEÇAM HOJE AS INSCRIÇÕES PARA O CURSO SOBRE “LIVRO DE NOTAS”

    CONHEÇA A ESTRATÉGIA DOS CURSOS ABERTOS E A OFERTA REALIZADA PELO NÚCLEO SOBRE “LIVRO DE NOTAS”

    Criado pelo Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais (NATE), sendo vinculado à Pró-Reitoria de Ensino da UFPel, o Mooc, que tem início dia 28 deste mês, orientará docentes participantes sobre a configuração do “livro de notas”. O curso foi criado em virtude da grande demanda apresentada pelos professores para a configuração do mesmo.

    Período de inscrição: 22/06 até 28/06 às 12h.

    Início do curso: 28/06 às 16h da tarde. 

    Término do curso: 05/07 às 12h.

    Realizar inscrição: Clique aqui

    Um MOOC nada mais é que um formato de curso que tem se popularizado muito na internet. MOOC é a sigla oriunda das iniciais do verbete em inglês Massive Open Online Courses, ou seja, cursos online abertos e massivos. Estes cursos combinam vídeos online com outros elementos interativos. Os participantes podem assistir aulas fracionadas em pequenos capítulos e acessar materiais complementares. Os mantenedores dos cursos podem acompanhar os participantes através das plataformas online escolhidas.

    O NATE visando dar suporte aos docentes da universidade  disponibilizou um “MOOC” sobre livro de notas. No livro de notas são colocadas as notas dos alunos matriculados em uma disciplina ou curso. É um grande aliado para os professores que realizam atividades na forma remota,  pois permite automatizar a computação das notas fazendo com que o sistema entregue para o aluno, no final do curso ou disciplina, uma nota final fechada, sem ter que realizar cálculos pessoalmente.

  • Saiu a quarta edição do InfoNate

    Confira na quarta edição:
    Conheça sobre a utilização de fóruns e WebConf e seus limites;
    Vídeo Tutorial – Saiba mais sobre o E-PROJETO;
    Dicas de utilização da WebConf da UFPel e muito mais.

    Clique aqui para acessar o quarto informativo.

  • COMUNIDADE ACADÊMICA DA UFPEL CONTARÁ A PARTIR DE AGORA COM O e-PROJETO

    A UFPel disponibilizou ao público um novo ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Visando qualificar a articulação entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, foi desenvolvido o servidor e-PROJETO para oferta de ações em educação online, e visa qualificar o serviço prestado pelo AVA Institucional para oferta de cursos e outras atividades vinculadas a projetos unificados.

    Acesse em: e-projeto.ufpel.edu.br

    O servidor e-PROJETO e os módulos de integração implementados no Cobalto foram elaborados pelas equipes de redes e de desenvolvimento de software da PROGIC/UFPel em parceria com o NATE/UFPel. 

    Este novo ambiente substitui o AVA Institucional e será integrado ao Cobalto, onde serão cadastrados os dados da oferta como o nome do curso, datas, participantes e outras informações. A integração entre o Cobalto e o e-PROJETO se dará de forma similar ao que foi realizado entre o Cobalto e o e-AULA. 

     

    O QUE MUDA EM RELAÇÃO AO AVA INSTITUCIONAL?

    A diferença, neste caso, se dá pelo fato do e-PROJETO estar relacionado às ações vinculadas a “projetos unificados”. Inicialmente, em caráter de transição, não será necessário vincular a um projeto unificado, sendo necessário apenas incluir uma justificativa para tal. Além disso, todos os participantes (professores, monitores, intérpretes e alunos) serão cadastrados no Cobalto. O cadastro, ou seja, a solicitação de um curso no e-PROJETO, deve ser feito por servidores da UFPel que estejam vinculados a projetos unificados. Essas informações serão exportadas para o servidor  a partir do simples clique em um botão “atualizar no e-PROJETO”. Diferentemente do e-AULA, os participantes são atualizados apenas quando o criador do projeto clicar no botão “Atualizar no e-PROJETO”. Professores alocados no projeto NÃO terão permissão para cadastrar ou atualizar participantes.  Também não serão feitas atualizações automáticas durante o período da noite. 

    Toda a administração e suporte será realizado de forma conjunta pelas mesmas equipes do e-AULA, ou seja, também uma composição entre a PROGIC e o NATE. 

    PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES

    • O QUE É O e-PROJETO?
    • O servidor e-PROJETO visa qualificar o serviço prestado pelo AVA Institucional para oferta de cursos e outras atividades vinculadas a projetos unificados. Substituirá o AVA Institucional e será integrado ao Cobalto onde serão cadastrados os dados da oferta como o nome do curso, datas, participantes e outras informações. 
    • QUAIS OS REQUISITOS PARA CADASTRAR UM CURSO NO e-PROJETO?
    • O processo para criar cursos no e-PROJETO é bem simples, basta entrar no Cobalto e cadastrar os dados. Logo após o cadastro, a equipe do NATE avaliará a solicitação e assim que analisada, o/a solicitante receberá um e-mail automático informando a situação da solicitação. Após aprovado, o responsável deve incluir os participantes (professores, monitores, intérpretes e estudantes). Por fim, o responsável deve clicar no botão “atualizar no e-PROJETO”. Este último procedimento efetiva a criação do curso no servidor já com as informações e participantes.


     COMO ACESSAR?

    Links importantes:

    Cadastro dos cursos e exportação:

    cobalto.ufpel.edu.br/projetos/cadastros/eprojeto 

    Tutorial:

    https://wikicobalto.ufpel.edu.br/doku.php?id=suporte:proj_unif:cad:cursos_eprojeto

    Serviço

    e-projeto.ufpel.edu.br

    Suporte

    atendimento.ufpel.edu.br

  • OFICINA DE CAPACITAÇÃO DE MONITORES E TUTORES-UAB

     

    A T E N Ç Ã O!

    Estudantes selecionados para atuarem como monitores no calendário alternativo de 2020/2 e tutores UAB no calendário 2021.

    Somos da EQUIPE NATE UFPel (Núcleo de Apoio a Tecnologias Educacionais) vimos convidá-los a participar de uma Oficina de Capacitação de Monitores e Tutores-UAB no ambiente virtual e-PROJETO. Desenvolvemos todo um trabalho pensando em auxiliá-los nesse espaço.

    Informações para Inscrição:

    * Inscrições: Acesse o Formulário de Inscrição para efetuar a sua inscrição.

    * Período de Inscrição: 14/04/2021 a 16/04/2021

    * Início da Oficina (ambiente virtual estará disponível)*: 22/04/2021

    * Importante: os participantes receberão certificado ao final da Oficina.

     

  • Saiu a terceira edição do InfoNate

    Confira na terceira edição:
    Conheça os guias docente e discente e outras possibilidades de apoio;
    Vídeo Tutorial – Saiba como reutilizar materiais preservando os direitos autorais;
    Dicas de Acessibilidades e muito mais;

    Clique aqui para acessar o terceiro informativo.

  • Manual WebConf UFPel para docentes

    Foi desenvolvido e disponibilizado pela equipe do NATE o Manual do WebConf para docentes.

    Nele há diversas informações que poderão ajudar com as suas dúvidas.

    Para acesso ao manual, clique aqui.